Corrigir plural de contagem dos Comentários no Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

numeros-plural-blog Um pequeno erro que se encontra na maioria dos templates feitos pro Blogger é o contador de comentários das postagens que coloca no plural “0 Comentários” e “1 Comentários”, o que fica bem estranho e parecendo amador até blogs sérios. É possível fazer essa correção de forma bem simples e ainda deixa a possibilidade de você personalizar um pouco como quer que apareça em seu blog. Basta mexer um pouco no código-fonte.

Como vamos mudar o código-fonte do blog é recomendável, sempre, fazer um backup de tudo para evitar problemas e você poder reverter qualquer mudança e faça testes em um blog só pra testes antes de aplicar as mudanças em seu blog pricipal:

Essa mudança é em duas partes. Uma é para o link do contador de comentários que fica na página principal de seu blog e outra para o mesmo link que aparece no roda-pé da página da postagem. Então preste bem atenção em cada uma das fases de mudança para ver todo o resultado aplicado em seu blog. Estamos usando como modelo o template “Minima” do Blogger.

Parte 1.

Comece entrando no painel do Blogger e clicando no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e marque a caixa “Expandir modelos de widgets” para ver todas as linhas do código-fonte (como mostra a imagem):

layout-editar-html-expandir-widget

Então procure pelas linhas do código como as que segue abaixo:

<a class='comment-link' expr:href='data:post.addCommentUrl' expr:onclick='data:post.addCommentOnclick'>
<b:if cond='data:post.numComments == 1'>1
<data:top.commentLabel/>
<b:else/>
<data:post.numComments/> <data:top.commentLabelPlural/>
</b:if></a>

</b:if>
</b:if>
</span>

Tudo o que está destacado em negrito é a parte mais importante a ser encontrada. As partes claras são para você ter certeza de que está nas linhas certas.

Agora substitua POR COMPLETO toda a parte que destaquei em negrito e que você encontrou igual em seu código-fonte, pelo seguinte trecho:

<b:if cond='data:post.numComments == 0'> Seja o primeiro a comentar.
<b:else/>
<b:if cond='data:post.numComments == 1'>1 Comentário
<b:else/>
<data:post.numComments/> <data:top.commentLabelPlural/>
</b:if></b:if></a>

O que está marcado em verde pode ser mudando para o texto que desejar. Já o que está em vermelho é o que determina o plural, mas sempre usando a palavra “Comentários”. Se quiser que o plural seja de outra palavra, então deverá trocar o código pela palavra já no plural.

Assim, por exemplo, se ao invés de “1 Comentário” (indicado em verde) você escrever “1 Opinião”, mudo o código vermelho para a palavra “Opiniões”. Mas é só um exemplo, use como quiser.

Parte 2.

Vamos para a parte final e mudar o link nas páginas internas de seu blog. Da mesma forma, procure pelo seguinte trecho:

<b:if cond='data:post.allowComments'>
<h4>
<b:if cond='data:post.numComments == 1'>
1 <data:commentLabel/>:
<b:else/>
<data:post.numComments/> <data:commentLabelPlural/>:
</b:if>

</h4>

Da mesma forma que antes o mais importante é o trecho em negrito. Mas observe bem as linhas que estão antes e depois, especialmente aqui nessa parte que procuramos, que está entre as tags “<h4></h4>”.

Todo o trecho em negrito que você encontrou no seu código-fonte, deve ser trocado POR COMPLETO pelo seguinte:

<b:if cond='data:post.numComments == 0'> Seja o primeiro a comentar.
<b:else/>
<b:if cond='data:post.numComments == 1'>1 Comentário
<b:else/>
<data:post.numComments/> <data:top.commentLabelPlural/>
</b:if></b:if>

Aqui valem as mesmas mudanças indicadas na Parte 1 para cada um dos trechos destacados em verde e vermelho.

Feito tudo isso, salve o modelo e veja o resultado em seu blog.

Note que são usadas condicionais para cada uma das possíveis situações encontradas. Numa linha simulamos quando não há comentários, então o valor é zero. Nesse caso você pode colocar uma frase que incentive seus visitantes a comentar no blog. Noutra linha temos o valor “1” para quando é adicionado o primeiro comentário. E num terceiro momento, quando há dois ou mais comentários no artigo é prosseguida a contagem numérica e é usado o termo adequando no plural.

Recomendamos sobre Comentários:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. HÁ!

    tu é foda cara, parabens!

    vlw pela ajuda, eu que pedi ajuda, e vc teve a idéia de fazer esse post graças a mim!

    xD

    Abraços!

    Responder

  2. Funcionou perfeitamente, estava tentando corrigir esse bug usando um outro tutorial de outro blog e não estava dando certo, esse funcionou beleza.

    Responder

  3. Marcos, eu tento colocar em meu blog, mas informa um erro, como se a formatação do html estivesse errada. Já fiz e refiz verificando cada passo e seu devido lugar, mas o erro persiste. pode me ajudar?

    Responder

    • @Renato,
      Tente novamente. Revi os códigos e estão funcionando corretamente. Pode ser que vc tenha deixado algo passar. Faça os passos sem saltar nada que acho q funcinará.

      Responder

  4. Adorei esse tutorial. Realmente aquele “0 comentários” é horrível.
    Mas queria saber como mudar a frase “Postar um comentário” que aparece logo cima do campo para escrever o comentário.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.