Ter um blog ou site rápido hoje é muito importante por uma serie de fatores que vão desde agradar o visitante que não tem tempo de esperar o carregamento de uma página enorme ou até mesmo entrar nas exigências dos motores de busca que preferem sites/blogs que carregam mais rápido. Exemplo disso foi o Ferramentas para Webmaster da Google que agora tem uma página dizendo se o site é rápido o bastante ou se tem que melhorar. Hoje vocês irão aprender a usar o Plugin Hyper Cache do WordPress.org.
ATENÇÃO: Esse é um tutorial amplo e complexo. Leia com atenção.
Instalando o plugin Hyper Cache
Agora vamos instalar o plugin Hyper Cache, para isso clique em Plugins no seu painel e logo em seguida “Adicionar novo”. Faça uma busca com a palavra “Hyper Cache”, logo teremos o plugin como o segundo resultado da busca:
Clique em Instalar agora. Note que existe outro plugin com o mesmo nome em cima, é importante instalar o de baixo que é o Hyper Cache. Ainda não testamos esta outra versão Hyper Cache Extended.
Depois de instalado ative o plugin e note que uma mensagem escrita em vermelho apareceu em seu tela, como na imagem abaixo.
Isso indica que precisamos configurar o arquivo wp-config.php do seu WordPress, para habilitar a opção de Cache. Para isso abra o arquivo wp-config.php usando por exemplo o plugin MyFTP que já ensinamos aqui como usa-lo.
define('WP_CACHE', true);
Fique de olho para ver se as aspas estão simples e não inclinadas:
Depois de feito clique em Update e finalmente o Cache começara a funcionar. Agora podemos configurar algumas opções do plugin Hyper Cache. Note que no painel de ferramentas você tem a opção “Hyper Cache”, clique nela. Aqui teremos várias opções, algumas um pouco avançadas: Na parte “Cache Status” temos:
- Files in cache (valid and expired): Isso indica quantos arquivos ou páginas foram geradas a partir de Cache.
- Cleaning process: Aqui mostra a data de quando o Cache vai inspirar.
Logo a baixo temos o botão “Clear Cache” para limpar o Cache gerado. Na sessão “Configuration“:
- Cached pages timeout: Aqui colocamos o tempo em minutos para o Cache inspirar sozinho, por padrão vem com 1440 minutos, o equivalente a um dia. Esta configuração pode ser alterada como você achar necessário. Caso seu blog receba muitas visitas, algo em torno 5000 dia, recomendo a diminuir pela metade esse numero, já se seu blog recebe umas 300 visitas por semana e não tem muitos posts, pode até quem sabe colocar o valor de uma semana para inspirar que não tem problema. Para fazer esse calculo sem dias em segundo recomendo usar o ConvertWorld.com.
- Cache invalidation mode: Esta opção serve para configurar quando o Cache vai ser gerado novamente caso algum post seja modificado, recomendo deixar como veio.
- Disable cache for commenters: Aqui podemos desabilitar o Cache para comentários, por padrão já vem marcado para desabilitar.
- Feeds caching: Opção para gerar Cache no Feed do site, recomendo deixar a caixa desmarcada e não gerar nada para Feed. Assim deixamos essa parte sempre nova, já que ela vai notificar visitantes que assinam Feed e também os motores de busca que indexam por ele ou até mesmo o FeedBurner.
Temos ainda a sessão “Configuration for mobile devices“. Nela existem opções especificas caso você use o plugin “WordPress Mobile Pack” que gera um template para celular. Depois vem a sessão “Compression“. Nesta podemos configurar se vamos ativar a compressão dos arquivos em Cache, normalmente ela é feita por gzip. Deixe os dois boxs marcados. Finalmente a parte de “Advanced options“. Como o nome já diz são opções avançadas.
- Translation: Seria para evitar tradução deste painel, sinceramente eu não entendo esta opção.
- Disable Last-Modified header: Aqui pode ser desabilitado alguns HTTP que tem no header no blog.
- Home caching: Serve para deixar a home sem Cache.
- Redirect caching: Cria Cache para redirecionamentos.
- Page not found caching (HTTP 404): Cria Cache para páginas de Erro 404.
- Strip query string: Aqui gera podemos unificar páginas de Cache caso aconteça “query string“, esta opção é para usuários avançados, recomendo deixar desmarcado que é o padrão, assim evitamos erros. (Exemplo de página endereço normal: http://www.seusite.com/nomepost/. Exemplo com “query string“: http://www.seusite.com/nomepost?d=a&fd).
- URL with parameters: Aqui serve para parametros de URL, caso seu blog tenha URL amigáveis deixe desmarcado, caso ela seja o padrão que vem quando você instala o WordPress vai precisar marcar esta caixa. (Exemplo de URL amigável: http://www.seusite.com/2010/11/nomepost/. Exemplo de URL não amigável que é padrão da instalação: http://www.seusite.com/?p=545).
Outros plugins para WordPress.org:
- Colocar banners de publicidade nos artigos do WordPress – Plugin Quick Adsense
- Platinum SEO Pack – Plugin de SEO para WordPress.org
- WPtouch: Plugin de layout WordPress para iPhone
- Plugin Calendário para programar e preparar posts antecipadamente no WordPress
Sobre o Autor:
Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook |
Esse plugin ai pelo menos comigo, foi o que melhorou mais a velocidade de carregamento das páginas , mas cada caso é um caso 🙂
Fazer cache no WordPress é indispensavel pra quem tem limite de uso de recursos na hospedagem.
Eu usava o W3 Total cache, mas depois de uns updates ele foi perdendo a eficiencia (uso o Gridserver, o "Shared Host" do mediatemple.net) e acabei usando o Hypercache de novo, que sempre foi o mais "agressivo" em termos de cache.
Dica: usem o Hyper cache + DB Cache que vai diminuir a quase zero o uso do CPU Loading do servidor.
@pesbrasil,
Não acredito que sejá bom usar dois plugins de cache, as vezes pode consumir muito do servidor apache do seu site também.
Pretendo falar ainda sobre o W3 Total Cache e outros assim que tiver tempo =/.
Pingback: Como migrar ou criar um blog no WordPress.org: tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]
Ola, meu blog está demorando muito para carregar e gostaria de usar esse tipo de plugin, já segui os passos acima corretamente e não consegui fazer com que o plugin funcione, o que eu posso estar fazendo de errado? Já tentei com o 1 blog cacher e tambem não consegui. Segui os passos e meu arquivo salvo ficou assim:
/* That’s all, stop editing! Happy blogging. */
define(‘WP_CACHE’, true);
Espero que possa me ajudar, obrigada!
Mais um belo tutu. Só fiquei na dúvida entre este plugin e o blog-cache. Qual é o melhor?
Excelente post, mas acho que só faltou explicar como se pode saber se um plugin dá no nosso site, ou não!
Será só se notar-mos mais rapidez no carregamento de página?
Abraço
João,
O único jeito de saber é instalando e testando.
Qualquer plugin de cache que eu escolher terei que fazer esta extensa configuração? Existe algum de instalação simples? Ouvir falar do wp-cache…este é bom?
Temos em torno de 50/60 Mil visitas por dia e passando a utilizar a dica apresentada acima, notei um ganho enorme em desempenho para abertura do site, quanto para navegação. Isso em apenas 1 dia. Mas, pode ser alguma falta de percepção minha em algo, e usei um otimizador de imagens, chamado Optimus logo após a intalação do Plugin de Cache.
Está bem mais ágil. 🙂
Marcos não sei se essa é o melhor lugar para perguntar, mais qual o nome desse seu plugin de notificações que aparece no topo!
OneSignal.
Tem um tutorial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fyJUpZwgaYU