Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Já tratamos aqui da importância de se ter um tema e um foco bem definidos para seu blog, pois é ajuda na fidelização de seu público alvo. Para auxiliar na forma como se cria conteúdo e para que a contextualização de seus artigos faça sentido, é de extrema importância fazer uso das melhores palavras-chave, para agregar valor, dar qualidade e ajudar na indexação de seu blog no Google.
Os artigos dessa série estão listados aqui:
- Introdução: Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
- Índice – Lista completa dos artigos da série
- Ou no marcador de conteúdo: Salvar seu Blog
Se você está acompanhando bem essa série, deve ter percebido que começamos o foco das dicas para blogs, visando a qualidade e melhorias para o conteúdo. Então, não há conteúdo sem um conjunto de palavras/frases que o organize em torno de um tema e que agregam valor ao texto e facilita a indexação nos mecanismos de busca.
Funciona assim:
- Imagine que o tema de seu blog seja "Pesca Esportiva". Para isso existem um conjunto de palavras indispensáveis que sempre vão aparecer em seus textos, como por exemplo:
1. Peixes (nomes de peixes e espécies);
2. Regiões de pesca (nomes de lugares);
3. Equipamentos (e os nomes de cada equipamento e marcas/produtos);
4. Jargões específicos de pescadores;
5. Competições e calendários…
Para cada item há um conjunto de palavras que sem elas seu texto pareceria descontextualizado. Normalmente essas palavras-chave (que podem ser palavras individuais ou até pequenas frases) são as mais comuns e as mais usadas pelas pessoas para fazerem buscas no Google. Por exemplo: alguém que gosta de pescar poderia pesquisar assim escrevendo no Google:
pesca esportiva no pantanal
Isso é um exemplo de palavra-chave que cabe dentro do contexto de um post e até nos títulos. Por isso, reveja seu tema e seu foco, bem como os subtemas e assuntos complementares de seu blog para saber que tipo de palavras-chave são mais importantes para seu conteúdo e como elas poderiam ajudar na sua indexação.
Temos alguns artigos que ensinam a fazer esse tipo de pesquisa:
Marcos
Um erro que alguns blogueiros cometem é mudar de tópico muitas vezes ou meter vários tópicos num blogue. Assim, não é possível manter uma regularidade de palavras-chave.
Pingback: Dia 13: Retomar temas e assuntos abandonados no Blog | [ Ferramentas Blog ]