Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Um blog bem movimentado é o que mantém um nível de atualizações, sempre com novidades, textos, vídeos, gadgets… O ponto mais importante de um blog é o conteúdo e depois de algum tempo de existência seu blog acaba gerando um arquivo "morto", defasado e até inútil. Seus artigos mais antigos ainda têm potencial de atrair visitas e podem até melhorar de qualidade.
Os artigos dessa série estão listados aqui:
- Introdução: Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
- Índice – Lista completa dos artigos da série
- Ou no marcador de conteúdo: Salvar seu Blog
Vamos começar com exemplos: se o seu blog tem 6 meses de existência e você publica ao menos 3 vezes por semana, já tem um arquivo de mais de 70 artigos. Temos até dois gadgets para o Blogger que mostram a contagem total de artigos e comentários do seu blog:
- Menu com ícones e contadores de artigos, feed, Twitter e comentários para Blogger (mais completo)
- Contador de artigos e comentários para Blogger (mais simples)
Faça um pequeno teste e leia seus 10 primeiros artigos e compare com os 10 últimos e você verá uma evolução na qualidade de se sua escrita, uso de fonte, cores e imagens. Isso acontece com todos, pois é preciso prática para se escrever bem e aprender a usar todos os recursos disponíveis nos editores de posts para blog.
Faça uma coisa simples: verifique quais são seus principais artigos ou os que você mais faz referência (baseado no que ensinamos como dica no Dia 11). Volte a cada um deles e reescreva ou simplesmente reedite esses artigos. Nem sempre é preciso refazer, mas apenas melhorar os títulos, adicionar imagens e reformatar para que componha melhor com seu layout.
Valorizar seu conteúdo e mostrar que sempre está preocupado com o que está em seu arquivo, mostra ao público que seu blog preza pela qualidade e está sempre sendo revisto e está sempre em construção, melhorando. Isso também pode até ajudar você a ter mais idéias para novos artigos e aprofundar outros temas.
Recomendo que leia também para aprofundar:
Marcos
Eu faço isso com frequência. Tenho 2630 posts publicados e os primeiros eram realmente fracos. Por vezes, recupero posts antigos e dou-lhes um banho de novidade.
Olá Marcos Lemos,
meu blog Mikael Fernandes – Informação e Conhecimento está fazendo seu primeiro aniversário hoje 01 de março de 2010, e estou muito feliz de está a 1 Ano no ar. estou seguindo estas dicas de editar e refazer postagens, acho isso muito importante!
Parabéns por mais esta dica!
Marcos, estou adorando as suas dicas. Montei um arquivo e estou analisando meu blog sob a ótica delas, anotando cada coisa que devo fazer e lógico, começando a colocar a mão na massa.
Parabéns!
Ótima dica.
Já fiz essa comparação e realmente a evolução é impressionante. Mesmo quem já estava habituado a escrever, ao escrever em um blog adota uma postura diferente.
Infelizmente, nem todos pensam assim e fazem as postagens de qualquer jeito, sem se preocupar com o leitor. Consciência do que se põe no ar é fundamental.
Abraço!
Olá,
Não sei se você costuma responder seus leitores, mas eu tenho uma dúvida:
Ao editar e melhorar as postagens antigas, devemos salvá-la com a sua data original, ou atualizá-la como se fosse uma postagem nova?
Grande abraço.
Almir,
quando fazemos a revisão, devemos manter a data original.
Se você percebe que uma revisão não será suficiente para atualizar aquele conteúdo, o melhor é produzir um novo artigo para seu blog e indicar isso dentro do antigo. Dá mais resultado assim e mostra para seu público que você está atento às mudanças.
Aproveite para conhecer meu curso “40 dias para Salvar seu Blog” que é uma atualização deste conteúdo: http://www.salvarblog.com
As 5 primeiras vídeos aulas são grátis.