Ultimamente, visitando outros blogs, tenho percebido uma certa falta de cuidado com os espaços de contato com o público. Algumas vezes é impossível descobrir como comentar e, pior ainda, nem dá pra saber como enviar um e-mail ou falar com o editor do blog em questão. Um pecado grave não disponibilizar facilmente um bom formulário de contatos. Está na hora de se redimir.
Os artigos dessa série estão listados aqui:
- Introdução: Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
- Índice – Lista completa dos artigos da série
- Ou no marcador de conteúdo: Salvar seu Blog
No Dia 15 dessa série falamos da importância de ter uma página estática para apresentar-se ao seu público leitor. Há vários tipos de páginas estáticas, que pertencem à estrutura de funcionamento de um blog, que muitos esquecem ou negligenciam. Uma delas é o formulário de contato.
Diferentemente dos formulários de comentários em cada artigo, é preciso ter um canal direto de comunicação em que seus visitantes podem escrever para tratar de questões que não se encaixam bem nos comentários e/ou que não podem ser definidos como comentários. Se você não quer disponibilizar seu e-mail, existem os formulários padrões em que o visitante preenche os dados e a mensagem e envia para sua conta de e-mail diretamente.
Repetindo o que aprofundamos no Dia 18 sobre a importância de comentar em outros blogs: é preciso sempre ter canais diretos de contato com seu público, pois um blog é uma grande rede-social digital em que os relacionamentos são indispensáveis para seu crescimento.
Quer saber como criar um Formulário de Contatos para seu blog? Aqui temos um modelo gratuito e completo para você usar em seu blog:
Esse modelo pode te ajudar muito e criamos especialmente para quem usa o Blogger.
Acho mais fazer uma pequena página de about, com um link pra um agregador de redes sociais =D
Eu particularmente achava esse negócio de Formulário de Contatos uma bobeira, mas depois comecei a ver a vital importância de se ter isso em nosso blog…
Tenho um em meu blog, e as pessoas usam muito!
Muito obrigado pela dica…
Boa dica, mais uma vez.
Instalei o formulário em mesmu blogs e quasse exclui achando que era bobagem mas, depois de um tempo percebi que não estava recebendo comentários.A caixa de comentário estava com problemas e só tive essa certeza porque comecei a receber vários contatos que vieram através do formulário dizendo o que estava acontecendo.
Eu não dava a mínima pra formulário, até que ao conversa com outros blogueiros notei uma certa cobrança da parte deles para que eu viesse a montar um formulário. Depois desse artigo deu pra firma que de fato um blog necessita (Sim) de um formulário – Lemos é seus artigos preciosos!!!
Funcionou perfeitamente em meu blog.
Gostei do modelo, ficou muito bom..
Valeu..
Boa dica gostei muito vou colocar um em meu blog agora.