7 lições que o BBB pode ensinar ao seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Todos os anos, a Rede Globo produz o Big Brother Brasil (BBB), com relativo sucesso, patrocinadores de todos os tipos, milhões em produção e retorno financeiro garantido. Mesmo que você odeie a Globo e o programa BBB, é possível aprender com esse reality show para melhorar o seu Blog.

Big Brother Brasil BBB Blog


A Globo não insistiria com o BBB por tantos anos seguidos se não desse um mínimo de retorno esperado. Há patrocinadores que querem investir, pessoas aos milhares que querem assistir e mais ainda pessoas que querem participar do programa. Esse canal de TV sabe fazer dinheiro com coisas idiotas por um motivo simples: são profissionais. Outros já tentaram imitar, mas não conseguem nada nem próximo.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Aprendendo com o BBB

  1. Ser profissional = Não há dúvidas de que a Globo é altamente profissional e competente no que faz. Independente de gostar ou ser contra, eles investem no melhor para ter resultados. Mesmo que você tenha um blog para passar o tempo, faça isso de forma profissional e leve a sério tudo o que publica e produz. Mostre às pessoas que você quer fazer o melhor possível.
  2. Provocar a curiosidade = Provoque a curiosidade do seu público, criando conteúdo que eles realmente querem ver. O BBB é assim: mostram o que as pessoas querem assistir (mesmo que seja algo banal), bastante atrativo e com regularidade.
    – Escrever artigos sensacionalistas no Blog faz mais sucesso
  3. Promover interação = A interação com o público alvo é muito importante para a fidelização de seus visitantes. Ofereça formas das pessoas interagirem, especialmente nas redes sociais e nos comentários do Blog. O Big Brother Brasil é assim quando deixa a “decisão” de quem sai do programa nas mãos dos telespectadores. As pessoas querem se sentir parte do programa.
  4. Oferecer entretenimento = É indiscutível que o BBB é um entretenimento eficiente em atrair público. As pessoas querem se divertir, passar o tempo, curtir algo. Mesmo um blog sobre assuntos sérios pode servir como entretenimento (que não é só diversão, risos e palhaçada), publicando conteúdo de forma consistente e relevante, usando a linguagem certa.
    – Criar conteúdo atraente para o Google ou para o público do seu blog?

Tiago Leifert no Big Brother

  1. Conhecer o seu público = A Globo só insiste com o BBB todos os anos porque conhece os telespectadores e os gostos dos brasileiros pelo que passa na TV. Só assim são capazes de produzir seus programas e manter o sucesso relativo. Conheça os leitores do seu Blog, procure ofertar conteúdo que eles querem ler e aprofundar.
  2. Monetize da maneira certa = As pessoas estão dispostas a pagar por algo que elas se sentem engajadas e atrai seu interesse. Antes de monetizar o seu Blog, procure descobrir formas alternativas, além da mera propaganda. O Big Brother é uma das formas mais eficientes da Globo ganhar dinheiro com publicidade indireta e direta. Seus produtos próprios, com a marca do programa, cenários e até a roupa que os participantes vestem, estão à venda.
    – Não monetize seu Blog. Monetize seu público
    – 7 maneiras de Ganhar Dinheiro (monetizar) seu Blog sem usar Banners
  3. Multiplique sua presença = Aos poucos a Globo está aprendendo que precisa estar presente fora da TV para mentar o seu público fidelizado e atento aos programas. O BBB é seu laboratório de outras mídias, investindo em Twitter e Facebook, mas principalmente no conteúdo online do programa. Vá sempre além das páginas do seu Blog para procurar seus público.
    – Multiplique as visitas do seu Blog
    – Atualize seu Blog para além do conteúdo do seu Blog

Pode parecer completamente inútil o BBB como programa de TV para certas pessoas, mas vemos que atrai milhares de outras que garantem o sucesso da Globo em insistir nesse tipo de coisa. É assim também para os Blogs, pois há um público gigantesco para praticamente qualquer assunto, desde que você faça isso da maneira certa e com eficiência.

Dá pra tirar boas lições até do que é questionável…

41 Comentários

  1. Só o Ferramentas Blog mesmo, prá conseguir me fazer ler um artigo com o titulo “BBB” … rsrsrs

    A ultima frase, fechou com chave de ouro:
    ” Dá pra tirar boas lições até do que é questionável…”

    +Nilma Boston Rio

    Responder

    • Janio,

      Se perceber bem o post, verá que não estou elogiando o conteúdo do programa ou recomendando que seja assistido. Todos os ponto levantados são questões voltadas para a produção, o formato e como eles atuam.
      Além disso, deixei claro no post que, independente da opinião que temos sobre o assunto, é possível encontrar algo relevante.

      Responder

  2. Nada na vida é feita sem ao menos um acreditar que é a coisa mais certa a fazer. O BBB deu tão certo que outras empresas resolveram se adequar a situação e criar ideias paralelas (claro que não aqui no Brasil) e hoje temos A fazenda rsrsrs. Fato é que ‘mais do mesmo’ enjoa e cada vez mais cresce o número de pessoas que não está gostando do programa, nem sempre pelo fato de ver coisas obscenas mas por saber que quem estra lá é semi artista, amigo de alguém da emissora, tem corpo bonito e etc etc (já sabemos o começo e o depois disso). Olhando para os blogs, é um bom aprendizado mas acho que serve tbm para dizer ‘não fazer igual a maioria dos blogs já fazer’.

    Abraço

    Responder

  3. Foi uma boa observação, comparar o BBB no que desrespeito a publicidade e atrair publico mostrando o que eles querem ver.

    Blogs também são assim, eu gosto de blogar, mas nem todo nicho me atrai. Não gosto do BBB pois esse é um lixo que não me atrai, mas que a globo ganham dinheiro com esse programa isso a ela ganha.

    Responder

  4. Sempre admirei muito o BBB, porque fazer um produto de qualidade ter sucesso é muito fácil, agora duro é como a globo consegue fazer um programa tão ruim como o BBB ter tanto sucesso assim. Sempre faço uns 5 artigos por ano falando sobre o BBB, mas sempre artigos voltados para o volume que o BBB movimenta, nunca querendo saber se a bunda da loira é maior que a da morena e o que elas faziam antes do BBB.

    Responder

  5. Sempre dá pra tirar algo de bom de qualquer coisa, seja no BBB, A Fazenda ou na revista Veja. O foco principal deste post deve ser uma coisa, não importa se o seu blog é ruim ou excelente, mostre ao público que o que você tem é o melhor.

    Responder

  6. Belo artigo meus parabéns.
    Outro ponto legal em minha opinião, é estar atento a cada época do ano, por que isso pode influenciar um blog, variando de acordo com cada nicho, vejam que o BBB, é sempre em janeiro, que é uma época de ferias, onde é possível encontrar uma grande parcela de jovens que estão disposto a consumir, esse produto por terem nessa época algum tempo livre pra isso, por isso as sazonalidade em minha opinião é outro fato que o BBB nos ensina.

    Responder

  7. Eu até já fui fã do BBB… mas até o terceiro… chegar ao 13º realmente é algo que eu não consigo entender.

    Enfim… com certeza em se tratando de BBB, o programa render esse post é o que de melhor ele fez nos últimos anos 🙂

    Responder

  8. É… Devo admitir que eles são competentes no que fazem sim, mas só existe o programa porque tem pessoas (e muitas) que assistem… O povo contribui para que a Tv continue exibindo porcarias.

    ‘Esse canal de TV sabe fazer dinheiro com coisas idiotas por um motivo simples: são profissionais.’ Foi ótima! hahahahahaha

    Responder

    • Eu nunca tinha parado e analisado desta maneira talvez por não gostar mesmo deste tipo de programa, mais consegui abrir minha mente e acho que vai ajudar bastante na criação de conteúdos, coisa que ainda tenho uma certa dificuldade de fazer.

      Responder

  9. Apesar de ser um programa que de nada adiciona às pessoas que o assistem as dicas dadas neste artigo foram muito boas e podem ajudar aos blogueiros como melhorar a sua forma de blogar.

    Responder

  10. Realmente o título do post chamou a atenção, assim como citado no próprio texto, quando se fala em “curiosidade”.

    Tive que clicar para saber do que se tratava, já que não consegui ligar o reality com blogs.

    Parabéns pelo post e pelas ideias!

    Responder

  11. Big Bestera Brasil como todas as porcarias da televisão alienam as pessoas da realidade fazendo elas se sentirem protegidas, comendo suas comidas de microondas e fingindo que tudo está normal.
    Mas profissionalmente falando, eles sabem o que o público quer, sabem como chegar a isso e investir com a garantia de um bom retorno, eles tem patrocínios, mentes estudadas, uma equipe bem preparada e recursos… A Rede Globo realmente é muito odiada e o BBB também, mas a postagem foi muito boa e me deu algumas ideias, acho que isso que você citou no post é a única coisa de boa que podemos aprender nesse Reality Show.

    Responder

  12. Realmente, precisamos ter em mente que o público é o fiel da balança. Ele é que vai determinar se um blog vai ou não ter sucesso. E para isso, podemos ajudar melhorando o texto, colocando fotos, editando os erros, etc. Tudo isso visando lá na frente, nada de imediatismo: lancei um blog hoje e já espero 300 visitas por dia mês que vem… Não é por aí! Grande abraço!

    Responder

  13. venho estudando sobre blogs,esse o blog é um dos melhores se não o melhor de todos eles,gostei bastante da sua entrevista na canção nova,o BBB provoca sentimentos extremos,quem gosta,gosta pra valer, mas quem odeia, o deia com todas as forças rsrs,né atoa que essa postagem teve muitos comentários,vão lembrar dessa técnica no meu futuro blog

    Responder

  14. Faz anos que não assisto o BBB, não suporto o programa! Mas Tive que ler o artigo inteiro, pois esse foi a melhor aplicação da estrategia de capturar publico pela curiosidade com o seu titulo! Parabéns pelo trabalho!!!

    Responder

  15. Cara ,e tanta coisa que agente ainda nao sabe sobre o marketing digital,são coisas que acontece no seu dia que se você observar da para fazer muita coisa sem ter que comprar nenhum curso,o problema é ter o olho clinico para isto,por isto sempre volto ao ferramentasblog,Obrigado

    Responder

    • Cursos podem acelerar o processo de aprendizado e facilitar a vida do blogueiro por encurtar caminhos.
      é bom aprender sozinho, mas é melhor ainda acelerar processos.

      Responder

  16. Parabéns pelo ótimo conteúdo… O que mais me chamou atenção foi o título, mostrando de cara que não adianta a comida ser boa, se a aparência dela não for primeiro. Copy é vida.

    Responder

  17. Ual! Isso foi realmente criativo rs! Me chamou atenção pelo título. E é isso aí, temos sempre que ver a oportunidade em todos os lugares. Isso é uma mente empreendedora. Adoro o blog. Bjs

    Responder

  18. Pingback: Como LULA PRESO prejudicou meu Blog

  19. Analogia incrível Marcos, quanto mais qualidade e regularidade temos em nossos projetos mais sucesso temos e percebemos em ma auto analise que quando fracassamos normalmente é que relaxamos em nosso conteúdo. Parabéns pela postagem.

    Responder

  20. Sempre dá pra tirar algo de bom de qualquer coisa, seja no BBB, A Fazenda ou na revista Veja. O foco principal deste post deve ser uma coisa, não importa se o seu blog é ruim ou excelente, mostre ao público que o que você

    Responder

  21. Muito top, o titulo me chamou muita atenção, agora é só absorver toda a curiosidade deste post, kk ótimo conteúdo.
    Só para resumir bbb, nota zero.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.