Caso você use WordPress.com (versão gratuita) ou WordPress.org (versão Open Source) significa que você não precisa mais ter de ficar procurando códigos de Embeds toda vez que quiser colocar um vídeo do YouTube em seu blog, ou uma foto do Flickr por exemplo. Na verdade você não precisava mais ter esta preocupação a pelo menos 3 anos. Pois o que estou ensinando/avisando neste posts é algo velho, mas que boa partes dos blogueiros ainda não prestaram atenção.
Digo isso porque eu mesmo só fui ficar sabendo desta “novidade” este ano e logo depois de publicar sobre uma solução de como publicar vídeos do YouTube com o novo sistema deles que utiliza IFRAMES:
Porque não precisamos mais do EMBED para colocar vídeo ou imagem?
Não precisamos mais nos preocupar com estas coisas desde a versão 2.9 do WordPress, onde foi habilitada uma ferramenta de Auto Incorporar códigos.
Esta ferramenta sozinha detecta o link (por exemplo um link do Youtube) e abre o conteúdo dele diariamente no Blog, sem a necessidade de nenhum código para isso, simples assim.
O que é preciso para isso funcionar no meu blog?
Tudo o que você precisa para isso funcionar é estar usando qualquer versão superior à 2.9 do WordPress (Hoje a versão atual é a 3.2), você não precisa instalar nada, pois isso é um recurso nativo do seu blog.
Porém é possível ativar e desativar esta opção a qualquer momento dentro do seu blog, além de ser possível configurar um tamanho padrão para os vídeos e imagens incorporados.
Para isso basta ir em Configurações > Mídia:
A opção Auto-Incorporar já vem ativada como padrão, caso esteja desativada ative ela agora. Depois determine um tamanho máximo para ela, onde recomendo alterar apenas a lagura dele, deixando com a largura da area dos posts do seu blog.
Por exemplo: como inserir um vídeo do YouTube sem o código EMBED?
Tudo o que você precisa é a URL do vídeo e de mais nada, basta fazer como no seguinte exemplo:
Confira o último vídeo do Marcos Lemos discutindo se devemos moderar comentários em nossos blogs:
Basta apenas colar a URL do vídeo como TEXTO, exatamente como mostrei no exemplo a cima e o vídeo irá abrir normalmente no seu post quando publicidado.
É possível ainda clicar para pre-visualizar o post que você esta escrevendo e verificar como o vídeo irá abrir.
O vídeo irá abrir não apenas no seu blog, como também no Feed e no Newsletters do FeedBurner (caso você use este recurso também).
- Google FeedBurner – Criar conta de Feed para seu Blog
- Criar Newsletter para Blog
- Qual a vantagem de oferecer Feeds e Newsletter no Blog
Além do YouTube vocês podem esquecer dos Embeds dos seguintes sites:
- YouTube (apenas vídeos publicos que permitem embeds é claro);
- Vimeo;
- DailyMotion;
- blip.tv;
- Flickr (vídeos e imagens);
- Viddler;
- Hulu;
- Qik;
- Revision3;
- Scribd;
- Photobucket;
- PollDaddy;
- Google Video (serviço deixou de existir, mas a 3 anos atrás você poderia usar :P);
- WordPress.tv (apenas os vídeos do VideoPress);
- SmugMug;
- FunnyOrDie.com.
Cuidados que devemos tomar para o Auto-Incorporar funcionar corretamente:
Primeiro de tudo é importante deixar esta opção ativa no menu Mídias de seu blog como falamos aqui. Além de que é extremamente importante colocar a URL da página em formato de TEXTO, caso você coloque ela como um link o vídeo não irá abrir.
Exemplo:
Correto:
http://www.youtube.com/watch?v=AReJDmuyTSM
Outro cuidado que devemos tomar é que não podemos usar alinhamento no link do vídeo, sejá ele para esquerda, direita ou centro, caso você use isso o vídeo não irá abrir dentro do seu blog.
Fonte em inglês:
Codex WordPress.org
Muito legal essa dica. Eu não sabia disso. Valeww
Claudio, eu uso o Windows Live Writer para publicar tentei fazer conforme o tutorial mas não da certo aparece como texto, da para publicar deste jeito usando o Windows Live Writer.
Infelizmente, o Windows Live Writer sempre acaba sujando o HTML do post, desnecessariamente, recomendo usar mesmo o painel do WordPress.
Porém você deve ter testar e colocou algum tipo de alinhamento, normalmente quando você tenta alinhar o texto e junto o vídeo (alinhar texto para esquerda, direita, centro ou justificar) acaba quebrando o vídeo também.
Tente testar novamente e veja e esta alinhando o texto, importante também ver se é um vídeo publico ou que foi marcado impedindo para que seja incorporado em outros sites.
Obrigado pelas dicas pois tenho alguns sites no WordPress.com grátis e não sabia dessas opções sempre tinha que fazer da velha forma do código.
Uma dica pra quem quiser deixar os vídeos do Youtube com o player escuro, seguindo o novo padrão: adiciona o codigo [theme=dark] depois do endereço. Usando o vídeo desse post, ficaria: youtube.com/embed/AReJDmuyTSM?theme=dark.
Mas isso dentro do codigo de iframes que o Youtube fornece. No esquema apresentando aqui eu acho que não vai funcionar não.
André, realmente não funciona este código.
Tem que ser o link do vídeo mesmo.
parabéns pelo maravilhoso artigo, muito educativo!
Claudio,
Algumas informações “não têm preço”. Não sabia desse recurso. Muito obrigado (retuitando para que outros também sejam beneficiados).
Já postei o primeiro vídeo com informações que também considero de grande valor.Parabéns pelo trabalho.
Grande abraço.
Excelente dica! Eu não sabia disso!!! Vivendo e aprendendo! Valeu Marcos!!
EU não sabia dessa… que coisa!
Aqui não funcionou, mas fiz tudo certinho…
Se esta ativado tem que funcionar, talvez você colou algum estilo diferente, alinhamento, algo assim que fez não funcionar corretamente.
Novo no WP e a cada dia vejo o meu trabalho sendo facilitado. Esta dica veio mesmo numa boa hora. Bom artigo Cláudio…
Pingback: Conheça as principais novidades da versão 3.4 do Wordpress | [ Ferramentas Blog ]
Caraca! Não acredito que era só fazer isso! E eu tentando há tempos resolver da forma mais difícil! hahahahaha
Valeu pela ajuda! Resolveu meus problemas!
Olá. Os novos código no Youtube são inframe e não object. uso muito o Windows Live Write, mas este não aceita o código inframe. Como posso arrumar isto? Já tentei de tudo.
Obrigado!
conseguiiiiii!!!
nossa não pensei q era tão simples assim!!!
valeu!!
Usuário iniciante do WordPress, tava quebrando a cabeça pra inserir vídeo.
Mais uma vez, o Ferramentas Blog me salvou.
Valeu Marcos.
Obrigado,