Anunciadas grandes novidades e melhorias para o Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Como já havíamos previsto, o Blogger começa essa ano de 2011 anunciando grandes novidades e melhorias para o seu sistema. O que podemos ver é a promessa de um novo layout, uma nova estrutura na interface do painel de controle do Blogger. Mas acreditamos que não será só isso. Se a usabilidade melhora, significa que o sistema como um todo terá mudanças. Veja o que a equipe do Blogger está prometendo.

big-blogger

Se o ano de 2010 foi de grandes novidades e melhorias para o Blogger, ao que tudo indica esse 2011 promete muito mais e há muito entusiasmo da equipe do Blogger com o que vem por aí.

O Blogger tem números exuberantes, como ser praticamente uma das maiores plataformas de blogagem do mundo (nem sei se perde para o WordPress), é o sexto endereço mais acessado do mundo (segundo o Alexa) e seus usuários publicam mais de 500 milhões de posts e que são lidos por mais de 400 milhões de pessoas por todo o mundo.

Isso faz do Blogger a plataforma perfeita para quem quer publicar conteúdo e manter um blog de qualidade e de alto nível, como ensinamos aqui em nossos artigos e tutoriais:

E você pode ver mais sobre o Blogger, nesse vídeo:

Agora a novidade virá já numa nova interface do painel de controle para os usuários. Já até disponibilizaram algumas imagens para vermos o que virá e como ficará.

interface-blogger-nova1

Novo editor de posts bem mais amplo e mais parecido com a estrutura de um post.

interface-blogger-nova2

Novo painel principal de controle, mais amplo e com mais detalhes sobre os blogs que administramos.

interface-blogger-nova3

Mais opções para compartilhar conteúdo e encontrar artigos e fontes relacionadas, tudo na nova barra de usuário.

Eles prometeram mais outras novidades e melhorias, mas a mudança da interface do painel já me deixou bem animado e mostrou-se bem mais profissional e fácil de usar. Não há uma data marcada para as mudanças, mas acredito que será em breve.

E você, o que espera de melhorias para o Blogger agora em 2011?

Fonte: What’s New With Blogger (Blogger Buzz)

.

43 Comentários

  1. Marco, seria muito interessante se o Blogger permitisse uma forma mais simples de otimizar o código para o Google Search, principalmente sendo uma plataforma da mesma empresa.

    Outras coisas que facilitaria seria a opção na utilização de cores na edição do código do blog. Quem sente maior facilidade com as cores usa e quem prefere o monocolor continua com o padrão.

    Responder

  2. Eu quero um sistema de comentários melhor que o Disqus! Que uso no meu blog. Se eu puder importar os comentários que estão, atualmente, só no Disqus, e ele me apresentar funcionalidades equivalentes ou melhores ou volto a usar o formulário nativo.

    Responder

  3. Olá Marcos.

    Para mim o Blogger esta sempre nos dando incentivo para crescer. Ainda mais eu que entrei para este mundo dos blogs justamente no começo de 2010. estou adorando todas essas novidades.

    Agora citando o começo desta postagem e voltando a um de seus post anteriores, esses números do blogger de volume de postagem e leitores impressionam, por esse motivo que não acredito no fim dos blogs.

    Abraço
    Roger Dance

    Responder

  4. Valeu lemos, ando a fazer meu blog por la, sei que preferes agora o wordpress, vou ficando com o blogger mesmo, o importante é lucrar quem sabe um dia. abraço.

    Responder

  5. O Blogger vai ficar com a interface praticamente igual do WordPress. Já posso começar a ouvir pessoal reclamando e falando que ficou mais difícil administrar seus Bloggers. xD

    De todo modo são ótimas mudanças e mais do que merecidas.
    Muito bom aproveitarem o Google Docs para usar como o editor de texto, espero que assim sejam corrigidas as bugs na hora de editar e o excesso de HTML desnecessário que ele insere nos posts.

    Responder

  6. Será que desta vez irão colocar um sistema de comentários tipo WordPress? Esse do Blogger é ruim, já que obriga o indivíduo possuir conta google ou em outro serviço, e a opção de comentários anônimos não é recomendada por causa dos spammers de plantão.

    Responder

  7. Não deixem de ver o vídeo. O começo é apresentando as estatisticas e demais dados do progresso do blogge. Porém mais pra frente é dado uma pequena prévia do que vem por aí. A navbar que a maioria retira assim que cria o blog ganhara novas funcionalidades. Ganhou um painel administravito no estilo do novo adsense. Achei muito prático, sem falar no editor. As geotags com integração no maps pelo que deu de ver. A busca de posts relacionados deu um gás a navbar.

    Responder

  8. Bem, para mim só haveria mudanças se o sistema de comentários for bem alterado e pra melhor. Com vinculos a contas do gravatar.com, permitindo o usuáro colocar a sua foto de comentários e sem precisar se cadastrar pelo o blogger.com;

    Isso sim seria novidades e melhorias.

    Responder

  9. Bem… Marcos, peço que me ajude, estou indeciso, porque estava preparando minhas malas para migrar até ao wordpress.org mas com a notícia de todas estas novidades do blogger fiquei sem reação. O que você aconselha para quem quer ter um blog profissional, neste momento? Vale a pena esperar pelo que vem do blogger? Ou o melhor é migrar?

    Responder

    • João,
      depende muito das suas necessidades. O Blogger vem com novidades, mas não acho que serão suficientes para suplantar os recursos do WP. Pesquise mais sobre o que você precisa em seu blog e nesse período você avalia mais o Blogger para ver se ele está atendendo sua demanda. Só assim para fazer a escolha certa.

      Responder

  10. Acredito que essas mudanças serão muito bom para o blogger perder esta imagem de quem é um CMS não profissional. Umas das coisas que me atraiu quando passei do blogger para o WordPress foi exatamente a interface básica.

    Acredito que seja como um prato, nós começos primeiro com os olhos e depois com a boa.

    Obrigado por nos manter atualizado Marcos, até mais!

    Responder

  11. Gostei das novidades, mas o que eu espero mesmo é que melhore o sistema de comentários, que acho muito precário. No meu blog uso o Disqus, mas alguns leitores reclamam que não visualizam o link :/

    Responder

  12. As novidades realmente parecem muito interessantes. Bom seria se o sistema de comentários mudasse, mas caso isso não aconteça agora, não vai tirar o mérito das mudanças.

    Gosto muito do painel do WordPress embora use o Windows Live Writer para postar, então acho que vou me acostumar rápido.

    Enfim, é melhor fazer logo um preparo psicológico. Logo teremos bugs por aí, mas convenhamos que serão por um bom motivo.

    Responder

  13. Graças a deus vão mudar o nosso painel de administração. Ele era bem completo há uns sete anos atrás, mas as coisas mudam sempre para melhor, significa dizer que a plataforma blogger também tem que estar em constante mudança. Estava ansioso para que a equipe anunciasse alguma melhoria no sistema de comentários, talvez com esse gigantesco upgrade no painel de administração o tão esperado sistema de comentários “decente” venha junto.
    Mas uma vez obrigado Marcos Lemos, por nos deixar sempre informados.

    Responder

  14. Estou com uma duvida que vem me desesperando desde que vi este post. Se caso a equipe do blogger mude a plataforma de comentários, o que acontece com o meu templete? Eu teria que mudar também?

    Responder

  15. Troco as mudanças por mais segurança para poder dormir tranquilo sabendo que no outro dia meu blog vai tá lá, não foi classificado de spam por um robô e minha conta google não foi deletada por engano!

    Responder

  16. Como todo o blogueiro comecei usando blogger, porem em virtudes das limitaçoes mudei para o wordpress. Imagino que o pessoal do blogger, ja entendeu que todo mundo esta mudando…por isso que eles estão se mexendo, espero que essas mudancas façam o blogger ficar melhor

    Responder

  17. Ola marcos sera que eles vão colocar tambem uma paginavi na numeração das paginas do blog,ia ser muito bom se isso acontecer,porque o rack disso fica muito ruim no blog

    Responder

  18. Tudos os comentarios são bons, mais nunca falem mal do blogger, pois a maioria de voces passaram por ele, é falta de respeito pelo blogger, se o wordpress é bom tudo bem, mais não admito que não levem em conta o blogger, vai melhorar sim e todos vão ter vergonha de certas plavras contra o blogger, é um desabafo sério, by amigos.

    Responder

  19. Aforei saber que o Blogger anunciou essas novidades. Espero que eles tenham melhorado o sistema de comentários e o editor de postagens (novas fontes, tamanho das fontes, entre outras coisas). Gostei muito do novo painel, ele está mais limpo e organizado.

    Responder

  20. Legal, essas mudanças para quem é fã do blogger. Creio que quase todos os blogueiros já tiveram seu blog feito pelo blogger do google. Mas as sua limitações e a vontade de ganhar dinheiro com seu blog, os fizeram mudar para a plataforma WordPress.

    Responder

  21. Pingback: Os 10 melhores recursos para o Blogger em 2011 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.