Migrar ou criar um Blog no WordPress: seu projeto mais profissional

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos os dias recebemos pedidos de ajuda de blogueiros que querem usar a plataforma (CMS) WordPress.org por ser mais completa e eficiente no desenvolvimento de certos projetos para internet. A dificuldade da maioria está em migrar projetos já existentes em outras plataformas, como o Blogger ou mesmo o WordPress.com, além daqueles que querem começar direto no WordPress.org. Então, o que é preciso para migrar para o WordPress.org ou mesmo começar e criar um Blog nessa plataforma tão completa e eficiente?

Criar Blog no WordPress

Seu blog cresceu e seus projetos para internet exigem uma atuação mais profissional e competente, sem o amadorismo de certos serviços ou mesmo surgiram demandas que CMS como o Blogger não conseguem atender. Você quer começar um blog de forma profissional para sua imagem ou de sua empresa e descobriu que o WordPress.org é a ferramenta certa para desenvolver seu blog.

Mudar de plataforma pode ser uma tarefa complicada e fazer isso sozinho nem sempre é uma opção aceitável. Criar um blog usando o WordPress.org é relativamente fácil, mas demandará tempo e alguns investimentos.

O que poucos sabem é que nós do [ Ferramentas Blog ] podemos ajudar você nesse procedimento, sem que você precise sofrer ou correr o risco de errar e perder algo no processo. Ajudamos você a desenvolver seu blog no WordPress.org e não cobramos por essa ajuda. Veja abaixo como vamos ajudar você a migrar para o WordPress.org ou mesmo começar seu blog lá.

O que fazer para ter um Blog no WordPress.org

É preciso dar alguns passos para se ter um blog usando o WordPress.org. Entenda que o WordPress é uma plataforma que será instalada por trás do seu blog como uma estrutura de base. Trata-se de CMS bastante poderoso e completo, que atende a praticamente toda e qualquer necessidade que você tenha para um blog profissional e sério, seja pessoal ou mesmo de uma grande corporação.

1. Você precisará registrar um domínio, um endereço próprio para o seu blog, algo como www.NOMEdoBlog.com.br, que aponte para seu projeto. Esse registro pode ser feito em qualquer lugar, que recomendamos:

O custo é baixo, variando de poucos 5 dólares, até uma média de R$45,00 por ano. O endereço para a ser seu e é o caminho definitivo para o seu blog, compondo sua identidade na internet e como as pessoas vão conhecer o seu projeto.

2. Depois, para o WordPress.org funcionar você precisará contratar um serviço de hospedagem, um local onde seu blog será armazenado e que precisa dar conta de suas demandas mais comuns, como espaço em disco, limites de tráfego e transmissão de dados.

Os serviços de hospedagem é que garantem que o seu blog será acessível para todos em qualquer lugar. É aqui que entra a ajuda do [ Ferramentas Blog ] para você. Temos um serviço de hospedagem (Host) feito especialmente para quem quer ter um blog com o WordPress.org. Toda nossa estrutura foi pensada justamente nas necessidades e demandas dos Blogueiros.

Trata-se do FBlog Host – http://www.fbloghost.com

O custo de um serviço de hospedagem de qualidade varia muito e dependerá do tamanho do seu blog. Nosso serviço tem um valor anual de R$150,00, algo muito baixo comparado com a qualidade e o que oferecemos para nossos clientes e usuários.

3. Agora que você já tem um domínio registrado e contratou um Host, o próximo passo é instalar o WordPress.org para começar seu blog ou migrar o que já existe para essa plataforma.

Você pode migrar do Blogger para o WordPress.org, por exemplo e temos um tutorial que lhe ajudará nisso.

Mas, melhor ainda. Ao contratar nosso serviço de hospedagem no FBlog Host fazemos a migração ou instalação da estrutura toda para você, sem custo adicional e sem dores de cabeça. Temos profissionais competentes cuidando disso e seu blog está funcionando rapidamente e sem sustos.

Migramos o seu blog do Blogger para o WordPress em nosso Host, sem custo adicional e sem perdas. Nem mesmo o tráfego de suas visitas será perdido.

4. A escolha de um layout (Theme, como é chamado no WordPress.org) é fundamental para o seu projeto. Há milhares de modelos gratuitos, mas sempre recomendamos que você contrate um modelo Premium que é mais profissional ou que solicite o serviço de um Webdesigner para algo exclusivo.

Essa identidade visual do seu blog é fundamental para o profissionalismo de seu projeto. Os custos podem variar de poucos mais de 10 dólares, se você não encontrar nada gratuito, até algumas centenas de reais para contratar alguém que desenvolva algo exclusivo.

Inclusive recomendamos o serviço do Claudio Sanches que é desenvolvedor aqui no [ Ferramentas Blog ] ou de nossos parceiros do CrieWeb.com. Mesmo para quem migra de outra plataforma é preciso criar um novo layout, pois os modelos não são compatíveis de uma plataforma para outra, especialmente entre o Blogger e o WP.

.

Depois de tudo escolhido e criado, seu blog poderá desfrutar das maravilhas que só o WordPress.org pode oferecer. Milhares de plugins e recursos para todas as suas necessidades e a incrível facilidade de se usar os recursos, mesmo para quem tem pouco conhecimento técnico.

.

45 Comentários

    • Lazaro,
      Essa é a maior dificuldade da maioria dos blogueiros e muitos acabam desistindo, não por que não têm competência para serem blogueiros, mas pelas dificuldades em usar uma ferramenta mais profissional e não encontram a ajuda certa.
      Por isso criamos esse serviço que ajuda milhares de blogueiros naquilo que é o mais complexo.

      Responder

  1. Boa tarde Marcos.

    estou no aguardo da disponibilidade do Caludio para fazer essa mudança. na verdedda preciso de um template para essa pataforma e o Caludi me falou ha 2 dias que nào está disponível. tudo bem posso esperar.

    Abraços.

    Responder

  2. Nossa migrar pro WordPress vai me dar muuuuito problema. É algo que já venho querendo fazer apesar de amar o blogger. Acontece, que quando passei a usar o Disqus, os primeiros comentários não foram sincronizados com o blogger logo, na hora de migrar para o WordPress, perdi boa parte dos comentários do blog. No wordpress não encontrei nenhuma forma de migrar todos os comentários do Disqus para o WordPress porque o Blogger me deixou com esta deficiência. Aproveitando o gancho, quem tiver uma solução, help me rsrsrs!

    Responder

  3. Considero o WordPress.org uma boa plataforma profissional para blogs. Recomendo mesmo a todos a usarem. É claro que o Blogger é também muito bom mas pagar hospedagem não custa tanto e os plugins que dispomos facilita nosso trabalho. Se quer ter seu blog mais profissional pague um domínio e não fique no grátis, só estará investindo em você e no seu blog ou site. O Marcos já falou sobre isso aqui o Ferramentasblog, e ele tem razão. Abraço Marcos.

    Responder

  4. Pois. WordPress ainda é bastante complicado para quem não tem muito conhecimento técnico, mas, nada que umas lidas no FerramentasBlog não resolvam 😉

    Responder

    • Alexandre,
      Sim. Os preços variam de acordo com o serviço e empresa que faz o registro. Fica a seu critério escolher em qual vai registrar. Só recomendei as duas que eu mesmo uso.

      Responder

  5. Fazer a migração completa sem ajuda profissional é bem trabalhoso. Migrei recentemente. Cerca de 2 meses atrás. Foi muito difícil, e apenas possível devido à tutorial anteriormente publicado aqui pelo próprio Marcos Lemos.

    No final, vale à pena. Vale o esforço. A ferramenta (WordPress.org) ainda está anos luz à frente do blogger e utilizá-la é um passo imprescindível para quem quer tornar o seu blog/site mais profissional.

    Nas primeiras semanas já pude sentir diferença razoável, inclusive, na indexação do google.

    Parabéns pelo post.

    Responder

    • O wordpress é melhor indexado no Google que o blogger? Nossa, é difícil acreditar nisso, levando em conta que o blogger é da própria Google. É como se alguém indexasse seus sites melhores do que eu mesmo, que criei o sistema de indexação oO

      Responder

      • Thainner,
        A indexação do Google não é melhor para o Blogger só por pertencer a eles. As regras da Google são as mesmas para qualquer site. Já é comprovado que o Blogger não é tão eficiente do ponto de vista do SEO e sua estrutura não é muito amigável aos robôs do Google, mesmo com as novas mudanças.
        Trata-se de estrutura e não de onde o blog está.

        Responder

        • Eu não quis dizer que é melhor pelo blog estar na Google, quis dizer por ser desenvolvidos pela Google. E como se eu criasse um indexador e fosse menos eficaz na indexação dos meus sites do que outras pessoas… Eu não estou dizendo que você está errado. Isso é algo que eu desconheço, mas você tem concordar que e meio estranho isso. Os sites da Google deveriam ser melhores indexados do que qualquer outro site. Eles conhecem as normas de indexação melhor do que qualquer um, acredito eu.

          Responder

  6. Migrei com o Marcos e não me arrependo…foi traumático por alguns dias por conta de alguns erros meus, mas em 1 semana eu consertei tudo. O blog melhorou muito, velocidade, organização, moderação de comentários, ferramentas que não estavam disponíveis antes, isso já reflete no trafego. Ainda estou fazendo ajustes quase que diariamente, coisas como erro 404 em algumas páginas e o blog precisa carregar ainda mais rápido. Consideração final, vale a pena sair do Blogger.

    Responder

  7. O WordPress não é toda essa Coca Cola! Existem outras plataformas muito mais melhores, como por exemplo o B2Evo.
    O que me irrita é o fato de muitos dizerem que o Blogger não presta e que o WordPress é a salvação.
    Desculpem-me, mas eu simplesmente odeio o WordPress! Se um dia eu ousar sair do Blogger, com certeza essa plataforma nunca irei usar. Prefiro parar de blogar.

    Responder

  8. Pessoal,
    Obrigado pela ajuda.
    Registrei meu primeiro domínio graças a vocês.
    Espero poder contar a ajuda valiosa deste blog.
    Grande Abraço,
    Gérson.

    Responder

  9. Marcos Lemos, admiro muito seu trabalho e estou sempre por dentro de tudo que acontece aqui.
    Mas infelizmente eu tenho que admitir que essa mania de dizer que para ter um blog profissional eu preciso usar wordpress me decepciona.
    Você já foi utilizador do blogger e sabe que é perfeitamente possível fazer um blog profissional utilizando o mesmo.
    O que deixa um blog profissional ou não, não é a plataforma, é acima de todo o blogueiro e depois vem o layout a forma de organizar a forma de postar e também a forma de se falar nos posts, usando um português correto e etc…
    Eu gosto do blogger por eu não ter trabalho quanto a atualizações, Agora vira o novo formulário de comentários da Google eu não preciso fazer nada para atualizar meu blog, ele por ser da Google já será atualizado, assim como os temas já foram atualizados quando passamos usar css3 e html5.
    Enfim, pra quem não precisa de um blog como o seu que possui divulgação de host, anúncios de blogs e tudo mais, é perfeitamente possível deixar seu blog profissional usando Blogger.

    Responder

    • Thaynner,

      Ao incentivar as pessoas a usarem o WordPress, não estou menosprezando o Blogger, mas oferecendo uma ferramentas que é reconhecidamente mais avançada e completa. Mostro que é possível fazer muito mais para os blogs com o WP, do que se pode ser feito com o Blogger. Isso é fato.
      Mas quem acompanha o [ Ferramentas Blog ], sabe que sempre defendi o uso do Blogger e sempre ensinei que o Blogueiro é quem deve definir o que precisa para saber escolher qual plataforma usar.

      O Blogueiro usa a plataforma que preferir, mas precisa conhecer as opções disponíveis que existem e saber o potencial de cada uma e o que quer.

      Responder

  10. Realmente, uma ótima explicação e encaminhamento para quem está perdido para migrar ou começar, ainda esta semana estarei migrando para wordpress.org, e com certeza irei adquirir um dos serviços do FerramentasBlog Host! Recomendo! Abraço e sucesso a todos!

    Responder

  11. Oi Marcos, eu quero um blog pessoal meu nada profissional, na verdade eu tenho um blog de resenha de livros na blogger, mas nunca consigo colocar um template legal,e meus gadgets mudaram de lugar e eu não consigo coloca-los de volta já tentei de tudo, eu não quero um blog profissional eu só quero um blog de resenhas, por isso queria saber se vc me aconselho a mudar para a wordPress ou continuar no blogger. grato.

    Responder

    • Daniel,

      Depende de seus interesses. Penso que o Blogger é sempre a opção mais prática para quem não tem tempo para ficar cuidando de detalhes e estrutura de blog. Penso que seu perfil seja mesmo para continuar no Blogger que demanda pouco conhecimento e pouco investimento.

      Responder

  12. Obrigado por sua atenção, vou ficar no blogger mesmo, mas o problema e que os meus gadgets mudaram de lugar e eu não consigo coloca-los de volta já tentei de tudo!!

    Responder

  13. Ótimo post!
    Sempre que tenho dúvidas sobre assuntos relacionados a blogs e wordpress consigo tirar minhas dúvidas no Ferramentas Blog, pois o conteúdo realmente é explicativo e de fácil entendimento.
    Obrigado!

    Responder

  14. O processo de instalação até que pode ser considerado simples, quando o de migração, muitas vezes se torna trabalhoso, pois muitas vezes perdemos vários antigos, a solução é transferi-los manualmente.
    Recomendo fortemente à todos que desejam fazer a migração a procurar um profissional com experiência no assunto.

    Responder

  15. Pingback: Saiba se você deve criar um site ou um blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.