O mecanismo de busca do Google está em constante transformação, especialmente no algoritmo para indexação de conteúdo. Mas mesmo uma simples mudança no layout ou na forma de exibir os resultados pode afetar as visitas que recebemos vindas do Google. Isso aconteceu com o Google Imagens e pode ter afetado seu blog, fazendo-o perder grande quantidade de visitas. Mas essa queda também é relativa.
Desde o dia 29 de Janeiro/13 que a pesquisa por imagens no Google tem um novo layout e nova forma de exibir os resultados orgânicos (naturais, que não pagaram para ter destaque). Esse mudança gerou perdas significativas para muitos blogueiros, onde alguns relatos afirma queda de 80% nas visitas.
O que o Google fez foi, ao invés de abrir a imagem dentro de um frame na página original do autor, esta agora abrindo um menu com as opções de exibição, sem precisar abrir a página da fonte da imagem.
Antes era algo assim quando você achava uma imagem no Google e clicava nela:
Note que a imagem era aberta sobreposta à página do seu blog no fundo, com um menu na lateral direita, dando opção da pessoa ver a imagem em tela cheia ou abri-la na página original do site/blog. Mesmo que a pessoa clicasse para ver “Imagem em tamanho natural” a visita já foi contabilizada para seu Blog.
Agora ficou da seguinte maneira a exibição dos resultados de buscas por imagens quando a pessoa clica numa imagem desejada:
Com esta nova forma de exibição não há mais a entrada na página de origem da imagem e a pessoa já pode ver os detalhes e os botões de opção para exibição completa ou ir para a página de origem. Isso elimina a contabilização da visita na abertura por frame.
Aqui no [ Ferramentas Blog ] temos poucas visitas vindas por pesquisa de imagens, mas isso diminuiu nossas visitas em cerca de 2% e o gráfico abaixo, retirado do nosso Analytics, deixa claro como foi significativa a perda:
Isso realmente prejudica os Blogs?
Pensando de forma mais consistente sobre a origem das visitas nos blogs, especialmente aqueles afetados por essa mudança, não vejo isso como negativo. Mesmo as visitas vindas por abertura do frame do antigo layout do Google Imagens, elas não eram de qualidade e pouca gente entrava no site ou Blog original para ver a imagem dentro do conteúdo e se tornava um visitante de fato.
Os número não eram reais uma vez que não se tratava de uma visita realmente interessada no seu conteúdo, mas apenas na imagem que você tinha.
A não ser que seu blog foi um trabalho de fotografia, artes ou coisa semelhante, com direitos autorais reservados e qual tal visibilidade, mesmo que só da imagem, fosse significativo, para os demais, a queda só representou números de visitas que não se tratava de visitas relevantes ou importantes.
Podem reparar que a taxa de rejeição de seu blog deve ter diminuído, pois a antiga forma de exibição do Google Imagens gerava altas taxas de rejeição, além de pouco tempo na duração das visitas e poucas visualizações de páginas. Ou seja: isso prejudicava o real desempenho do seu Blog. Mascarava os seus números efetivos.
Como recuperar essas visitas?
Pode ser interessante pensar em forma para buscar essas visitas novamente para seu blog ou gerar algum destaque, especialmente para quem trabalha com conteúdo feito basicamente com fotos.
Uma tática bem simples é adicionar marca d’água ou sobrescrever as imagens com o seu link e/ou seu nome/nome do Blog. Desse modo, se a pessoa quiser usar aquela sua imagem, manterá as referências ou será impelida a visitar sua página para encontrar mais material e conteúdo.
Penso que esta seja a forma mais eficiente de dar maior visibilidade ao seu blog, mesmo que a pessoa não abra sua página diretamente pelo Google Imagens.
Realmente isso afetou um pouquinho algumas pessoas, porém no meu caso não foi grandes coisas, pois eu já não conseguia muitas visitas vindas do Google Imagens.
Contudo, acredito que seja mais um ponto negativo para nós que dependemos do Google.
Sim eu reparei nessas mudanças, não que tenha percebido alguma perda de visitas, meu blog é novo ainda, mas até queria saber dos mais experientes, se inserir imagem já nomeado com o nome do blog, tem algum efeito, além é claro, das dicas do FB?
Grata e parabéns pela excelente matéria!
Kefir Alimento Probiótico
Oi Marcos, muitíssimo obrigado por abordar este tema aqui no FB! Eu sofri um grande impacto porque faço fotos originais de orquídeas. Ao buscarem por determinada espécie, os leitores encontravam meu blog. O pior desta mudança é que, agora, o visitante pode baixar a foto em tamanho grande sem visitar o site (e sem ver os anúncios, prejudicando a monetização).
Curiosamente, após o impacto inicial, o número de visitas está se normalizando. Não sei o motivo.
Mas achei ótima sua sugestão de marca d’água. Estava evitando para não poluir a foto, mas não terá jeito.
Muito obrigado por tudo e um grande abraço!
Poxa, logo agora que eu estava trabalhando em cima do SEO das imagens…
Marcos você acha que vale a pena depois desta drástica mudança no Google Imagens, ainda trabalharmos com SEO nas imagens??? Teria como você me dar alguma dica???
Rodolfo,
Penso que ainda vale a pena, pois existem outros buscadores também. Além disso, mesmo que as visitas tenham caído, não ficaram nulas. Não se pode perder esse público. E vai que o Google resolve mudar outras vez?
Verdade, Marcos do jeito que o Google é, é capaz de daqui a alguns dias, meses, ou ano sei la ele voltar… E não podemos somente pensar no Google, afinal existem vários outros buscadores…
Pois é Rodolfo! Estive nos últimos dias a atribuir legendas a imagens e aquelas coisas de descrição para o seo. Mas acho que ainda vale a pena.
Eu vou ser franca que não reparei se no meu blog caiu, pra ser franca nunca prestei atenção em quantas visitas recebo pelo google imagens… mas creio que agora vai tentar mais algumas pessoas a simplesmente copiar a imagem sem dar crédito a ela…com a imagem ali no meio, fundo negro, parece que tem menos dono ainda do que já parecia ter antes… Realmente a coisa do “marca d’água ou sobrescrever as imagens com o seu link e/ou seu nome/nome do Blog” é uma coisa a ser pensada, embora, como comentou o Sergio Oyama Junior , a gente evita pra não poluir a foto. E botar num cantinho, não adianta, já que a pessoa corta, e pronto… Infelizmente foto é igual a frase na internet: povo pega pra si e não fica nem com o mouse vermelho rs
Pior é que tem MUITA GENTE que usa a ‘marca d’água ou sobrescrever as imagens com o seu link e/ou seu nome/nome’ nas fotos alheias.
Pode isso, Marcos?!
Oi Lua Llessi, concordo plenamente! Ficou mais fácil copiar. Tem pessoas que usam as minhas fotos para vender as orquídeas delas! Veja só… Adorei o termo ‘mouse vermelho’!
Sergio … A pessoa além de tudo ainda faz uso da propaganda enganosa usando as fotos bonitas dos outros pra vender as coisas feias que ela produz…
Eu tive uma perda de 60% nas visitas de um dos meus sites do segmento de viagens!! Mas como o Marcos falou, “elas não eram de qualidade e pouca gente entrava no site ou Blog original para ver a imagem dentro do conteúdo e se tornava um visitante de fato”, mas mesmo assim tivemos uma perda significativa na receita do adsense, em torno de 40%, um pouco menor que as visitas, mas no final do mês é um valor bem interessante que deixaremos de obter. Resta mesmo paciência e perseverança para buscarmos meios de compensar essa perda.
Pois é, eu tenho um site baseado em imagens e possuia 60% das visitas vindas do google imagens. Os ganhos cairam 40%.
Muito triste 🙁
Eu vi que alguns sites já arrumara um jeito de burlar esse novo google imagens, alguém aqui sabe como implementar no blogger?
Roberto,
Penso que não seja possível burlar a nova forma de visualização do Google Imagens, pois não há nada que possamos fazer em nossos blogs que evite isso.
Mas se vc diz que viu alguém fazer tal coisa, por favor, nos cite o exemplo para analisarmos.
exemplo:
https://www.google.com/search?q=site%3Afansshare.com&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=oDkQUdO4NKjf0gHuroCgDA&biw=1440&bih=762&sei=xTkQUdm6F4_V0gGwzIGAAg
quando vc clica na imagem, ela carrega e escurece, aparecendo um aviso personalizado.
Roberto realmente muito bom….ótima idéia!! Pelo que verifiquei, deve ser baseado no .Htaccess para redirecionar as solicitações de imagem para um roteiro. Quando a imagem é solicitada você redirecioná para um script ou um diretório diferente, ex: ao ser solicitado a imagem /imagem.jpg voltaria cache/imagemSobreposta.jpg). Vou tentar descobrir um meio eficaz e se conseguir irei comunicar para todos aqui…
Novo mecanismo de visualização do google imagens é muito semelhante ao do yandex.com…e se você pesquisar no yandex pelo fansshare lá o script que eles usam não funciona, ou eles deixaram somente para o google…http://images.yandex.com/yandsearch?text=site%3Afansshare.com
http://wordpress.org/extend/plugins/byrev-wp-picshield-hotlink-defence/screenshots/
alguem viu?
Estou acompanhando essa discussão. Com q termos poderíamos pesquisar no Google pra achar sites que USEM esse plugin: “Images HOTLINK Defence”?
Obg pelo feedback Marcos!
Tinha enviado ao FB uma pergunta sobre isso. Meu pensamento era quase igual ao seu, mas tinha minhas dúvidas. É sempre bom escutar o voz de quem realmente entende do assunto!
Perdi 60% das visitas, monetizo meu blog com anuncios sobre as imagens, e isso fez minha receita cair vertiginosamente, enfim, espero encontrar uma solução pra isso, meu blog é no blogger e isso me prejudicou bastante…
Eu achei a mudança positiva pra quem busca pelas imagens, ficou tudo mais rápido de carregar. Como tudo na internet está sempre em mudança constante, tá aí mais uma situação pra se contornar.
Excelente conteúdo!
Percebi a mudança, pois trabalho com imagens para complementar os post do meu site, mas desconhecia este impacto no rendimento.
Achei interessante, pois agora a taxa de rejeição deve cair ainda mais.
Obrigado!
Esse mês de fevereiro meu blog de futebol mesmo sem receber muitas visitas do Google Imagens,perdeu mais de 50% dos acessos que recebeu em janeiro, não sei por que de tanta queda, mais acho que em março vai melhorar.
Pode ter a ver só com o período do Carnaval. É comum que certos feriados diminuam as visitas do Blog de forma significativa, dependendo de seu público.
Eu refiz as configurações e vou esperar março para ver se volta ao que era, mais mesmo assim tem dias que passa das 6.000 mil visitas.
Para quem usa wordpress há duas opções que prometem implementar um hotlink protection semelhante ao do fansshare:
Imaguard: http://wordpress.org/extend/plugins/imaguard/
ByREV WP-PICShield: http://wordpress.org/extend/plugins/byrev-wp-picshield-hotlink-defence/
Buscarei testar e comentar por aqui…
Muito obrigado, Gustavo,
por enriquecer o debate sobre o assunto e ainda apresentar soluções para aqueles que estão sofrendo com esse problema.
Também testarei esse recurso e pesquisarei formas de aplicar tal coisa no Blogger.
Posso ajudar a pesquisar.
1. Que site por exemplo, usa o plugin Imaguard?
2. Com q termos poderíamos pesquisar no Google pra achar sites que USEM esse plugin?
Marcus, mandei uma mensagem para o Fansshare e eles me responderam, não entendi muito bem todos os parágrafos, pois traduzi direto do google tradutor, porém achei interessante deixar registrado aqui, o que o Jamie do Fansshare disse:
Oi Gustavo,
Desculpe a demora na resposta, temos sido inundados ultimamente e temos recebido cerca de 80/90 e-mails por dia sobre essa questão.
Nós realmente usamos uma empresa de desenvolvimento web, que desenvolveu nossa proteção hotlink ao longo dos anos, eu pessoalmente não conheço muito, como eu não sou técnico, mas me disseram que é um pouco “complicado”, principalmente devido ao mapeamento de imagens para a URL.
Estamos muito conscientes de não repreender-nos no Google, e não era a nossa intenção de até mesmo ter esta solução, tivemos que durante anos, como temos partes fãs, mas nós apenas colocamos um limite embutido, para parar com os abusadores em massa, obviamente, o Google tropeçou nosso switch e nós só mudou a mensagem para eles por isso era mais relevante.
Como eu disse, nós contratamos uma empresa de desenvolvimento web para fazer todo o nosso trabalho, então eu não estou totalmente certo sobre o que ocorre, mas pagamos ao longo dos anos para chegar ao local onde ele está em função de modo que é uma combinação de trabalho realmente.
Eles fazem me dizer isso .Htaccess e PHP + Biblioteca GD é aplicada para alcançar função, funções como imagecopymerge () (?) Foi um grande em recriar a sobreposição de opacidade!
Espero que isso ajude, boa sorte, e mais uma vez, desculpe pela demora na resposta.
Jamie
Isso vai prejudicar muita gente, apesar de serem visitas ruins elas são em sua essência os famosos paraquedistas, e como sabemos eles são os mais lucrativos a curto prazo.
E eu que pensei que as visitas do blog tinham caído por causa da minha monografia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou aliviada!
Estou achando que o youtube ta quebrando marcos lemos Por que la agora tem só propaganda da host gado todos os vídeo agora só vejo propaganda host gado
Só vi isso agora e acho que me lasquei =/