Mudanças no menu "Layout" para "Design" no Blogger in Draft

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para quem usa a plataforma Blogger (Blogspot) acessando o painel chamado "Blogger in Draft" onde são publicadas e testadas as novidades do serviço antes de se tornarem definitivas, deve ter notado que o menu "Layout" mudou de nome para "Design" o que pode indicar mais novidades do que já vimos esses dias. Você tem algum palpite para o que pode vir?

 

O Blogger tem dois painéis de serviço: um que é o padrão acessado pelo endereço http://www.blogger.com/ e outro que é o serviço de testes, chamado Blogger in Draft (Rascunho do Blogger). Para saber mais sobre esse modo, veja:

 

Já vimos muitas novidades sendo implementadas no Blogger in Draft e, algumas vezes, mudanças sutis podem indicar mais coisas a caminho. Foi o caso da mudança no nome do menu "Layout" para agora "Design", como na imagem abaixo:

 

menu-layout-blogger

 

Uma outra mudança sutil que percebi é que não há mais o menu "Fontes e cores" no painel do Blogger in Draft. Com esse menu é que fazemos as mudanças de cores e fontes das partes de templates que não foram criados no novo modelo "Designer do modelo".

 

Não sei o que isso pode significar, mas espero que sejam melhorias, sem nos obrigar a usar os modelos padrões do Blogger.

 

ATUALIZAÇÃO: (07/Junho/2010)

Todos que acessam o Blogger pelo "in Draft" – como explicamos acima – já vêem o menu com o nome "Design" no lugar do antigo "Layout". Mas agora há mais uma mudança: além de não ter mais a opção "Fontes e cores", tão foi retirada a opção "Escolher novo modelo".

 

Assim, a imagem acima já não é o padrão do menu e sim como segue:

 

menu-design-blogger-draft

 

Abra o seu blog no painel padrão, sem ser no "in Draft", e veja como é o menu ainda com o título de "Layout".

 

O que percebo é que a equipe do Blogger está abandonando o antigo formato de templates, e empurrando todos para o novíssimo "Designer de modelo", que vão se tornar o padrão de templates. É certo que é bem melhor e bem mais moderno, mais próximo do que virá com o HTML5 e CSS3.

 

Mais sobre as mudanças do Blogger:

.

12 Comentários

  1. Essa mudança ainda não aconteceu na minha conta. Estranho. Continua layout mesmo. Creio que eles devam incorporar tudo no Designer de modelo.

    Responder

  2. na minha conta hoje de manhã estava "Design" no lugar de "Layout". Agora a tarde voltou a ser Layout =/ e o menu "Fontes e Cores"também voltou. Que venha novas atualizações lol.

    Responder

  3. Mesmo quando o menu "fontes e cores" aparece, não é possível fazer qualquer modificação, pois, quando salvamos uma alteração, sempre dá um erro e essa alteração não se concretiza.
    Outra situação que notei: na barra de ferramentas do editor de postagens novo, a opção para postar vídeo só aparece se acessarmos "nova postagem" a partir do painel blogger in draft. Se acessarmos "nova postagem" a partir da página inicial,a opção para postar vídeo não aparece, como também não aparece o revisor de texto.

    Responder

  4. Acredito que vai demorar muito ainda para eu deixar de usar o Windows Live Writer. Talvez quem sabe quando a google lançar o Draft Blogger Desktop. xD

    Responder

  5. Hoje que me dei conta da mudança. Quis alterar a cor de algumas coisas no blog, mas me deparei com o "Desing" em lugar de "Layout", e vi que não tinha mais a opção para mudar fontes e cores.

    Mas como vc disse Marcos, com a opção "Designer de Modelo", não tem como alterar o blog, pois é personalizado, assim como o teu.
    Mas e agora? só vou poder mudar se for por meio do html?
    Poxa que ruim isso.
    Você tem mais alguma notícia a este respeito Marcos?

    Grata,

    Lucy

    Responder

  6. Oi, Marcos! Obrigada pelo post! Só HOJE mudou no meu blog de "layout" para "design" e o botão "fontes e cores" desapareceu! Louco, não?! Mas vou sair do In Draft! Valeu!

    Responder

  7. Tô com medo destas mudanças do Google. Meus comentários não são moderados e a forma que controlo a chegada de comentários novos em postagens antigas é através de e-mails.
    De uma postagem que fiz agora a noite com sete comentários, só recebi duas por e-mail (e pelo que andei tentando analisar, só estão chegando os comentários de quem não tem conta de gmail).
    Espero que não demorem muito estas mudanças… Penso em migrar de vez para Word Press. 🙁

    Responder

  8. As mudanças já apareceram aqui. Aliás, aqueles modelos q a blogger disponibilizava antes sumiram também?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.