Não existe Layout perfeito para Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não importa se você é um blogueiro experiente ou se é iniciante, escolher um layout para um blog é uma das tarefas mais difíceis que existe. São tantas coisas para levar em consideração, além do seu gosto pessoal, que torna a tarefa quase impossível de ser realizada. Há milhares de opções gratuitas disponíveis na internet, além de layouts Premiums ou serviços de criação de layouts exclusivos. O mais importante é não desesperar-se e nem desistir da busca. Mas, que fique claro: Não existe layout perfeito para seu Blog!

Eu mesmo – Marcos Lemos – tenho diversos projetos de outros blogs que mantenho e sempre passo pela mesma dificuldade: encontrar um layout que seja minimamente adequado às necessidades do Blog que quero criar. Junto com a criação do conteúdo, conseguir um layout bom é quase impossível. Você nunca estará satisfeito com o que tem e nem com o que vai encontrar.

As vezes só conseguimos ficar tranquilos e nos adaptar com um layout criado exclusivamente por um Webdesigner, que pensou nosso projeto. E, mesmo assim, o profissional só vai chegar perto do que realmente precisamos.

Os desafios e problemas são muitos na hora de escolher uma estrutura visual para nossos blogs. Abaixo relato algumas das dificuldades de conseguir conformar tudo o que precisamos.

Espaço para conteúdo = Todo blog tem que ter espaço que dê destaque especial para o conteúdo, já que isso é a coisa mais importante. Esse espaço tem que ser o maior, mais limpo e fácil de navegar. Também tem que ter fontes e cores que favoreçam a leitura e tem que caber todas as suas imagens, vídeos e links, de forma que chame a atenção do visitante.

Sistema de comentário = Se você usa o Blogger, então o espaço de comentário está praticamente prejudicado. Mesmo assim, qualquer layout pode ter incorporado um sistema de comentário diferente do padrão. E esse espaço passa pelos mesmos problemas do conteúdo, além de ter que ser fácil de usar e atrativo para as pessoas quererem interagir ali.

Espaço para anunciantes = Um blogueiro pode querer ganhar dinheiro com seu blog e precisará de espaços para colocar banners de anunciantes, AdSense ou programas afiliados. Esses espaços não podem se confundir com o conteúdo, nem atrapalhar a leitura do blog ou dificultar a interação. Precisam ficar em lugar de destaque, mas sem chamar muita a atenção.

Identidade visual = Para seu blog destacar-se, o layout precisa comportar uma identidade visual única e marcante, de modo que o visitante se lembre de você, dê destaque às suas redes sociais e incentive a fidelização. Tem que combinar com o nome, o estilo do conteúdo e representar o nicho escolhido (não dá pra ter um layout de “coelhinhos fofinhos” num blog de “Punk Rock“), além de caber sua logo.

Técnicas de SEO = O Google leva em consideração a navegabilidade de um site/blog como fator de posicionamento nos resultados. Seu layout tem que ser rápido para carregar, visualmente limpo, com códigos adequados e sem erros, segundo padrões mínimos de qualidade que a própria Google indica.

Adequação às plataformas móveis = Sem esquecer que seu blog precisa funcionar bem em aparelhos móveis, já que boa parte dos acessos à internet vêm de celulares, tablets e netbooks, com telas pequenas e de toque. Pode ser uma opção ter um layout Responsivo ou mesmo precisar criar algo exclusivo para abrir nesses aparelhos.

Além de todos os problemas pontos importantes que destacamos aqui, o layout do seu blog precisa agradar a você que é dono do Blog. Cada um tem suas próprias preferências, o que torna o desafio ainda mais complexo.

Pra dizer que ajudei…

Aos que ficam desesperados por um layout perfeito – que sabemos que não existe, deixo aqui sugestão de dois serviços para criação de layouts profissionais e exclusivos, além de um lugar para você encontrar layouts Premium de qualidade para vários tipos de Blogs.

  • xCake = Seu Blog com tema personalizado para WordPress
    http://www.xcake.com.br/ = São nossos parceiros e têm trabalhos de altíssima qualidade.

  • CrieWeb = Desenvolvimento Web de Qualidade
    http://crieweb.com/ = Outro parceiro, que também presta serviços para Blogger e WordPress

E você ainda pode comprar um layout Premium, onde indico visitar e conhecer o ThemeForest com milhares de opções e modelos para Blogger e WordPress.

Agora é continuar a busca pelo layout perfeito!

.

25 Comentários

  1. Sou dessas que nunca estou satisfeita com o layout, hoje em dia mudo bem menos e procuro essa identidade com os leitores, creio que não seja boa essa ideia de ficar trocando toda hora de modelo…
    Arrasou no post, como sempre!
    Um abraço.

    Responder

  2. Eu mesma crio os meus… Eu sou daquela que muda todo ano cara do blog rss… Agora estou pensando seriamente em migrar para o wordpress, mas, para o pago, pois sei que só assim para mudar tudo nele como gosto.

    Adorei o post.

    Responder

  3. Olá, eu pensei que só eu tinha este problema! Foi uma luta mesmo escolher um templante para o meu futuro blog. Nada estava bom, e nada me satisfazia.

    Eu até encontrava algo que gostava porém, sempre via muita coisa que poderia melhorar. Para resolver esta questão comecei a aprender sobre HTML e sobre como o WordPress funciona. Com isso, passei a trabalhar no meu tema de forma que ficasse do jeito que eu queria sem precisar de ninguém.

    E consegui! Por isso estou muito satisfeito. Eu comecei mudando o espaço destinado ao artigo completo e o aumentei. Ai posso por textos maiores sem que a pessoa tenha que rolar a página muito com o mouse.

    Mas, tive que manter uma média de tamanho por causa da resolução do diferentes tipos de monitores no brasil. E o espaço ficou igual ao deste site. Com as mesma dimensões de ponta a ponta.

    Inclusive, consegui demarcar cada post na página principal com uma cor que delimitava o artigo em questão, separando assim, dos outros graficamente e como eu queria para que o leitor tivesse plena noção dos artigos. Agora, estou pronto para por o meu site no ar do jeito que quero e com total controle sobre tudo. Portanto, Até mais e obrigado!

    Responder

  4. Layout é algo importante. Já passei bastante tempo procurando um adequado ao meu estilo. Sempre estamos insatisfeitos mesmos. O Lado positivo é saber que estão preocupados em deixar o blog mais bonito e isso conta para o visitante.

    Responder

  5. A parte do desenvolvimento do layout é algo muito difícil, ainda mais quando é para seu blog/site, pois você sempre vai querer chegar a perfeição, algo quase impossível. Fica mais difícil criar um layout para você do que para um cliente que contratou seus serviços (digo isso até pelos desenvolvedores que sofrem com isto, ou não), este artigo ficou ótimo e já está em meus favoritos, Marcos. Abraço!

    Responder

  6. Eita coisinha mais dificil é escolher um Layout, sou iniciante e com mais de 1 ano de blogger ainda não escolhi o melhor visual, e chegando a acada 2 meses mundando tudo de novo. É uma luta eterna e complicada de se achar um meio termo que agrade a todos, sempre acompanho o blog, e venho primeiro elogiar o ótimo trabalho e pedir desculpas por não comentar, vou tentar melhorar isso, valeu!

    Responder

    • Tem que tomar cuidado, o layout do seu site é o cartão de visita.
      Eu tava olhando seu blog, seria interessante vc pedir para algum amigo designer fazer os detalhes principais pra você. Como banner e etc…
      Só uma dica mesmo. Abraços!!!

      Responder

      • Vamos falar a verdade, nem é um blog de verdade, mas agradeço pela dica, e pela educação! Rs Mas um dia ainda consigo eu mesmo um layout que se preste!

        Responder

  7. Em termos de layout sempre procuro criar os meus blogs , usando na minha opinião os melhores templates wordpress da atualidade .Thesis Theme e Socrates Theme .
    Thesis um tema mais flexivel e Socrates theme magnifico , onde podemos criar um blog wordpress em 5 minutos , próprios para sites de nicho.

    Responder

  8. Acredito muito na questão do gosto para designer do Blog. Por exemplo, acho muito estranho o Ferramentas Blog não mostrar a data nos seus post. Tenho sempre que rolar o texto até aos comentários para saber se o texto lido e atual ou não .

    Responder

    • Adelaide,

      Já publiquei sobre o assunto de usar ou nào data nos artigos do Blog.
      Cada nicho e assunto tem suas necessidades. Como o meu conteúdo é sempre atual e útil, pois são dicas que não ficam velhas e que sempre estou renovando e atualizando, a data é irrelevante para o público em geral.

      Responder

  9. Verdade O layout é muito importante, mais acho que tem gente que exagera no layout e acaba sobrecarregando o blog com excessos, eu particularmente preferir um estilo simples, que além de deixar o blog mais leve não atrapalha em nada o leitor, pois ninguém merece entrar em um blogger e ter que ficar fechando anúncios para ver os posts.

    Responder

  10. Realmente layout perfeito não existe. Eu arrumando o template do meu blog(que é gratuito), pensei numa hora que tava ótimo. Fui pesquisar um negócio na net e vejo um template igual o meu modificado que tava 5 vezes melhor que o que tenho. Fiquei “p” da vida rsrsrs. Poxa, tinha gasto 1 mês só arrumando o template.

    Responder

  11. nossa eu estava buscando como tem que ser um layout perfeito e cai aqui neste post. é uma pena,mas o q vc disse é verdade. a gente sossega por um tempo, mais depois ja quer mudar e melhorar sempre! bjs

    Responder

    • ah, nao procuro realmente o layout perfeito, mas gostaria de saber como tem que ser a disposição de gadgets, as cores, o melhor lugar para os anuncios(isso eu ja sei), se o melhor estilo é realmente o magazine sabe, estilo revista. se o ideal é ter quantas colunas, quantas paginas. o resto tem que ser pessoal, mas a formatação que fará mais sucesso. bjs

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.