Agora as descrições de links nos resultados do Google podem ter mais que duas linhas de texto. A Google está alterando a forma de apresentar os resultados de buscas, melhorando a experiência do usuário na hora de encontrar uma informação e tomar a decisão de clicar num link. Essa mudança adiciona mais informações além daquelas duas linhas de descrição.
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
Leia também: 5 dicas para aparecer bem posicionado no Google
As descrições no Google estão flexíveis!
Já estamos acostumados ao padrão de exibição dos resultados orgânicos de buscas no Google, sempre mostrando o título da página, um link e duas linhas de descrição com no máximo 160 caracteres. Mas parece que esse formato começa a mudar e já está disponível para todos quando fazemos novas buscas.
Agora podemos ver uma descrição maior e mais completa dos links, apresentando em média mais de 230 caracteres, ultrapassando as 3 linhas de informações. Em alguns testes que fiz cheguei a contar até 322 caracteres.
Isso significa que temos praticamente o conteúdo de um parágrafo inteiro para descrever os artigos de nossos blogs ou resumir um vídeo, entregando para o público algo mais completo e satisfatório.
Leia isso: Por que Técnica de SEO não funciona no seu Blog?
Resumir uma informação é uma tarefa bem complicada e ter pouco espaço para isso limita nossa capacidade de entregar o que realmente queremos. A Google sempre pensa na usabilidade de seus serviços e essa mudança vem em boa hora.
O Google começou os testes em Dezembro de 2017 para permitir resultados de meta descrição maiores que o tradicional e rodou os testes até Maio de 2018 quando passou a determinar que esse limite máximo e mínimo iria flutuar de acordo com o que o sistema considerar mais útil.
Esse foi o Tweet de um funcionário do Google informando sobre os testes quando começaram.
Yes. It’s not your imagination. Our snippets on Google have gotten slightly longer. And agree with @rustybrick — don’t go expanding your meta description tags. It’s more a dynamic process. https://t.co/O1UTyFeNfA
— Danny Sullivan (@dannysullivan) 1 de dezembro de 2017
Depois de vários meses de testes a solução final foi não ter um número padrão e fixo de caracteres, mas ser mais flexível de acordo com a melhor experiência do usuário. Há casos em que os resultados mostram descrições curtas e outros de tamanho médio e mais longas.
E este foi o Tweet mais recente confirmando a decisão final para a forma como as descrições são exibidas:
Our search snippets are now shorter on average than in recent weeks, though slightly longer than before a change we made last December. There is no fixed length for snippets. Length varies based on what our systems deem to be most useful.
— Danny Sullivan (@dannysullivan) 14 de maio de 2018
É bem provável que este novo formato de exibição seja mais flexível e varie de acordo com o tipo de busca, conteúdo e necessidade de exibir mais detalhes sobre o link. Além de dar mais capacidade ao sistema do Google de criar vários tipos de padrões de resultados conforme o indivíduo que faz a busca.
Outro ponto que não pode ser descartado é que isso também amplia as possibilidades de uso dos Links Patrocinados, principal fonte de monetização do buscador.
Otimo mesmo, google sempre inovando
Excelente notícia, Marcos Lemos!
Muito boa esta novidade do google.
nossa, vai mudar bastante a forma de fazer seo agora!
Olá, passando para avisar que o Blogger já está oferecendo a opção de https para blogs com domínio customizado.
Basta acessar draft.blogger.com, escolher configurações e depois básico. nessa aba escolhe Https SIM. Depois espera uns 30 minutos. E aí estará disponível a opção de redirecionamento de todos os posts http para https.
É importante salientar que o Google indexa bem melhor os sistes https.
abraço.
Por essa eu não esperava, muito obrigado por me manter atualizado, gosto muito desse site.
Que maravilha o Gogle sempre melhorando muito bom mesmo!!! Parabéns pelo artigo.
Muito bom saber, assim na hora de fazer o SEO da descricao poderemos trabalhar mais palavras!
Olá, estou estudo técnicas e configurações de SEO, sou artigo me ajudou muito.
http://primeironegociofacil.com/
Estou estudando SEO e seu artigo me ajudou muito