Novo Resumo de Postagens do Blogger – Hack “Leia mais”

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Resumo sobre o novo recurso do Blogger.
Diante das dificuldades que alguns tiveram com a nova forma de se fazer resumos de postagens no Blogger, o link “Leia mais…” para continuidade dos textos publicados, resolvi juntar aqui um pequeno resumo do uso e mostrando como corrigir erros e fazer funcionar em qualquer modelo de template. Este novo modelo é mais fácil de usar, mas em alguns casos está deslocando a barra lateral (sidebar) ou algumas pessoas não estão conseguindo encontrar o novo botão na barra de ferramentas do editor de textos.

Já publicamos sobre as novas funções do Blogger em quatro artigos que você pode verificar aqui:

Nos dois últimos falamos sobre a nova forma de aplicar os resumos de postagem, que antes era preciso instalar algumas gambiarras e códigos, mas que agora é um serviço nativo e automático, bem mais fácil de usar. Abaixo segue um resumo do novo serviço com soluções dos erros que podem acontecer em alguns templates ou eventuais dificuldades.

1. Como ativar a nova função.

Editor de Postagens.

A primeira coisa a se fazer é mudar para o novo editor de textos oferecido pelo Blogger. O que sempre recomendamos é que se use o Blogger in Draft, onde esses recursos são testando previamente, mas já está disponível no Blogger Padrão. Se você não sabe a diferença entre os dois serviços do Blogger, então assista:

O novo botão do hack “Leia mais”, chamado de Jump Break, está visível na barra de ferramentas do Editor de postagens, como ilustra a imagem:

novo-hack-leia-mais

Mas se você quer continuar usando o painel padrão do Blogger, é preciso ativar o novo editor de postagens, pois é só aí que aparece o botão e a nova barra de ferramentas. Para isso vá ao menu “Configurações” ~> “Básico” e role a página até encontrar “Configurações Globais” e mude para o editor atualizado:

menu-editor-texto

Com isso a nova barra de ferramentas no editor de textos já estará disponível e você poderá usar o novo hack com explicamos no artigo “Hack “Leia mais” nativo no Blogger – Jump Break”.

Inserindo o Código em templates antigos.

Se ao adicionar o hack a função não executar em sua página, ou seja, o link “Leia mais” não aparecer ou não funcionar, significa que o seu template não tem disponível o novo recurso. Mas você pode instalá-lo de forma bem simples e rápida. Isso está explicado com detalhes no artigo “Personalizar o novo Hack “Leia mais” do Blogger” que ainda ensina como fazer customizações no modelo.

2. Corrigindo erros na Sidebar.

Está sendo relatado por alguns usuários um pequeno erro quando se adiciona o hack nos artigos do blog, desconfigurando a barra lateral ou enviando ela para o final da página.

Esse erro só acontece em blogs que no código HTML dos posts publicados se usa as seguintes tags:

<div………></div>

Normalmente aparecem para definir os parágrafos dos artigos. Recomenda-se que seja apagado ou trocado o “div” pelo “p”, que é como uso aqui no [ Ferramentas Blog ] e não dá conflito com nada (pelo que percebi).

Outra solução é que o código “<!– more –>” não fique dentro dessa tag, o que já resolve o problema.

Concluindo.

O mais importante é manter o seu blog organizado. Os modelos antigos do recurso de Resumo de Postagem continuam funcionando normalmente e não é preciso mudar se você não quiser. Preocupe-se sempre em usar os recursos disponíveis, mas da melhor forma que você se adaptar e que forem melhor para o seu blog. Nem tudo que funciona para alguns é bom para todos.

E lembre-se de sempre investir tempo no cuidado pelo layout de seu blog, pois a sua apresentação é fundamental para atrair visitantes, facilitar a navegabilidade e ser fácil de usar.

Outros artigos relevantes:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

7 Comentários

  1. O mei sidebar fica la em baixo e os direitos autoriais fica la em cima.
    meu deus mas fazendo isso vou demorar um ano para trocar div por p.

    Responder

  2. @Itzme Donizete,

    O melhor mesmo será manter ou usar os métodos anteriores e não usar o novo hack. Assim vc não precisa mudar nada.

    Responder

  3. Atualmente eu uso o hack "leia mais". que voce postou aki no ferramentas blog https://ferramentasblog.com/2009/04/hack-leia-mais-apenas-em-artigos.html

    ele bom mas tem 2 problemas.

    * Usando ou nao resumo de postagens. sempre aparece no final do post "leia mais", e isso confunde muito os leitores que nen sabe se aquilo tem contiaçao mesmo se clicar lá ou nao tem

    * E quando eu coloco a fonte de algum artigo que eu peguei de um outro blog. aparece so a parte que eu quero. mas o link que fica la no final do post que so era pra aparecer se o leito clicar em "leia mais" que continuari a ler o post e depois a fonte. nao fica assim.
    qualquer link que fica no final do post ele sobe pro meio da postagem.

    Responder

  4. Pingback: 5 dicas para melhorar o Layout do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Customizar, modificar e criar Templates para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.