Uma das perguntas que mais chegam em minha caixa de mensagens é querendo saber como parecer nos resultados de busca do Google e ter mais visitas. Essa é a luta diária de todo blogueiro e, por incrível que pareça, tem uma resposta relativamente simples e objetiva. Criamos nossos blogs, trabalhamos neles diariamente e, com isso, queremos ver resultados: isso significa “visitas”, mais leitores todos os dias.
Aproveite para conhecer o treinamento: Técnicas de SEO para Blogs. Um material completo que vai ajudar você a colocar seu Blog bem posicionados nos resultados naturais do Google e atrair mais visitas.
Recomendo que leia: Como enviar seu Blog para o Google – 5 passos importantes #AudioPost
A resposta é simples, mas a tarefa é difícil e para muitos será impossível. Isso porque existem mais de 130 Milhões de blogs e são criados centenas de milhares todos os dias, mas a taxa de sobrevivência é de menos de 5%. O tempo estimado de vida de um blog é inferior a 90 dias. Em outras palavras: criar um blog é fácil e qualquer um pode fazer, mas manter-se no ar, sempre atualizado e com conteúdo de qualidade e relevante é outra história. Poucos fazem isso e conseguem aguentar o tempo necessário.
Já tratamos disso aqui em outros dois artigos que valem ser lidos:
O que me motivou este artigo foi o que li de curiosidade no Adolescente Prematuro, onde contava a estimativa da Google para a quantidade de informação existente na Internet hoje e a dificuldade de catalogar tudo isso. São mais de 5 milhões de terabytes, que é um número com muitos zeros, e de tudo isso apenas 170 Terabytes estão nas bases de dados do Google (algo como 0,0034% do total existente).
Um blog não concorre com outros blogs apenas e seu conteúdo precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca. Aparecer nesse mar e ser considerado relevante é muito mais difícil do que parece. Veja o exemplo de grandes blogueiros: muitos estão nessa a mais de 2 ou 3 anos, alguns a mais de 5 anos para chegarem onde estão hoje. Um bom exemplo é o Problogger.net do Darren Rowse que completou 5 anos e já publicou mais de 5000 artigos nesse período.
Por que seu blog não aparece nos resultados do Google?
Nessa pergunta temos outras escondidas, como: “Por que tenho poucas visitas?” ou “Por que não consigo ganhar dinheiro com meu blog?” e até coisas simples como “Por que ninguém deixa comentários em meu blog?”.
Tudo isso é respondido da mesma forma: CONTEÚDO!!!
Veja o tamanho da internet, o tamanho da concorrência e é preciso se diferenciar em algo. As pessoas procuram conteúdo de qualidade e que seja relevante para o que estão querendo. E essa é a lógica por trás dos algoritmos e fórmulas dos robôs que rastreiam a internet para criarem os index dos bancos de dados dos buscadores como o Google. Tudo é sempre uma constante busca por conteúdo.
Assista esse vídeo:
Certa vez recebi um e-mail que me perguntava assim – vou colar abaixo exatamente como recebi, sem editar, tal qual foi escrito:
“bem amigo sou iniciante andei olhando pela internet me deparei com seu blogger com ajuda pela internet consegui colocar meu blogger em google analitcs assim como google webmaster e enfim como sou iniciante quero saber primeiro se o retorno gerado com anuncios no meu blogger é gratificante se compensa o trabalho outro detalhe como vi em sua pagina e em outras é a compra de um dominio ou seja este memso ja estou providenciando, vc acha vantajoso alugar uma hospedagem ou acha melhor apenas ter o dominio e hospedalo no blogger mesmo , uma coisa q andei analissando foi o numero de visitas q o orkut me trouxe nestes dias de teste cheguei até a ficar em 4 na busca ,as quero trabalhar mais e conseguir chegar a colocar os adsense por exemplo em minha pagina e começar a trabalhar com conteudo q me traga retorno.”
Não vou citar nome do autor nem o link do blog, mas quando abri o endereço encontrei um blog recém construído, com apenas 4 artigos pequenos e desconexos, sem uma cara definida nem qual seria o nicho a ser abraçado. E as perguntas que ele manda, num texto mal escrito, sem o mínimo de pontuação, são o reflexo do que muitos escrevem perguntando.
Já começa errado, basta ver a ordem das perguntas que vou numerar aqui à medida que aparecem no texto. (1) Quer saber se é viável, se dá pra ganhar dinheiro; (2) depois se vale comprar um domínio e onde hospedar; (3) então vai para a pergunta sobre o número de visitas e diz que andou fazendo testes; (4) mais uma vez fala de ganhar dinheiro usando o AdSense.
Mas, só no final, apenas no final escreve o seguinte: (5) “e começar a trabalhar com conteudo q me traga retorno”.
Conteúdo traz retorno pro Blog?
Não escreva um blog para ter retorno. Não se cria conteúdo visando ter um retorno financeiro, para se ganhar dinheiro. Esse e-mail ilustra bem o que se passa na cabeça da maioria. Pensa-se em tudo, menos no conteúdo. Vou repetir: escreva conteúdo de qualidade e que seja relevante para seus leitores e visitantes. Se entram em seu blog não encontram atualizações constantes, assuntos interligados e relevantes, para quê alguém vai voltar? Se não tem conteúdo ou se você pensa no conteúdo como última coisa em seu blog, para quê o Google vai indexar suas páginas?
Não, esse tipo de conteúdo não vai traz retorno algum.
O mais triste é que depois que respondi o e-mail, não me mandou nem um “obrigado” e o blog do tal continua desatualizado, do mesmo jeito que encontrei, provando as estatísticas sobre a morte de blogs.
As pessoas não tem a mínima noção de como é difícil manter um blog, e da regularidade a ser mantida. Como já foi falado, é fácil criar um blog, mas em compensação fazê-lo chegar a algum lugar… complicado.
Muito bom post!
Poxa, é tão prazeroso ter um blog. Claro que ganhar dinheiro com ele também é. Mas o meu blog de wallpapers eu dou o sangue! Eu fiz e eu o mantenho com poucas visitas mas com muito orgulho, pois é um trabalho meu.
Se puderem visitem-o:
http://wallpapersofthenature.blogspot.com/
Pedro,
isso é o fundamental. Quando se faz algo por prazer e satisfação pessoal é o primeiro passo para o sucesso a longo prazo.
Hoje você pode não ver grandes resultados, mas vai ganhando credibilidade e mais visitas.
Nichos específicos como o seu é que tendem a dar mais resulados e vc pode ir descobrindo com apliar seu alcance.
Aí é que tá a diferença. A gente vê essa galerinha sonhando em ganhar dinheiro com o blog antes mesmo de pensar sobre o que vai escrever, como vai chegar até os seus possíveis leitores e como vai cativá-los. Estou, desde janeiro (já tou fora da estatística!!) escrevendo minhas receitas de churrasco no Deitando o Gato na Grelha. Meu objetivo inicial é ter massa crítica. Ou seja, artigos e conteúdo. Dando uma boa atenção a isso, o resto vem naturalmente. À medida que seu conteúdo se torna mais extenso e melhor, o google te coloca melhor, as pessoas vem ao teu blog e VOLTAM, outros começam a te linkar. Como você mesmo disse em outro post: blogar é uma atividade de longo prazo.
Quer ganhar dinheiro? Arruma um emprego, oras. Ainda são poucos os que vivem de blogs, e duvido que haja espaço pra todo mundo ganhar.
Se alguém se interessar, o endereço do Gato na Grelha é http://deitadonagrelha.blogspot.com
Abração
Daniel Rodrigues
Quando se fala em Blog, o importante é a satisfação, eu tenho um blog desde fevereiro, já publiquei cerca de 190 matérias, e estou chegando as 15 mil visitas e estou muito satidfeito com ele.
Entrem para conhecer.
http://www.bodyboardcapixaba.blogspot.com
Eu confesso. Quando entrei nesse negócio de blogs era unicamente por pensar que ganharia dinheiro fácil (doce ilusão a minha). Mas na medida que fui conhecendo esse novo mundo, me apaixonei e me envolvi de uma forma que acabei esquecendo do objetivo de ganhar dinheiro fácil.
Certamente que blogar por dinheiro não é o caminho, no meu caso, só depois de um e meio blogando é que comecei a pensar em monetizar o blog, e ainda falta muito pra começar a ganhar uns trocados.
Não vou mentir pra ninguém eu pensei que era mais fácil blogar, mais depois de 5 dias de blog percebi quão difícil conseguir que seu blog apareça no busca do google.Mais esse post valeu apena pra mostrar a realidade de muitos iniciantes que abandona logo seus blog por não conseguir visitas em apenas 5 dias, disistindo facilmente se nem a menos tentar.
Cara, gostei muito deste artigo!
Seu blog está de parabéns! Você definiu bem o que a maioria das pessoas pensam… Para se ter uma idéia da verdade desse artigo, sempre que digo a um amigo que tenho um blog, ele já me pergunta se eu já ganhei dinheiro ou cadê o dinheiro! ¬¬
Sei que ainda tenho muito pra aprender, e agradeço por existir pessoas como você!
Gande abraço!
É aquele velho ditado. Todo faixa preta já foi faixa branca um dia.
A galera acha que já vai começar bombando. Não é bem assim.
Como muitos falaram, e eu me envergonho de dizer também: eu comecei pensando no dinheiro!
Inicialmente, não tinha vontade alguma de fazer um blog e a idéia começou em Março deste ano com a iniciativa do meu amigo e companheiro de blog. Mas eu fiquei adianda pela falta de ânimo.
Chegando em meados do mesmo ano, decidi, então, construir o bendito blog. E olha que coisa engraçada: o desânimo sumiu logo na segunda semana de blog quando alcançamos 100 visitas. Foi neste ponto que percebi que era possível crescer. Fui aprendendo a inovar e desisti de algumas idéias bobas. Chegando hoje, à 3 dias de completar 2 meses de blog, temos 640 visitas e 64 artigos publicados.
Com minha vontade de crescer e o apoio de amigos e mais os ótimos artigos do Ferramentas Blog (desculpe a puxação de saco) estou fazendo, juntamente com meu companheiro, com que o Máfia do Boteco cresça e não desistirei fácil, nem que demore 10 anos pra fazer sucesso, sempre persistente como o vendedor de salgados.
Tchau..
Mangamen
Cara! To impressionada com sua simplicidade e ao mesmo tempo dentro da simplicidade, existe todas essas informações ricas em detalhes! Estou com um blog "Piegina" em processo de gestação! E suas dicas, cada vez que leio, faz com que fique mais claro em minha mente a meta que quero alcançar!!
Otima postagem essa.Primeiramente seu site é muito atualisado!
Resentemente eu criei um blog blograulbrito e estou tentando
ainda deixa-lo legal como esse.
Nao e facil manter um blog, existem varias coisas,tem que cuidar, que atualizar,etc… No principio,eu pensava que iria fazer dinheiro, ia ter muitos visitantes, uma empolgacao danada, mas depois voce vai lendo, vai aprendendo, vai sentindo e vendo que nao e da noite para o dia que se ganha visitantes. cheguei quase aos 3 meses e ja estava me desanimando, iria fechar o blog. Mas com paciencia fui postando, fui ganhando a simpatia das pessoas, sendo simpatico tambem e fui vendo resiltados, comecei em Maio de 2010 ja tenho 35 mil visitas ate agora estou feliz e contente pelo trabalho que realizo no meu blog, um Blog de variedades, falo de tudo um pouco….Aqui deixo o site para sua visita http://www.amuvuca.com ou http://www.alepimentel.blogspot.com
Abracos!
Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]
Pingback: Sobre Conteúdo Duplicado e Punições da Google | [ Ferramentas Blog ]
Ótima matéria !!
Estou aprendendo mais e mais p/ otimizar meu blog e meu site
Um blog ou um site deve ser encarado como “seu negócio” para que dê certo. Ser cuidado e dedicado sempre para que o mesmo tenha um conteúdo de qualidade para obter mais leitores e ter credibilidade por eles.
Olá Marcos,
Sou uma “nova blogueira” Sigo sempre suas dicas, e o número de visitas do meu blog vem crescendo bastante, mas reparo que em alguns dias recebo quase o dobro de visitas que em outros. Se vc puder dá uma olhada no meu blog e me diz o que acha dele?
obrigada
Muito bom seu artigo Marcos.
Comecei a montar um blog semana passada e vi sobre a possibilidade do AdSense.
Mas esse passo eu talvez dê muito mais adiante.Por hora, só desejo usar como mais uma ferramenta de expressão de ideias e opiniões minhas.
É assim que encaro meu blog.Um espaço meu que pode em algum momento interessar aos outros.
Um abraço!
Ótimo artigo Marcos.
O meu blog nasceu sem a pretensão de gerar lucro. Se algum dia isso acontecer, será com a única exclusividade de mantê-lo no ar. Me divirto postando coisas que gosto. Pra mim, blogar é um hobby e não uma profissão. Respeito totalmente a posição de cada um e a minha é esta.
cara conserteza esse blog tem conteudo me ajudou muito e como foi citado acima e muito dificil manter um blog com conteudo principalmente no meu caso que e de poesias rsrsrs pq tar criando poesias sempre nao e facil principalmente agora que as aulas voltaram fika muito dificil ter tempo pro blog mas vamos batalhando ai neh pra um dia chegar a algun lugar vlw.
O meu blog só não aparece em primeiro quando digito Southern Rock por causa da Wikipedia, que coloca duas páginas a acima de mim.
E não procuro retorno, gosto de escrever sobre o assunto que trato. Tenho publicidade via Twitter e td dinhiro que ganho vai para promoções.
Montei meu site em 2007, sendo que aprendi a linguagem html em 2000, assim aconselho à todos editarem um site, pagando o dominio e a hospedagem sai por ano algo na faixa de uns R$ 80,00 barato. Isto de ter blog é algo de momento, não é algo que seja para ganhar dinheiro, tem quem ganha por sorte, meu site me dá retorno financeiro, já houveram várias pessoas que me convocaram por este meu site. Se tu pensa em ganhar dinheiro monte um site e não um blog, isto de blog para mim é obra de arte de menininhas.
Paul,
Blog é um tipo de Site. Site é todo tipo de estrutura de conteúdo para internet. Uma rede social, um portal, um e-commerce, tudo isso são tipos de sites.
O formato blog é apenas uma maneira de fazer site. A estrutura de Blog é HTML e CSS como qualquer outro site no mundo.
Acho que você está precisando aprender mais sobre internet.
criei um blog porque gosto de compartilhar conteúdo assim como já fazia no Facebook para meus amigos, mas o foco não é ganhar dinheiro e sim porque gosto do que faço, pois acho que isso é importante, mas claro se eu começar a ganhar para fazer o que eu gosto ficarei com certeza mais feliz! alias ótimo post!
Quando comecei com meu blog, eu não comecei com muita seriedade, organização. Hoje, com quase um ano de existência do blog proPHano, vejo que ele começa a se consolidar, tanto que muito recentemente registrei um domínio próprio.
Confesso que fazia o blog às pressas, tão somente pra enchê-lo de conteúdo – muitas vezes copiado de outros blogs. Estou começando a olhar meu blog com mais seriedade, haja vista minha decisão de produzir o conteúdo com minhas próprias palavras, mas não deixando de me inspirar em outros blogs/sites.
Muito boa a observação sobre a questão “da maioria”. A maioria está sempre em busca do que é fácil, a maioria não se preocupa com qualidade mas sim com dinheiro.
Além de TI, trabalho com educação em investimentos de renda variável e o que mais vejo são pessoas em busca da “grana fácil”.
Bom artigo, interessante ver como “a manada” (como chamamos a massa nos investimentos) vive atrás de facilidade em qualquer assunto, seja na criação de blogs, na compra de ações ou qualquer outra coisa.
Parabéns pelo blog. [link suprimido]
Meu Deuuuuuuus!
Que dificuldade uma pessoa tem pra escrever um email, imagine então colocar posts no blog! rs Dá até medo né?
Achei interessantíiiiiiissimo o seu post e vou compartilhar ele no meu, tudo bem?
Parabéns pelo blog e continue assim, boa sorte!
Que bom que você gostou. Mas NÃO, não pode compartilhar no seu Blog. NÃO. Seria plágio, duplicar conteúdo.
Se gostou do artigo, indique o link, faça um artigo sugerindo que seu público leia o meu texto dentro do meu blog. Aí sim você estará ajudando.
Oi, povo! Como é bom a gente encontrar pela internet blogs bem feitos e que nos dão ânimo! Trabalho como redatora web desde 2016 e há um ano tive o incentivo de uma amiga para criar um blog. Eu amo escrever e adoro ajudar as pessoas. Pensei em escrever sobre empreendedorismo, apesar de ter milhões de publicações a respeito. Mas foquei no empreendedorismo depois dos 30 anos. Bem, o blog “Empreender Depois dos 30”, está no ar há uma semana (ainda estou acrescentando algumas coisinhas) e confesso que estou penando para fazer com que o Google entenda que ele existe. Está difícil, mas depois de ler tantos comentários por aqui, não vou desistir tão fácil. Quero fazer pelos outros o que fizeram por mim, quando comecei como redatora web. E sim, depois disso, ganhar um dinheirinho, né? Quem sabe ser uma blogueira empreendedora. Mas enfim, amo os conteúdos do “Ferramentasblog” e espero ter tempo para ler muito, estudar bastante e colocar em prática.