Já ensinamos aqui no Blogueiros na Web sobre como instalar plugins no seu blog do WordPress. Se você não sabe, leia este post:
O problema, no entanto, é que como em todas as situações dessa vida, quando instalamos muitos plugins o script como um todo tende à ficar mais lento. Leia-se nesse caso, o WordPress, e, correspondentemente, o seu blog. Isso acontece pois quando instalamos um plugin, o WordPress organiza-se para que ele haja em determinada etapa da requisição, informada pelo próprio plugin. Quando há plugins demais, ou um determinado plugin fica muito lento, toda a fila tende à correr mais lentamente, podendo até cancelar a requisição do usuário ao seu blog, afetando as visitas diretamente. Por exemplo.
Para resolver este problema, só há uma forma bem básica e prática de deixar o seu blog mais leve: Eliminar o que é desnecessário. Isso, óbviamente, exige determinada atenção, mas geralmente destina-se à apagar plugins com as seguintes funções:
- Plugins de estatísticas.
- Sistema para captura dos usuários que mais comentam no seu blog.
- Medidores de popularidade.
- Coisas completamente inúteis (como plugins para implementar códigos no seu template)
De qualquer forma, vale o teste. Às vezes, um determinado plugin pode ter uma incompatibilidade com outro e gerar conflito, por exemplo, nesse caso, só na base do teste é que você vai saber o que está ocorrendo no seu blog, podendo ser ajudado pelos logs de erros gerados automaticamente pelo servidor do seu site.
Vale lembrar que para mexer com essa área é recomendado determinado conhecimento de PHP, linguagem sob o qual foi feito o WordPress, e SQL, para saber o que um determinado código faz no banco de dados, por exemplo.
Boa Tarde
Fernando
Parabéns pelo artigo e conteúdo do Blog.
Estou procurando este artigo mas não está mais disponível poderia me ajudar.
http://www.blogueirosnaweb.com/2010/01/como-montar-uma-lista-de-sites.html
Se puder me contate por mail.
Obrigado
Um Abraço
Roberto
Olá Roberto.
Nós iremos re-publicar este post em breve, com alterações e melhorias.
Abraços e obrigado pelo comentário. 😉