Tag condicional para blog com vários autores (Blogger)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um blog que tenha vários autores publicando tem sempre a dificuldade de definir o que será exibido, seja gadgets, perfil, publicidade ou outros elementos específicos para cada autor. Um blog pode ter variações no layout de acordo com o autor de cada post. Existem códigos condicionais muito úteis que podem ajudar você a monetizar individualmente os artigos de cada autor e até exibir links e gadgets exclusivos para cada indivíduo que atua em seu blog.

Esse tutorial é um ótimo complemento para:

Como exemplo de uso desses códigos condicionais (Conditional Tags), já publiquei o seguinte post: Perfil do Autor específico do Post no Blogger. Esse é um exemplo bem simples de como você pode usar as condicionais se o seu blog tem vários autores (várias pessoas publicando). Aqui consideremos que todos os autores que publicam em seu blog usam um perfil diferente, individual, para acessar o painel do Blogger, onde ao menos um é o administrador (Um Blog, vários Autores).

b-if-blogger-tag

Introdução.

A lógica é bem simples para o uso dessas condicionais. Elas se referem à uma informação que precisa ser cumprida para que algo funcione. No caso de blog com vários autores você pode usar condições determinadas pelo nome de cada autor.

Assim o funcionamento desse tipo de tag que busca pelo nome dos autores de cada post seria algo como (aqui os códigos são meramente ilustrativos):

<b:if nome do autor = "FULANO">
 
Esse conteúdo é exibido para FULANO
 
<b:else/>
 
Caso contrário, para todo o resto, aparecerá este aqui.
</b:if>

Ou, num modelo mais completo, que trate diretamente com o nome de cada autor do blog, poderia ser assim (nesse exemplo coloco com se o blog tivesse 3 autores):

<b:if nome do autor = "FULANO">
Aparecerá certo conteúdo somente para FULANO e não verifique a próxima.
Caso contrário passe para a próxima condicional.
</b:if>
 
<b:if nome do autor = "CICLANO">
Aparecerá certo conteúdo somente para CICLANO e não verifique a próxima.
Caso contrário passe para a próxima condicional.
</b:if>
 
<b:if nome do autor = "BELTRANO">
Aparecerá certo conteúdo somente para BELTRANO
</b:if>

Com isso você pode definir o que é ou não exibido para cada autor usando o nome específico do perfil de cada um. Pode ser especialmente útil para monetizar individualmente cada post ou para escolher elementos do perfil de cada um, como o link para o Twitter, perfil pessoal ou blog individual.

A Tag Condicional para blog com vários autores.

O uso dessa tag é bem simples e pode ser aplicado dentro do código-fonte e em volta de outros trechos de código como for mais conveniente. Seu formato exato fica assim:

<b:if cond='data:post.author == "NOME_AUTOR_1"'>
…coloque aqui o que preparar para o perfil do autor 1…
</b:if>
 
<b:if cond='data:post.author == "NOME_AUTOR_2"'>
…coloque aqui o que preparar para o perfil do autor 2…
</b:if>
 
<b:if cond='data:post.author == "NOME_AUTOR_3"'>
…coloque aqui o que preparar para o perfil do autor 3…
</b:if>

Substitua onde está destacado de vermelho pelo nome EXATO de cada autor no perfil do Blogger, como aparecem nos posts. Desse modo o código verificará pelo nome de cada pessoa o que deve ser executado para cumprir aquela condição.

Se o blog tem 2 autores, basta tirar a terceira parte, mas se tem mais de 3, basta adicionar mais linhas seguindo o mesmo padrão.

Recomendamos que você tenha um blog só para fazer testes antes de tentar aplicar isso em seu blog principal. Também faça um backup dele para poder reverter eventuais erros e não arriscar atrapalhar a estrutura do seu blog atualmente.

Outros artigos relacionados:

.

3 Comentários

  1. Valeu Marcos!!! Suas postagens têm sido fonte de inspiração de muitos blogueiros que querem ter bom gosto em seus blogs. Abraços

    Responder

    • Jadson,
      Essas condicionais podem ser aplicadas em qualquer lugar do seu blog. Reveja os passos (acabei de verificar tudo e atualizar para ter certeza de que está funcionando) e verifique se não apagou ou esqueceu algo.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.