10 dicas para melhorar a estrutura de layout do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

estrutura-layout-blog Ao criar uma blog, além de sempre cuidar da qualidade do conteúdo e sempre publicar de forma original e relevante para o seu público alvo, seu blog precisa estar organizado e ser prático na navegação. “A primeira impressão é a que fica” e esse ditado popular é muito válido para blogs e não há segunda chance. Seu blog precisa causar uma boa impressão logo que o visitante chegar até seu endereço: tem que encontrar o que precisa e seu layout tem que ser agradável, limpo rápido e fácil de usar. Veja algumas dicas para blogs e verifique a estrutura de layout que você usa em seu blog.

 

1. Tenha um template adequado

Dedique tempo pesquisando e procurando qual o melhor template (modelo de layout, Theme) para seu blog. Isso é algo que você deve dedicar tempo e paciência, pois não é fácil achar algo adequado. O layout tem que combinar exatamente com seu estilo e conteúdo, já que é a cara de seu trabalho e onde seus leitores vào passar algum tempo.

 

2. Use imagens nos posts

Todo artigo não pode ser composto apenas de texto. Sempre ilustre de alguma forma o conteúdo de seu blog e procure imagens que correspondam ao artigo e que marquem, caracterizem o que você escreveu. As imagens ajudam na fixação do conteúdo e tornam a leitura mais leve e agradável.

 

3. Otimize sua Sidebar (barra lateral)

Um blog organizado facilita a navegação e tudo o que é importante deve conter na sidebar de seu blog. Especialmente deve-se chamar a atenção para os ícones de Feed e redes-sociais, pois são a sua forma de integração com seu público leitor. Pense que sua barra lateral tem que ser amigável e um indicativo do que há de melhor em seu conteúdo.

 

4. Otimize o roda-pé dos artigos

Uma coisa importante: sempre recomende leituras complementares no rodapé dos artigos. Isso garantirá que, se o visitante gostou do que acabou de ler, continuará lendo mais. Também é recomendável dar destaque ao formulário de comentários para estimular a participação e até se pode adicionar alguma publicidade. Mas o foco tem que ser sempre manter o visitante em suas páginas.

 

5. Escolha uma boa fonte e cores

Lembre-se de que seu blog é composto de texto e as pessoas precisam ler com facilidade e sem se cansar dos artigos. Prefira sempre cores claras para o fundo e cores escuras para o texto. Defina um tamanho de fonte agradável e um estilo básico, legível. Isso também vale para as cores de links e títulos.

 

6. Sua página precisa carregar rápido

Cuide para que seu blog seja leve para carregar rapidamente. Diminua a quantidade de imagens e vídeos, não rode música em seu blog com players automáticos e não deixe que sua página fique muito longa. Para o Blogger também é possível agilizar o carregamento com algumas otimizações básicas e para o WordPress há vários plugins que ajudam nisso.

 

7. Use resumos de postagem

Facilite a navegabilidade de seu blog e exiba mais conteúdo de forma acessível e prática com os resumos de postagem (link “leia mais…”) nas páginas principais e de arquivo de seu blog. Isso facilita a pesquisa e dá mais opções ao visitante de ver mais coisas em seu conteúdo e escolher melhor o que querem ver. esse recurso também ajuda na questão de tornar seu blog mais leve.

 

8. Diminua a quantidade de anúncios

Não polua seu blog e suas páginas com muita publicidade e links patrocinados, banners e ofertas. Muitos, no afã de querer ganhar dinheiro e monetizar o blog acabam perdem a qualidade do layout e do conteúdo para exibir sempre mais anúncios. Pense: o mais importante e o que atrai visitas para seu blog é seu conteúdo. Um bom conteúdo gera sempre visitas crescentes e só com muitas visitas é que e possível monetizar um blog. Não é a quantidade de publicidade que ajudará em seus ganhos.

 

9. Otimização para os mecanismos de busca

Seu blog precisa ser encontrado, por isso dedique-se a entender como melhorar a indexação de seu conteúdo com algumas técnicas de SEO. Especialmente cuide de aprender a usar palavras-chave, contextualização, destacar títulos e meta-tags para imagens. Uma boa indexação também ajuda na organização de seu conteúdo e mantém o foco de seu trabalho.

 

10. Interligue seu conteúdo

Mostre ao seu leitor que o conteúdo e posts de seu blog estão interligados e que todos os artigos podem ajudá-lo de alguma forma. Sempre indique nos seus artigos outros textos complementares apontando com links para dentro de seu próprio conteúdo e que ilustrem trechos e/ou aprofundem temas específicos. Isso é útil especialmente com os marcadores de postagem. É a melhor forma de mostrar a contextualização de seu conteúdo.

.

8 Comentários

  1. Muito boas estas dicas! Recentemente fiz uma faxina no meu blog, eliminando listas de links muito extensas, gadgets inúteis, imagens e ícones em excesso, ou seja, deixando a cara do blog mais limpa, simples e direta, o que fez o foco dele cair sobre o post, que é o que o leitor realmente procura.

    Responder

  2. Marcos
    Sigo todos os teus conselhos e dou-me bem. Sou fã de templates limpos e leves. Fundo branco e uma só fonte de letra bem escura. E imagens, sempre! Nunca música. Poucos vídeos.

    Responder

  3. Por isso sempre venho aqui, sempre tem novidades e coisas a se aprender. Marcos, muito obrigado por sempre postar dicas muito importantes.

    Responder

  4. Pingback: 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  5. Muito útil suas dicas. O que me chama mais atenção é quando você ressalta a questão do conteúdo e o relacionamento com outros parceiros ou blogueiros. Valeu! sou novo na blogosfera e estou aprendendo muito com o “ferramentas”

    Responder

  6. Pingback: Biografia do autor do Blog no rodapé dos posts para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  7. Boa noite, Marcos!

    Sou um aspirante a blogueiro e descobri recentemente este seu blog, cheio de dicas valiosas.

    Estou bastante preocupado em começar a blogar, pois já de início, quero começar com alguma qualidade (pelo menos o mínimo possível e necessário). E para tanto, tenho lido bastante nestes últimos dias. Estou começando a achar que já dá para “sair do ninho” e arriscar um “vôo”… graças a dicas valiosas como estas suas e de meus outros amigos da UBE Blogs.

    Em relação aos seu posts sobre como criar e manter um [BOM] blog, percebo sua sinceridade e humildade para com seus leitores. E isto é algo MUITO bom. Parabéns mesmo…!

    Apesar de minha quase nenhuma experiência como blogueiro, tenho vasta experiência em leitura e, se me permite um “pitaco”, percebi que seus textos pecam, vez ou outra, na escolha do gênero das palavras [Posso até ter me confundido, mas “UMA blog”, por exemplo, do início deste post, não me parece adequado (?)]. Vi isto em mais de um texto.

    Em relação ao uso de imagens nos posts, eu concordo plenamente, e lhe agradeço, Porque apesar de ser um apreciador de textos bem ilustrados, não estava planejando adotar isto em meu futuro blog. Em relação a imagens, até gostaria de lhe solicitar (ou a um de seus leitores) que indicasse [BONS] repositórios de imagens com licença livre para uso (Creative Commons p.e.).

    No mais, um abraço e parabéns!

    P.S.: Ah… e em relação ao uso de música direto no blog, é bom evitar também por causa do ECAD, que está cobrando direitos autorais até de vídeos musicais, rodados via “embeded” nos blogs.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.