Uma das coisas mais importantes para um blog são suas estatísticas, pois nos ajudam a definir linha de ação, identificar melhor nosso público e até como melhorar a qualidade de nosso trabalho. Considero o Google Analytics o serviço mais completo para obter esses dados e é indispensável. Mas quando trocamos o Tema (Theme) no WordPress.org (com hospedagem e domínio próprio) temos que voltar ao código para adicionar o rastreador do serviço. Então descobri uma forma de adicionar o rastreador do Analytics definitivamente e não arriscar perder informações.
O código de rastreamento do Google Analytics é inserido no código-fonte do layout do seu blog, normalmente no roda-pé antes da tag “</body>”. Se você não sabe usar o Google Analytics no seu blog no WordPress, veja:
Mas ao trocar o tema (theme) do seu WordPress esse código de rastreamento é perdido e você precisa reinserir tudo. Imagine o transtorno que seria esquecer disso e ficar sem estatísticas de seu blog por vários dias, até você lembrar que o que está errado é a falta do código? Para evitar isso, descobri uma forma de ter esse código de forma definitiva, independente das mudanças que você faça no layout.
Deixe aberto em uma janela separada o código do seu rastreamento – aquele que o serviço do Google Analytics manda adicionar no Blog. Agora abra o painel do WordPress e clique no menu “Aparência” ~> “Editor” para ver os códigos de edição do seu blog. Então procure pelo “Funções do Tema (functions.php)”, como ilustra a imagem abaixo:
Agora basta inserir essa modificação, conforme está abaixo:
<?php
add_action(‘wp_footer’, ‘ga’);function ga() { ?>
// Adicione o codigo de rastreamento do Analytics aqui
<?php } ?>
Onde está indicado, coloque o código de rastreamento do Google Analytics e depois salve a modificação clicando em “Atualizar arquivo”. Uma outra coisa importante é lembrar-se de retirar o código do roda-pé do layout para não ficar duplicado.
Feito isso você não vai mais precisar se preocupar em mudar seu tema do WordPress e perder o Analytics, pois assim esse código já está adicionado de forma definitiva.
Para aprofundar uma pouco mais, leia: