Seu Blog está pronto para aparelhos móveis?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É evidente que muita gente tem usado cada vez mais a internet em seus aparelhos móveis (celular e tablet) e até tem sido o formato preferido de muitos para acessar suas redes sociais. Seu blog precisa estar preparado para esse tipo de navegação, com um layout pensado justamente para facilitar a navegação em telas pequenas, carregar mais rápido e mais leve, focando no conteúdo. A questão é: seu blog está pronto para aparelhos móveis?

Quer fazer um teste agora? Pegue o seu celular ou tablet que acessa a internet e, abrindo o navegador, acesse a página do [ Ferramentas Blog ] digitando nosso endereço padrão: https://ferramentasblog.com. Você verá que nossa página tem um formato ajustado ao tamanho da tela de seu aparelho, automaticamente e sem redirecionar para outro endereço.

Se você nunca pensou nisso, está na hora de olhar suas estatísticas para acessos vindos de celulares e tablets como o iPad. Quem usa o Google Analytics para contabilizar as visitas tem também a informação sobre os dispositivos móveis mais usados pelos visitantes ao entrar no seu blog.

Os números que vão aparecer no painel do Analytics podem não ser muitos, mas são significativos ao serem analisados. Entrando no painel, clique no menu “Público-alvo” ~> “Celular” ~> “Dispositivos”. Mesmo o menu chamando “Celular” ele se refere a todo e qualquer aparelho móvel, incluindo os tablets e híbridos.

Mais importante do que a quantidade de visitas recebidas é a qualidade delas. Veja se a taxa de rejeição é alta, se o tempo de permanência é baixo e quantas páginas em média os visitantes vindos de aparelhos móveis acessam.

Se esses números são ruins, isso significa que: ou seu blog não tem uma versão de layout pensada para aparelhos móveis ou essa versão foi mal feita.

Duas soluções simples

Há duas formas de você ter uma versão móvel do seu Blog. Uma é criar um layout responsivo, totalmente ajustável automaticamente para o tipo de tela em que ele é visualizado. Esse é o estilo que usamos aqui no [ Ferramentas Blog ] e já publicamos sobre isso:

A outra forma é criar um endereço alternativo do seu blog para o visitante acessar quando ele quiser ver o seu conteúdo num aparelho móvel. Algo como: http://mobile.SEUnomeBlog.com.br

Para se ter um layout responsivo normalmente é preciso solicitar a um designer ou desenvolvedor que crie o seu layout com essa função. É um investimento que vale a pena e é mais fácil para o usuário que acessa sua página, pois ele não precisa saber o seu endereço específico para aparelhos móveis.

Mas mesmo assim há aplicativos e códigos gratuitos que redirecionam o visitante automaticamente para o endereço específico do formato móvel. Esse código ou aplicativo reconhece a plataforma que o visitante está usando e antes de terminar de carregar o endereço padrão, já vai para a página mobile.

Para quem usa o Blogger

Se você usa o Blogger, pode desfrutar de um recurso nativo que já cria um formato móvel para seu layout, deixando seu blog mais amigável para celulares. Não são muitas opções para customizar seu modelo, mas é gratuito e padrão. Não será preciso adicionar códigos nem fazer configurações complicadas.

É uma solução simples e sem custo, que funciona para qualquer modelo de Template.

Eu mesmo nunca achei um modelo de Template responsivo para o Blogger que fosse gratuito, mas é uma opção também procurar por algo assim e ter algo exclusivo para seu blog. Ou então solicite isso de um serviço de criação.

Para quem usa WordPress.org

Mas se o seu caso é um blog no WordPress.org tenho duas recomendações. Sempre é possível encontrar Temas (Themes) Responsivos gratuitos, Premium ou comprar de um desenvolvedor. É a melhor solução inclusive do ponto de vista do SEO.

Há também os plugins gratuitos e pagos que ajudam na criação de formatos de layout e redirecionamento para aparelhos móveis. O mais comum deles é o WPtouch que cria uma versão para iPhone:

Não dá para recomendar um plugin específico, pois isso vai depender de suas necessidades e existem centenas. É melhor procurar e testar para ver qual se adapta melhor ao seu estilo.

.

8 Comentários

  1. Olá,

    Eu estou a criar um novo projeto e estou a criar o layout do mesmo, nós últimos dias estou estudando muito sobre layout Responsivo. Realmente hoje quem não tiver um layout responsivo está a perder muito.

    Responder

  2. Olá Marcos,
    Excelente artigo.
    Realmente os dispositivos móveis estão ganhando cada vez mais destaque na vida dos brasileiros. Por isso já estou estudando sobre layout responsivo, já que apesar de eu usar o Blogger, não gosto dos modelos padrões para celular.
    Abraços.

    Responder

  3. Olá Marcos!

    Só gostaria de lembrar que, não é so pelo fato de bogueiros utilizarem a plataforma Blogger, que deverão utilizar o modelo padrão para celular, podem simplesmente contratar um serviço (já mencionado) ou quem tiver conhecimentos construir os seus responsivos. Pois no Blogger dá para ter um layout para dispositivos moveis totalmente exclusivo.

    Abraços.

    Responder

  4. Neste momento, por curiosidade estou via celular e o que vejo é uma experiencia incrível. As cores efeitos nos botões são elegantes e tão bons ou melhores quanto os do blogger.
    Muito bom saber que há incentivo nesse ponto. Hoje no meu blog 5% das visitas são de celulares e tablets e ano passado era de 2%. Aos poucos as coisas mudam…

    Responder

  5. Lembrei disso ontem. Visitei o meu blog e demorou para abrir (internet 3g). Hoje pesquisei, instalei o mobilepress no meu WP e abriu muito rapido, com um tema super enxuto.

    O único problema é que aparecem todas as páginas, inclusive as que podemos ocultar no WP. Mas no meu caso, tudo bem. Ficaram até bem posicionadas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.