Adicionar e verificar seu Blog no Google Webmaster Tools

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Tanto para usuários do WordPress quanto do Blogger.
É extremamente importante para acompanhar a indexação de seu blog nos mecanismos de pesquisa – principalmente o Google – e usar os recursos que esses serviços disponibilizam para seu blog. É nesses serviços que enviamos nosso Sitemap. O mais importante deles e mais completo, claro, é o da Google. Veremos abaixo como usar esse serviço de forma completa. Os que usam o WordPress (com Host próprio) como plataforma já podem também fazer a verificação.

 

Este é um artigo mais técnico, mas com um pouco de atenção e calma, qualquer um pode usar e aprender.

Eu já tratei disso em outros artigos, principalmente ensinando a enviar sitemap do seu blog. É recomendável que se leia esses artigos:

E para os outros mecanismos de busca, como o Bing e o Yahoo:

 

Mas a grande dificuldade para quem tem blog no WordPress era fazer a verificação usando uma MetaTag. Agora isso é possível e é bem simples de fazer, como já é feito em blogs no Blogger (descrito no primeiro artigo citado).

Ao criar um sitemap para o seu blog no WordPress em formato SML (por exemplo) você pode criar sua conta no Google Webmaster Tools normalmente e seguir as etapas de verificação como vou descrever abaixo:

 

Para verificar Blogs do WordPress.

1. Faça login (ou crie uma conta) em: https://www.google.com/webmasters/tools/

2. Adicione a URL de seu blog e logo em seguida, clique em “Verifique este site”, conforme ilustra a imagem:

 

verificar-site-webmasters-tools

 

3. Copie o código MetaTag que vai aparecer como algo assim:

 

metatag-webmaster-google

 

Veja que o “Método de verificação” está marcado com “Meta tag” e deve ser mantido assim.

Você pode adicionar esse código indo no menu “Aparência” ~> “Editor” e procurando pela linha </head>, imediatamente ANTES disso cole a metatag indicada (passo 1). Pode ser que esse linha esteja no arquivo de cabeçalho, “reader.php”.

 

4. Após adicionar a tag e salvar a modificação em seu blog, volte à página do Google Webmaster Tools e proceda com o passo 2, clicando em “Verificar”.

 

Obs.: Para o Yahoo e o Bing o procedimento é praticamente o mesmo e não há segredos. Você pode usar os tutoriais que citei no início como referências para o processo, inclusive do Google.

 

Recomendo a leitura de:

Fonte e mais detalhes (inglês): FYI Notes on verification for Blogger and WordPress.com sites.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

5 Comentários

  1. Ótima dica Hordones, me ajudou muito, pois migrei para o wordpress e estou todo perdido, valeu pela dica.

    ah, acho que você errou ali, no lugar de "reader.php" é "header.php"?

    valeu, abraços

    Responder

  2. Super valeu!!! Estava batendo a cabeça 2 dias para fazer isso. E que no site do google webmaster, eles falam para colocar o codigo depois do head… mas é so fazer como vc explicou e da certinho!!!

    Responder

  3. Gratidão pela ajuda foi isso q salvou , imediatamente ANTES disso cole a metatag indicada. Qdo vc especifica exatamente como deve ser feito, deu certo. já gastei umas boas horas tentando fazer isso. Parabéns pelo artigo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.