As partes mais importantes de um post para o conteúdo do seu Blog se destacar

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Eu sempre dou dicas aqui de como escrever melhor e chamar a atenção do seu público alvo. Mas hoje quero ser mais objetivo e mostrar algo mais prático e visual: como deve ser a estrutura de um post de qualidade. Há elementos indispensáveis e extremamente importantes para que seu artigo fique mais atraente e melhor navegável pelo usuário e pelos mecanismos de busca.

Recomendo que, para complementar esse artigo, você leia também os seguintes:

Agora vamos direto ao ponto. Usaremos a seguinte imagem para ilustrar cada item que é importante para compor um bom post em seu blog. Este é um recorte que fiz para demonstrar o que é essencial na hora de compor seus artigos. Abaixo disso segue os comentários detalhados:

post-qualidade-partes

Título dos posts = As pessoas têm que se interessar por seu conteúdo já no título. Deve ser algo chamativo, com as palavras chave ou expressões chave certas para compor a URL. Tem que dizer diretamente sobre o conteúdo. Criando títulos relevantes e úteis para o seu Blog

Ícones de divulgação = Seu blog precisa ser retuitado, enviado para o Facebook e compartilhado de todas as formas possíveis. Disponibilize sempre esses ícones para que seus leitores cliquem e ajudem a divulgar, recomendando. Botões AddThis para compartilhar seu blog nas redes sociais

Resumo introdutório = O primeiro parágrafo é sua isca para pegar o leitor e levá-lo até o fim. Descreva já nas primeiras linhas do que trata o texto, fazendo um pequeno resumo e já introduzindo o tema. Aqui as palavras chave mais importantes para o conteúdo já têm que aparecer.

É também esse resumo que normalmente aparece nos resultados das buscas e é usado pelos agregadores de conteúdo. Junto com o título, é sua maior chance de levar mais visitas para sua página.

Imagens ilustrativas = componha o texto intercalando imagens para tornar a leitura mais leve e interessante. As imagens servem como forma de relaxar o leitor, manter o texto interessante e ilustrar o que está dito ali. Usar imagem nos posts de seu blog

Links ao longo do texto = dentro do texto coloque links que façam referência a outros artigos, externos e internos. Leve seu leitor a aprofundar as informações. Os links ao longo do texto mostram que aquele assunto não se encerra e que há mais referência. Use isso especialmente nas palavras chave que levam para os marcadores do seu blog. Usando links internos e externos nos artigos do seu Blog

Subtítulos = mesmo que o artigo não seja longo, use subtítulos, negritos e outras formas de destacar as partes mais importantes do assunto abordado. Especialmente dê destaque às palavras chave e expressões mais relevantes. Isso ajuda a direcionar o olhar do leitor, chama a atenção e também organiza seu texto. Dia 24: Títulos e subtítulos nos posts do Blog

Links de post relacionados = sempre termine um post indicando outros conteúdos do seu blog. Destaque no rodapé os melhores artigos e convide o leitor a continuar navegando em seu blog.

Onde colocar anúncios dentro dos posts

É bom observar que o espaço para os posts é um lugar privilegiado para exibir anúncios. Pode ser do AdSense ou de outros afiliados ou empresas que compram espaço em seu blog.

A equipe do AdSense deu algumas sugestões e ilustrações para mostrar os melhores lugares para colocar anúncios, seja de banners ou links:

adsense-dentro-posts

Note que há dois blocos de anúncios dentro dos artigos, junto ao conteúdo diretamente. Mas isso não é uma regra e você terá de estudar o que é melhor para o seu layout e se isso não atrapalhará o conteúdo.

E você, tem mais algum dica ou sugestão para compor um ótimo post em seu blog?

Recomendo que leia também:

.

9 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention As partes mais importantes de um post para o conteudo do seu Blog se destacar | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  2. Procurar as imagens mata qualquer um, especialmente quando dependemos de bancos de imagens gratuitos. O flickr é um bom ambiente mas a busca pelos itens Creative Commons para uso comercial restringem dependendo do assunto. Há opções alternativas, mas nada se compara as imagens pagas…

    Responder

  3. Otimo Post. Gostei muito da dica d colocar Links ao longo do texto. A gente encontra links no texto o tempo tudo mais nunca percebi q a gente nao estaba usando eles n nosso blog!

    Muito Obrigado Marcos.

    Responder

  4. Eu gostava de pôr bordas arredondadas na parte dos titulos das postagens, mas já tentei e não consigo.
    Será que me ensina uma maneira simples de chegar lá?
    obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.