Como criar entrevistas para o conteúdo do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É preciso ter um blog de conteúdo em formatos variados para atrair a atenção do seu público também de formas diferentes. Um tipo de conteúdo pouco usado, mas que pode trazer muitos resultados bons, são as entrevistas. Essa é uma maneira original de produzir e que agrega muito valor para o seu nicho. Veja aqui algumas dicas para produzir conteúdo no formato de entrevistas.

Esse é um guest post escrito por Gustavo Periard* (@gperiard) do BlogArte.

Anteriormente, o Gustavo enviou um post falando da importância do formato Entrevista para o conteúdo de blogs como uma forma eficiente de alavancar as visitas. Para complementar esse conteúdo, veja algumas dicas.

Abaixo, deixo algumas dicas essenciais para que sua entrevista possa ser um sucesso, e conseqüentemente trazer ótimas visitas para o seu blog, confira:

O que faz uma entrevista ser boa?

É muito importante que a entrevista seja o mais próximo possível de um bate-papo informal e descontraído entre o blogueiro entrevistador e o especialista entrevistado. Prezando sempre pela linguagem clara e objetiva e por perguntas relevantes, que realmente agreguem algum conteúdo. Entrevistas grandes fazem com que seu leitor perca rapidamente o interesse, além de ser bem chato pra você fazer mil perguntas para o entrevistado. Por isso, fuja da enrolação!

Como abordar uma pessoa pedindo uma entrevista?

O blogueiro precisa saber exatamente o quer antes de contactar uma pessoa para uma possível entrevista. De preferência, ele deve ter em mãos todas as perguntas prontas e estruturadas, a fim de que o entrevistado possa ter o trabalho apenas de respondê-las. Tenha em mente que ele é uma pessoa muito atarefada e que não tem tempo para ajudá-lo na escolha das melhores perguntas.

Por isso, escolha (poucas) perguntas pertinenentes, entre em contato com o profissional, exponha seu desejo de realizar a entrevista, contando um pouco sobre o tema, o perfil dos seus leitores e os objetivos que pretende alcançar. Envie sua lista para o entrevistado e aguarde o recebimento, sem pressão ou cobranças inconvenientes. Perceba que, de certa forma, ele está te fazendo um favor.

Quais informações seus leitores querem saber dos entrevistados?

Na maioria dos casos, o entrevistado é alguma personalidade influente no meio, e que seus leitores conhecem e admiram. Por isso, é importante fazer perguntas sobre a trajetória profissional desta pessoa, o que ela fez pra chegar onde chegou, quais dicas ela daria para seus leitores, como ela analisa uma situação vivida atualmente, quais ferramentas indicam etc.

Para que o blogueiro tenha uma boa base de perguntas, é importante que ele mantenha contato com seus leitores, preferencialmente pelas redes sociais, a fim de coletar as dúvidas de cada um deles, para saber exatamente o que eles esperam ao ler tal entrevista. Mais do que um novo formato de conteúdo, a entrevista é um meio de sanar dúvidas, elucidar situações e explicar aspectos desconhecidos para seus leitores. Pense nisso!

Promoções e sorteios

Para os casos em que o entrevistado é o autor de um livro, ou mesmo criador de um produto, é interessante que você possa ter alguma destas produções para criar uma promoção ou sorteio em seu blog. Pode ser um livro, um cupom de desconto, um kit, uma amostra grátis, um acesso gratuito à uma plataforma etc. Isso agregará ainda mais valor à sua entrevista.

*Gustavo Periard é formado em Administração Empresas. Blogueiro desde 2005, é o criador do blog Sobre Administração e co-fundador do Blogarte, um metablog sobre estratégia para blogs e sites.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. Parabens pelo artigo pegando a parte de “promoções” gostaria de pedir se vcs podem criar algum artigo sobre como criar promoçoes em blog sem gastar mt de qualquer forma este gasto nao deixa de ser um investimento obrigado

    Responder

  2. Toda parceria é uma via de mão dupla.

    Para a pessoa entrevistada, a entrevista é uma ótima forma de promover seu trabalho. Então, esse é um argumento que podemos usar quando formos abordá-la.

    Sucesso a todos.

    Responder

  3. Obg amigo pela dica. Eu já fiz várias entrevistas com modelos e misse, dentre elas a Luciana Marinho q hoje tem carreira internacional, alé de outras q estão todas em meu blog. Eu percebi q estava me estendendo nas perguntas e isso é ruim até para o entrevistado. Comecei a reduzir as perguntas e surtio efeito. Hoje graças as entrevistas q fis, sou convidados por algumas modelos e misses para fazer entrevistas com elas. Isso se dar a seriedade do blog e como vc deve manter o contado com algumas pessoas do meio, seja. Eu agradeço muito eu hoje conhecer algumas dessas pessoas famosas ao meu desempenho no meu trabalho. tenho várias amigas do mundo da moda.

    Apesar de já ter feito várias entrevistas, não posso deixar de agradeçer.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.