Aprenda como criar um blog de qualidade, seguindo os passos certos. Este é um tutorial apresentando o que você deve fazer para criar um blog. Entenda o passo a passo, o que é mais importante para que você tenha tudo o que precisa para desenvolver um blog grátis, seja no Blogger, WordPress ou Tumblr. Comece agora mesmo a criar um Blog seguindo estes passos.
Tenho aqui 8 dicas e passos para você saber como criar um Blog. Essa lista mostra todos os passos importantes para quem quer entrar para a blogosfera e publicar conteúdo original e único. Assista o vídeo, veja os links e referências indicados abaixo para saber o que fazer ao criar seu novo blog.
Como criar um Blog do zero
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
8 dicas para criar um Blog GRÁTIS
1. Tenha uma boa ideia
O mais importante é, antes de criar o blog, ter uma boa ideia. Seu blog vai precisar de conteúdo e é importante que você saiba o que quer publicar. Tenha em mente um assunto específico, um tema principal para seu blog. Pode ser sobre temas variados, mas o melhor é que seja centrado em um único nicho. Isso facilitará a sua vida e o processo de criação de artigos para o Blog estar sempre atualizado.
Claro, que seu blog seja sobre um tema que você gosta e domina. Não vá só pela moda, mas pelo que agrada você.
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
2. Qual o nome do Blog?
Um blog precisa ter identidade e o nome é uma das coisas mais importantes. É desse modo que ele será conhecido, portanto seja criativo. O nome do Blog tem que ter relação com o assunto principal, além de ser fácil de memorizar.
Pense em algo criativo, único e que seja fácil de lembrar, que tenha relação com o conteúdo principal do seu Blog
3. Registrar um domínio
A escolha do nome do Blog tem outra importância. Todo blog precisa de um endereço, uma URL, conhecido como domínio. É a forma como as pessoas acessam o conteúdo. Existem várias extensões para se registrar como endereço de seu blog. Escolha as mais comuns: NOME_do_Blog.com.br por exemplo. O custo é muito baixo e dá mais profissionalismo para seu projeto.
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
4. Seja original
É muito importante que você tenha uma ideia original e crie sempre seu conteúdo sem copiar de outros blogs ou sites. Plágio é crime. Uma das coias mais feias na blogosfera é roubar conteúdo de outros. Crie sempre seu próprio conteúdo, mostrando ao seu público que você tem algo mais a oferecer.
Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube
5. Escolha a plataforma de Blog
Onde criar o Blog? Essa é a pergunta mais recorrente. Recomendamos que se crie um blog no WordPress.ORG (que vai precisar de hospedagem), mas existem plataformas gratuitas como o Blogger – http://www.blogger.com – e o Tumblr – http://www.tumblr.com. Fica a seu critério decidir qual é melhor para suas necessidades. Mesmo assim, usar o WordPress é mais profissional e tem milhares de recursos para todos os gostos e demandas.
Ganhar Dinheiro com Blog. É possível?
Outra pergunta recorrente é se é possível ganhar dinheiro com Blogs e como fazer isso. É possível, mas não deve ser a preocupação inicial de quem está começando. Leva algum tempo para que um blog seja rentável e o mais importante para todos que estão começando é aprender mais sobre blogs, criar conteúdo e conquistar público.
6. Tenha um layout exclusivo
A identidade visual de um blog é seu grande trunfo. Um template ou Theme limpo e fácil de navegar, com os espaços certos para os recursos pode dar trabalho para encontrar. Invista um pouco e dê preferência para layouts Premium. Evite layouts gratuitos. Melhor ainda seria ter um visual totalmente exclusivo, criado por um webdesigner.
Onde conseguir layouts Premium?
- Templates profissionais para Blogger: Premium Blogger Layouts
- Layouts profissionais para WordPress: Premium WordPress Themes
- Layouts profissionais para Tumblr: Premium Tumblr Theme
7. Publique constantemente
Seu blog precisa estar constantemente atualizado. Tenha uma boa frequência de publicações em seu blog, criando novos conteúdos sempre que possível. O conteúdo precisa ser renovado para atrair mais leitores e indexar bem no Google. Não há um ritmo certo, mas que seja ao menos um novo artigo por semana.
8. Divulgue seu Blog nas Redes Sociais
Por fim, é muito importante que seu blog tenha páginas e perfis nas principais redes sociais. O Facebook, Google+ e Twitter são os mais importantes, mas cada nicho e público tem sua rede social preferida. Esteja presente em todas e aprenda como fidelizar o seu público e a usar esses espaços como fonte e divulgação e tráfego.
Com essas dicas e passos você tem grandes chances de criar um blog de qualidade e completo para fazer sucesso.
Vídeo importante e muito instrutivo que irá auxiliar e muito aos iniciantes. Como sempre o Ferramentas Blog dando um passo diferente e de qualidade. Parabéns Marcos.
Parabéns Marcos Lemos, sempre te acompanhei e tenho noção da grande experiencia que você tem quando se trata de blogosfera. Sempre com dicas úteis e realmente relevantes. Já segui diversas dicas postados por você no Ferramentas Blog para aplicar em meu blog.
Poste mais vídeos em seu canal do YouTube, gosto mais de assistir vídeos e ouvir podcasts do que ler longos textos.
Abraço!
Marcos, o que você diz da plataforma WP.com ou da SAPO?
Thiago,
Não recomendo. Nem uma nem outra. São muito básicas e sem recursos.
Acho meio complicada essa perspectiva, pois o SAPO, para quem tem um blog com mais posts escritos, é mais completo que o Tumblr (e a busca funciona nele) – o Tumblr certamente é melhor em outros tipos de postagens.
Agora, dizer que o WP.com é sem recursos não me parece correto; a versão de graça dele já é muito boa, e se a pessoa tiver condições de pagar 100 dólares por ano consegue fazer um blog arretado, com recursos nativos que funcionam melhor que os do Blogger (como, por exemplo, o de newsletter). Além disso, há toda uma comunidade de blogueiros em torno do WP.com, enquanto o Blogger perdeu isso na medida em que o Google transferiu a interação social de seus serviços para o G+ (aliás, essa transferência complicou a administração das mídias, como as fotos). As únicas limitações que vejo são na monetização e na colocação de widgets (o que, para a maioria, pode até ser algo bom, já que muitos blogs em outras plataformas ficam cheios de propagandas sem critério e de distrações sem limites).
Thiago,
Insisto que o WP.COM é inferior e sem recursos, mesmo pagando para poder acessar outras coisas. Ele é limitado, fraco e até sem recursos para personalizações.
Se olharmos apenas para quem quer um espaço para publicar conteúdo, qualquer plataforma é boa. A questão está em quem quer ampliar seu blog, ter mais opções de integração, recursos e formas de fidelização do público.
Perceba que em meus textos trato sobre o que é a necessidade do blogueiro. Existe uma plataforma para cada demanda. Se a demanda é apenas um espaço para publicar textos, o WP.COM, Tumblr ou SAPO são ótimos. Avançando um pouco mais o Blogger consegue ser mais completo e fácil de usar, especialmente para quem já precisar de recursos para SEO, Layouts mais personalizáveis e integração com outras redes sociais, além da possibilidade de monetização.
Mas o WordPress.ORG é, indiscutivelmente, superior. Para quem precisa dar um salto, essa é a plataforma. Existem recursos que só são possíveis no WP.ORG.
Repito, tudo vai depender da necessidade de cada blogueiro para saber o que é melhor ou pior. Para minhas necessidades o WP.ORG é o melhor. Para a de outros o Blogger e ainda o WP.COM. É isso que tem que ficar claro.
Concordo plenamente. Disse tudo!
Puxando um gancho disso, Marcos qual sua opinião a respeito do blogger?
Acha que a plataforma ta melhorando, ou ta a mesma coisa de sempre?
Gutierri,
Tem o vídeo e artigo que indiquei sobre o assunto. O Blogger é muito bom, mas por algum tempo. Dependa das suas necessidades.
Os melhores temas premium para Tumblr, na minha opinião, são os da Pixel Union (todos responsíveis): https://www.pixelunion.net/
top demais esse site gostei.
Perfeito Marcos. Já tinha visto o vídeo antes. Outro vídeo importante é aquele teu: 7 passos para ter um blog bem sucedido. Fora os outros. Abraço.
Marcos, a um tempo venho estudando blogger… Cara cheguei a conclusão que sabendo JavaScript, blogger pode se tornar uma plataforma mais que profissional.
É claro que WordPress é WordPress.
Mas é legal deixar claro isso, pois a imagem que se tem a respeito do blogger acaba ficando bem negativa, por conta de muitos acharem que a plataforma é muito limitada.
Não estou defendendo a plataforma, gosto do WordPress, assim como gosto de explorar o blogger.
Recentemente escrevi um e-book gratuito sobre este assunto para o meu blog. Gostei muito do seu conteúdo Marcos, parabéns!
Olá, Marcos.
Obrigado pelas dicas. Já uso o Wordipress.org em meu blog, embora seja um pouco complexo, é mais profissional de fato.
Sigo seu blog constantemente e aprendo muito.
Um abraço amigão e muito sucesso. Sempre!
Pingback: Alguns tutoriais para construir o seu blog | Archedigital's Blog
Ótimo artigo Marcus. Recomendo uma grande atençao na escolha do dominio. Recentemente tive que trocar de dominio e esta sendo um desafio retornar ao ponto onde estava.
Ótimo post, Marcus! Completo e super bem explicado. Parabéns e sucesso!
Muito boa iniciativa, parabéns pelo trabalho.
Poucas vezes li um artigo tão didático, direto ao ponto e muito bem detalhado sobre um assunto. Obrigado!
Adorei, vc explica tudo muito bem parabéns!
Obs: desculpa me intrometer, mas a transcrição do seu video está um desastre!
– Existe algum sinalizador intermediário entre os polegares de “positivo” e “negativo” do YouTube, ou seja, um terceiro registro de avaliação de um vídeo, e que represente uma satisfação “mediana” do que foi apresentado?
Não.