Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Nem sempre um mesmo conteúdo, um tema específico, vão definir de forma objetiva que é o público de um blog. Ao criar seu blog e escrever artigos, é preciso determinar e ter claro quem e como você o quer atingir para ter mais resultados e não perder tempo perseguindo o alvo errado. Isso ajuda a ter mais foco quanto ao seu conteúdo, bem como onde e como proceder para divulgar e pode até garantir mais visitas quando se acerta em cheio aqueles que realmente gostam do seu estilo e do que você faz.
Os artigos dessa série estão listados aqui:
- Introdução: Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
- Índice – Lista completa dos artigos da série
- Ou no marcador de conteúdo: Salvar seu Blog
Devemos sempre nos perguntar quem nós queremos atingir e onde queremos chegar ao escrever e publicar em nossos blogs. Isso é importante não só para definir mais claramente o tema central de seu blog (que já tratamos no “Dia 2: Definir mais claramente o tema de seu Blog”), mas especialmente para direcionar seu agir, seus métodos de divulgação e seu estilo de blogar.
Isso é como uma escolha: você pode e deve definir com quem você quer dialogar e para quem vai escrever e direcionar seu conteúdo. Claro que é impossível escolher de fato as pessoas, já que qualquer um pode acessar qualquer site que desejar. Mesmo assim é possível direcionar sua forma de atuar e definir, a partir de seu conteúdo e da maneira como o produz, qual será seu principal público.
Exemplos ajudam a entender.
Vou mostrar aqui três diferentes sites cujo tema principal é “Formula 1”. Notem que o tema, seu assunto é o mesmo, mas a diferença está na abordagem e na maneira de expor o conteúdo e na linguagem usada. Ao lado de cada link dos sites de exemplo abaixo, vou descrever suas particularidades e o possível público alvo de cada um deles.
- F-1 na Web = É praticamente um site de notícias sobre o esporte, mais especificamente sobre a categoria. Mesmo abordando outras linhas de automobilismo, seu estilo é ser um site noticioso de tudo o que ocorre na Formula 1. Assim, seu público é quem quer notícias, apenas a informação e o estilo dos artigos e texto é o jornalístico.
- Wikipedia, verbete Formula 1 = Não tem como ser mais claro que isso: tudo o que há de conteúdo produzido na Wikepedia tem como foco ser fonte de conhecimento e estudo. Seu público é quem quer saber mais detalhadamente sobre essa categoria de esporte, sua história e regras, mas não está interessado em que são os novos pilotos, equipes ou o que aconteceu na temporada passada. O estilo dos textos é educativo formal.
- F1 Fanatic (inglês) = Esse é um legítimo blog de fã da Formula 1. Seu conteúdo é informal, mesmo tratando de notícias e, diferentemente do primeiro exemplo, não tem caráter jornalístico. Seu público alvo são outros fãs e pessoas que curtem o esporte de forma mais íntima e apaixonada.
Ao ter claro qual é o seu conteúdo, agora precisa definir quem você quer como público e direcionar sua forma de agir, escrever e divulgar. Seu estilo é um bom parâmetro para definir isso.
Marcos Lemos. Gosto muito de escrever sobre curiosidades e humor, mais meu blog o tema principal é variedades. Achei bem legal esse tema espero refletir sobre ele e encontrar uma forma que venha agregar a qualidade do meu blog.
Até agora o mais difícil: Identidade visual e definir o público-alvo (sim, estou lendo um a um e tentando aplicar as dicas). 🙂