Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Se você vai entrar em um mercado, abrir uma empresa ou mesmo criar um simples blog, precisa ter metas claras e precisa, tem a obrigação de conhecer aqueles que serão/são seus concorrentes. Não se trata de “declarar guerra à sua concorrência” e tratá-los como inimigos, mas precisa saber quem são e aprender com esses. Se quer conseguir ser original e relevante para seu público, você terá de agir de uma forma diferenciada para se destacar entre a concorrência, até mesmo para gerar a simpatia deles.
Os artigos dessa série estão listados aqui:
- Introdução: Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
- Índice – Lista completa dos artigos da série
- Ou no marcador de conteúdo: Salvar seu Blog
Esse sexto dia é bem simples e objetivo: faça uma pesquisa e encontre os maiores e melhores blogs que tratam do mesmo tema que você. Não importa qual linha eles tomem, desde que o tema, o assunto principal seja o mesmo que você trata, coloque-os nessa lista. Encontre no mínimo 5, mas tem que ser os melhores e os que estejam a mais tempo blogando.
Agora, uma mudança de mentalidade:
Estes blogueiros serão seus principais aliados!
Por mais estranho que possa parecer, todo aquele que mantém um blog no mesmo nicho que você é seu aliado em potencial. A internet funciona numa estrutura cooperativa e colaborativa, onde o foco central são os relacionamentos. Se você consegue perceber isso, já está a passos largos com relação a todos os outros. Aqueles que estão em seu nicho e tratam dos mesmos temas que você têm muito a te ensinar e a primeira coisa que vão te ensinar é: NÃO FAÇA IGUAL A ELES! Seja diferente e original.
Pegue essa lista a colete o máximo de informações sobre cada um desses blogs. Veja como abordam os conteúdos, qual a maneira que produzem e como atingem o público, bem como quem é o público alvo de cada um deles aos moldes do artigo “Dia 5: Qual o público alvo de seu Blog?”. Descubra em que eles estão falhando e como você pode fazer melhor e inovar ou mesmo o que eles deixam de fazer e que você seria capaz de cobrir. Esse será o seu diferencial e sua forma de crescimento. Aprenda com os grandes e crie seu estilo, seu modelo e conquiste seu público.
Não queria imitar (muito menos copiar, plagiar ou duplicar) o que outros blogueiros já consagrados ou estabelecidos fazem. Além de plágio e roubo de conteúdo ser crime, é feio e só atrairá o desprezo da blogosfera sobre você. O que gera tráfego e atrai a atenção das pessoas é a originalidade e a criatividade. Todos querem coisas novas e diferentes, especialmente uma abordagem diferente para seus temas preferidos, querem ler e seguir pessoas seguras de suas opiniões e que tenham conteúdo para oferecer.
Muito boa esse sua série de postagens. Estou lendo a cada dia. O seu blog é um melhores do país, pode ter certeza disso. Você escreve muito bem, parabéns Marcos…
Um abraço,
Júnior Leite.
Parabésn pelo conteúdo, de uma maneira clara e objetiva você diz tudo que precisa ser feito.
Adorei o post, o que mais temos nesse mundo são concorrentes, temos que mostrar nossa originalidade, e tudo o que aprendemos até agora!!! porque conhecimento, É OURO, É PODER!!! e não importa nosso nicho, temos conhecimento de sobra!