É possível colocar anúncios AdSense no WordPress.COM?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Exibir anúncios AdSense no WordPress.COM
Depois que criamos nossos primeiros blogs, descobrimos que alguns blogueiros conseguem ganhar dinheiro colocando anúncios de programas afiliados e AdSense. Gerar alguma receita com o Blog pode ser uma ótima alternativa para ter uma renda extra e ainda fazer algo que gostamos. O WordPress.COM é uma das plataformas gratuitas mais usadas para criar blogs, e sempre surgem dúvidas se é possível usar o AdSense e outros para colocar anúncios no Blog.

Há uma grande diferença entre o WordPress.ORG e o WordPress.COM que poucos blogueiros sabem realmente que existe. Acabam confundindo os serviços que são completamente diferentes um do outro.

Sabendo da diferença, quem usa o WordPress.COM está em desvantagem com a maioria dos serviços gratuitos para criar blogs. É muito bom e tem ferramentas ótimas para quem quer um blog apenas como um passa tempo. Mas é muito limitado e inferior a serviços como o Blogger (BlogSpot) da Google. Além de ser infinitamente inferior ao WordPress.ORG.

ATUALIZAÇÃO: Agora é possível usar o AdWord (o equivalente do AdSense) próprio do WordPress. Funciona também para o WordPress.COM e para o .ORG. Leia mais neste artigo e saiba como usar:

É uma ótima solução para quem não tem como usar o AdSense.

Colocar anúncios AdSense no WordPress.COM

Outra grande desvantagem é que não é possível colocar anúncios AdSense em Blogs do WordPress.COM. Muita gente fica frustrada com isso e acha até que não está sabendo como configurar algo.

O problema começa nas regras e políticas de uso do serviço de criação de Blogs. A regra é clara em não permitir códigos de terceiros em qualquer parte do Blog, nem mesmo dentro dos artigos ou nos Widgets (elementos de página da barra lateral).

Quem usa o WordPress.ORG ou o Blogger, por exemplo, pode usar qualquer serviço de anúncios para ganhar dinheiro com o Blog.

Lendo as regras do Suporte do WordPress.COM para anúncios vemos o seguinte:

“AdSense, Yahoo, Chitika, TextLinkAds, and other third-party advertising is not allowed here at WordPress.com.”

E as regras vão mais adiante, incluindo até certos tipos de artigos patrocinados e formatos de conteúdos. Eles são bem restritivos nas permissões de exibição de anúncios nos Blogs criados naquela plataforma.

O WordPress até tem um serviço de anúncios chamado WordAds, mas não está totalmente disponível para o Brasil, funcionando apenas para blogs com conteúdo em inglês, especialmente nos EUA e Inglaterra.

Como monetizar Blogs no WordPress.COM?

Mesmo com tal restrição é possível monetizar seu Blog feito no WordPress.COM com alternativas simples. Mesmo não sendo possível usar anúncios de programas afiliados, você ainda pode vender espaço no Blog, vender produtos e até publicar artigos patrocinados em forma de reviews, por exemplo.

Minhas sugestões:

  • Vender espaço direto = É permitido colocar banners de terceiros diretamente em forma de imagem e link, de forma manual. Ou seja: consiga anunciantes diretos para seu Blog. Já até publicamos ensinando isso:
    – Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog
  •  Artigos patrocinados = Do mesmo modo que se vende espaço, você pode vender conteúdo, publicar artigos que tratam de produtos e serviços em que as empresas pagam para você publicar uma opinião ou mesmo falar sobre o produto/serviço.
    É errado vender opinião e conteúdo no Blog?
  • Produtos Próprios = Se você tem seus próprios produtos e serviços, pode colocar isso à venda em seu Blog feito no WordPress.COM sem problemas. É uma maneira de monetização direta muito eficiente.
  • Programas Afiliados de indicação de produtos = Alguns programas afiliados, especialmente de lojas, permite a venda e indicação de produtos por links inseridos no texto. Você citar um produto e colocar um link apontando para a página de venda que contém o seu código. Como links esternos são permitidos no WordPress.COM, então fica essa brecha para programas Afiliados.

Infelizmente também não é possível criar e-commerce de terceiros dentro de Blogs do WordPress.COM.

Mesmo com certas limitações, não é inviável monetizar seu blog nessa plataforma, mas fica um pouco mais difícil e limitante. Para quem tem objetivos de ganhar algum dinheiro pela internet, o mesmo mesmo é mudar de plataforma, especialmente migrar para o WordPress.ORG.

.

38 Comentários

  1. Marcos, lendo essa postagem, em especial na parte que se refere à liberdade que há no Blogger, veio à minha mente as seguintes perguntas: como o Google ganha dinheiro com os blogs que não usam Adsense (o meu, por exemplo, onde só uso a Boo-Box e a Livraria Cultura)? Será que o Blogger recebe uma espécie de subsídio de outros produtos que fazem dinheiro? O modelo de negócio do WordPress.com não é mais sustentável?

    Responder

  2. seu blog é wordpress ou blogger? pq apesar de vc dizer que é wp, a url de postagem te entrega amigo! e até onde eu sei a url de postagem do wp não é assim!

    Responder

    • Pedro,

      “Até onde você sabe” não é muita coisa. A URL do WordPress.ORG pode ser como você quiser. Há um recurso no WP que permite que você mude o formato dos Links Permanentes.
      Se você entendesse um pouco de blog saberia ver outras características da estrutura para perceber que este é um blog feito no WordPress.ORG. Bastaria você olhar o código fonte ou mesmo a área de comentários.

      Mas, “até onde você sabe” não é muita coisa.

      Responder

  3. Olá Marcos, estou com uma séria dúvida. Preciso muito que me responda…
    Sou do wordpress.com e não tenho nenhuma maneira de extrair renda para quitar dominio ou migrar para o .org. Acontece que recentemente recebi uma proposta de anuncio de uma loja daqui da cidade. O acordo seria em colocar um banner na lateral com o link do site deles (de vendas), me pergunto se isso é viável no WP.COM. Posso colocar qualquer imagem com link pro site do parceiro? Pode colocar preços nessa imagem… desculpe, é que realmente sou leigo nisso. Deixei meu site aqui no meu nome para caso quiser analisar. Obrigado!

    Responder

  4. Marcos, obrigado pela informação. Fiquei algumas poucas horas fuçando em tudo que é fórum gringo atrás disso, e aqui no seu site está claro, conciso e respondeu ao que eu precisava. Infelizmente fiquei bastante frustrado com a resposta, pois acabei de me cadastrar na boo-box esperando ganhar uns trocados com publicidade. Agora que sei que meu blog é wordpress.COM e com estas limitações, vou focar na produção de conteúdo e monetizá-lo de outras formas.

    Saio daqui triste, mas respondido. Obrigado!

    Responder

  5. Esse wordpress.com é um verdadeiro lixo. Tenho 3 sites, um no wordpress.org e é ótimo, já tem adsense, tenho um no blogspot e estou em vias de colocar adsense lá. Em ambos pude mexer no html e css, mudando todo o layout e deixando da forma que eu gosto. Aí fui inventar de criar outro blog, mas dessa vez com um nicho muito mais focado (o que é ótimo pra gerar renda) e acabei criando nessa porcaria do wordpress.com. Só perdi meu tempo! O pior de tudo é que o nicho é tão bom que não tem nem um mês que eu criei ele e ele já está na segunda página de pesquisa do Google.
    Agora a solução vai ser migrar todo o conteúdo pra outra plataforma e haja dor de cabeça. Quem estiver pensando em criar um site, fuja do wordpress.com. Faça no wordpress.org (o melhor) ou até mesmo no blogspot (muito bom mesmo também, gosto bastante), mas não faça no wordpress.com.

    Responder

  6. Ola, eu criei um blog no wordpress.com e paguei para usar o domínio .com ao invés do .wordpress, minha duvida é se eu quiser mudar para wordpress.org ou blogger (não só por causa do ad mais também porque quero usar um layout personalizado) se eu precisarei comprar novamente o domínio ou se consigo transferir? e se eu precisar comprar novamente poderei desativar esse para que o outro não diga que essa URL já existe? Sou bastante leiga mesmo e não sei se estou fazendo uma pergunta obvia, no caso de mudar para o .org vou precisar da ajuda de um profissional que entenda rsrs

    Responder

    • Você pode migrar para o WordPress.ORG com o domínio que você comprou no WordPress.COM sem problemas. Não recomendo migrar para o Blogger, até porque não seria possível.

      Responder

      • Olá Marcos!!
        Tenho um blog no wordpress.com e comprei o domínio, gostaria de transferi-lo para o wordpress.org, é muito complicado fazer isso? Tem algum custo?

        Obrigada!

        Responder

        • Oi,

          Para migrar do WP.COM para o WP.ORG é precisa contratar uma hospedagem é um comprar um domínio. O custo é a hospedagem e a renovação do domínio. Além disso você vai precisar de Layout (Theme). Um funciona igual ao outro, então você não vai ter dificuldades para aprender.
          Mas a primeira coisa é comprar o domínio.

          Responder

  7. Marcos, o sistema de monetização é o mesmo para quem usa o AdSense no WP ou no Blogger??
    Se eu usar o WP como o AdSense eu teria a mesma receita se usa-se o Blogger

    Responder

  8. Olá, Marcos
    Acabei de descobrir seu site e já me interessei pelo que você tem a oferecer!
    Esse post esclareceu completamente minhas dúvidas, e já decidi o que irei fazer (estou pensando em criar um blog).
    Parabéns pelo conteúdo!

    Responder

  9. Olá. Criei este mês um blog no wordpress.com
    Pelo que já li aqui, não posso fazer anúncios do Google Adsense, porque o wordpress.com não permite.
    O problema é que comecei do zero, e pelas estatísticas até que já consegui bastante visitas pela minha página no facebook.
    Gostaria muito de publicar anúncios pelo Adsense, mas não quero começar outro blog. Já comprei o domínio pelo próprio wordpress.com.
    Qual sugestão? O que eu devo fazer?
    Obrigada.

    Responder

  10. Acabei de pagar a versão paga do WordPress e queria colocar anúncios, qual sugestão mais econômica você me daria para consertar essa besteira que fiz? Pior queria colocar anúncios pra arrecadar um dinheiro e profissionalizar mais o blog! 🙁

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.