Google AdSense: mudanças nos relatórios

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google-adsense-money Provavelmente o Google AdSense seja o programa de monetização de sites e blogs mais usado no mundo, por ser uma forma simples de exibir anúncios  e gerar alguma receita, ganhos para que os publica. Também é o serviço mais transparente em sua forma de lidar com quem contrata publicidade e com quem as utiliza. Mas nem por isso é o mais simples de entender e muita atenção é preciso ter para tirar o máximo de proveito. A equipe do AdSense fez algumas mudanças nos relatórios que deixaram o serviço ainda mais transparente e pouca gente percebeu.

 

O relatório mais visto e usado pelos editores, pelas pessoas que têm blogs e sites é o do painel principal do serviço, que é a primeira coisa que vemos quando entramos em nossa conta do Google AdSense. Isso está na aba do menu “Relatórios” ~> “Visão Geral”. Uma pequena mudança de linguagem resolveu um dilema que alguns não entendiam:

  • Nesse relatório era usada a expressão “Ganhos de hoje”, seguido do valor da soma dos cliques recebidos naquele dia ou até aquele momento. E também aparecia abaixo o termo “Receita total” para a mesma soma do dia ou de outros períodos. Veja na imagem ilustrativa como eram os relatórios e onde estão as mudanças que vou descrever abaixo.

 

relatorio-adsense-antigo

Modelo de relatório fictício apenas para ilustrar o artigo. Os dados não são reais.

 

Só que isso causava grandes confusões, pois muitas vezes esses valores parciais não correspondiam, mas tarde, com os valores finalizados (“Ganhos/Créditos” e “Saldo Mensal”) e lançados no relatório do “Histórico de pagamentos” que fica na aba do menu “Minha conta”. Essa diferença se deve ao fato de que o que vemos no relatório do painel “Visão geral” é apenas uma ESTIMATIVA de ganhos.

 

Isso sempre ficou claro na política do serviço e a Google sempre esclareceu isso para que não houvesse confusão. O que acontece é que os dados só são definitivos no fechamento do meses e quando isso entra no seu histórico de pagamentos. Só aqueles números é que são definitivos. É preciso que tudo seja revisado, que os cliques sejam validados e tudo seja aprovado pelos anunciantes que pagaram pelo serviço, comprovado pela Google (como prestadora do serviço) e só depois é que pode ser confirmado o ganho (ou num processo parecido com isso, imagino eu – que fique claro que é assim que suponho ser parte do processo).

 

Assim o novo relatório já consta da seguinte forma:

 

relatorio-adsense-novo

Como a outra imagem: os dados são fictícios e a imagem é meramente ilustrativa.

 

Notem que foi adicionada a palavra “estimativa” e “estimados” o que acaba com a confusão que muitos tinham. Conforme podemos ler no blog oficial do serviço que comunicou a mudança, tudo é apenas uma mudança semântica para ficar mais claro o entendimento dos diferentes relatórios gerados no painel:

 

Artigos sobre AdSense e ganhar dinheiro na internet:

.

4 Comentários

  1. Amigão, só um toque. Os termos de uso (TOS) do AdSense não permitem exibir telas completas com os relatórios dos ganhos. Você pode ser penalizado pelas imagens deste post…

    []'s
    Compulsivo

    Responder

  2. @Compulsivo,

    Eu tinha pensado nisso mesmo. Mas as imagens são montagens que fiz misturando dados. Não são reiais como descrevi nas legendas de cada uma delas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.