Gostou do NOVO Layout do [ Ferramentas Blog ]?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de alguns dias trabalhando numa nova estrutura para o Layout do [ Ferramentas Blog ], o Claudio Sanches terminou o trabalho e colocou no ar. Foram feitas modificações no código para tornar o Blog mais leve, mais ajustável às diferentes telas, reorganização do conteúdo e uso dos espaços. Tudo isso para oferecer uma melhor experiência para você que é nosso leitor. O que achou das mudanças?

À primeira vista fica evidente a reorganização do conteúdo e a distribuição dos artigos e categorias ao longo da primeira página do Blog. Mas outras grandes mudanças aqui. Os detalhes mesmo de tudo o que foi feito, inclusive do ponto de vista técnico deixarei para o Claudio Sanches explicar mais tarde. Agora é só a hora do lançamento e ouvir a opinião de nossos visitantes.

O foco principal foi tornar o blog mais navegável e leve para ser acessado de todas as maneiras possíveis, especialmente de Tablets e Smartphones com telas grandes. Assim, mantivemos o layout responsivo que reorganiza os elementos da página automaticamente, de acordo com o tipo de tela que o visitante chega ao Blog.

Novo layout do Ferramentas Blog

Comparado com o antigo layout, que durou todo o ano de 2012, agora o novo Layout 2013 tem um cabeçalho menor, praticamente a metade do anterior, levando para o alto o conteúdo. Isso diminui a quantidade de rolagens que o visitante precisa fazer na tela para ver o início de nossos artigos.

Outra mudança importante está nos destaques da Home. Ficou dividida logo no topo com os 5 artigos publicados mais recentemente. Desse modo, quem chega na página inicial do [ Ferramentas Blog ] já consegue ver, sem rolar a página, quais são as novidades de conteúdo.

Rolando um pouco demos destaque às três categorias mais acessadas do Blog, exibindo logo 2 artigos recentes para cada um daqueles assuntos. Nosso público principal é o usuário do Blogger e do WordPress.ORG, por isso essas categorias ficarão permanentes na página inicial. O outro assunto é Como Ganhar Dinheiro com Blogs. Mas essas categorias podem ser trocadas por outras, sempre que precisarmos exibir outros temas em destaque.

Outra modificação interessante é a listagem de TODOS os artigos do Blog em ordem de publicação que ficou numa página específica, chama de Arquivo. O Arquivo do Blog exibi em linha tudo o que foi publicado, numa página de rolagem infinita, ou seja, que não precisa clicar em “Posts antigos” ou coisas como “Veja mais” tudo vai abrindo à medida que se corre a barra de rolagem.

Uma das coisas que tornou a carregamento da página mais leve foi que as imagens funcionam com Lazy Load (carregamento lento), onde as imagens só são exibidas quando necessário.

Ainda não é definitivo, mas já estamos usando também um novo formulário para comentários. Destacamos a importância de ler e concordar com nossa Política de Comentários e a possibilidade de conectar-se usando alguma conta de rede social como o Facebook e o Twitter. Ficou mais elegante e fácil de comentar no Blog agora.

Novo formulário de comentários do Blog

Ainda estamos ajustando algumas coisas e podem ser encontrados erros, mas a estrutura geral está funcionando perfeitamente. Eliminamos alguns plugins, simplificamos outros e foram usadas novas técnicas do HTML5 e CSS3, otimizando os recursos visuais do Blog.

Isso pode ser notada especialmente nos tablets e nos smartphones. Você pode acessar o blog a partir do seu celular, consumindo menos do seu pacote de dados e em um formato super agradável para a leitura e navegação pelo conteúdo. Quem tem o iPad com tela Retina, notará a qualidade das fontes e ícones, pois o novo layout foi pensado para essa tecnologia da Apple também.

Como disse antes, os detalhes técnicos deixarei para o Claudio Sanches explicar mais tarde num artigo específico.

Agora, gostaríamos de ouvir sua opinião aqui nos comentários sobre as mudanças que fizemos. Faça seus testes no computador de mesa (PC, desktop) e em seus aparelhos móveis e nos conte sua experiência.

.

97 Comentários

  1. Sinceramente gostei demais do novo layout. Incrivelmente mais rápido! Logo que acessei a página apareceu antes de eu piscar hahaha

    Realmente este formato da inicial facilita muito, e está sendo agora uma tendência para blogs. Não tenho sugestões para melhorá-lo, pois acho que está simplesmente incrível!

    Responder

  2. Sinceramente, ficou melhor sim e parece mais rápido. A home também ficou bem mais prática pra quem procura apenas artigos para Blogger ou WordPress. Parabéns e não assuste a gente de novo dizendo que o blog vai acabar. 🙂

    Responder

  3. Eu gosto muito do templante responsivo do ferramentas blog. Gostaria de saber como se faz mas dizem que é muito complicado então deixa pra lá. O seu templante me lembra muito o windows 8 por ser todo quadriculado, é bem organizado

    Responder

  4. Marcos, em minha opinião ficou bom, mas acredito que se justificar o texto ficará muito melhor, pois como vocês não fizeram linhas de limite, o texto sem estar justificado passa a impressão de bagunça.
    Um grande abraço

    Responder

    • Gilberto,

      Ainda estamos testando o alinhamento do texto para ver como ficará melhor. Também prefiro justificado, mas há estudos que apontam que é mais fácil ler alinhado à esquerda.

      Responder

      • Fiz uma breve consulta nos sites de grandes jornais e revistas e eles estão alinhados a esquerda também.
        Esteticamente não gosto.
        Se tiver acesso a algum destes estudos e puder indicar o site e/ou comentar aqui no blog fico grato.

        Responder

        • Esteticamente é mais bonito justificado.

          Para a leitura na web é péssimo.
          Pois pode criar lacunas grandes entre as palavras e atrapalhar a concentração do leitor.
          É muito comum quem esta acostumado com Design gráfico usar texto justificado, entretanto na internet tem um feito bem diferente do que tem em um livro.

          Como geralmente temos posts com conteúdos bem massivos eu preferi deixar alinhado a esquerda para ver se ajuda os leitores…

          Responder

      • Ai esse negócio de esteticamente falando pra mim é bobagem, vai em uma faculdade, e faz seu trabalho com essa formação para ver o que o seu professor vai falar, cara é uma bronca na hora, temos que ver a questão de ABNT, Esse questão de estudos não quer dizer nada, por enquanto que a regra é clara.

        Responder

        • Olha, tenho que discordar quanto à ABNT.
          Não dá para aplicar ABNT em Blogs ou na internet em geral. Não funciona e não serve pra nada.

          O que temos de pensar aqui é na navegabilidade e na facilidade para tornar a leitura agradável para a maioria dos usuários.

          Responder

          • Com certeza, Marcos! Também acredito que com o texto alinhado a esquerda fica bem melhor de se ler.

            Rapaz, dessa vez vcs se superaram! FICOU SIMPLESMENTE INCRÍVEL ESSE NOVO LAYOUT! Ficou demais, cara. Além de estar bonito e bem organizado, está super rápido! Estão de parabéns pelo ótimo trabalho!

            Responder

  5. O design do site de vocês está seguindo a tendência que era prevista para 2013: o design similar ao do Windows 8. Muitos sites que mudaram o layout esse ano o deixaram bem similar a esse formato que está o Ferramentas Blog. Ainda não acessei pelo mobile, mas pretendo pra ver como o site se comporta. Então Marcos Lemos, por enquanto está tudo ok, tudo ótimo. 😀
    É isso ai, continue assim. Esse foi mais um dos inúmeros tiros certos que o blog deu.

    Responder

  6. Eu gostei pois está bem mais leve. Acessei pelo celular e posso dizer que esta bacana. Toda mudança no início gera um susto mas nada que não se adapte com o tempo. E pergunto ao Cláudio se ele está pegando serviços de desenvolvimento de blogs?

    Um abraço

    Responder

  7. Não gostei da parte do layout (estrutura dos conteúdos), mas ele tá bem mais rápido que o antigo. Uma coisa que odiei, é a barra superior que caminha junto com o site quando se usa a barra de rolagem, na página incicial tá bem confuso porque tem vários post com práticamente a mesma CSS, mas são de conteúdos diferentes.

    Alguns sites que eu gosto da estrutura mesmo sendo responsivos: ( para ajudar, caso for fazer alguma modificação)

    http://coding.smashingmagazine.com/
    http://psd.tutsplus.com/
    http://www.1stwebdesigner.com/
    tagdiv.com/theme/newses/

    Mas parabéns de todo jeito, eu não curti mas deve ter pessoas que gostaram, abraços.

    Responder

    • Ricardo,

      conhecemos os sites que indicou e são mesmo referência. Mas não gostamos de layouts carregados, com muitas cores e muito conteúdo enchendo a tela. Preferimos algo assim mais limpo, claro e fácil de identificar as partes como fizemos.

      Estudos indicam que é mais agradável para a leitura e a navegação a médio prazo.
      Além disso, o formato linear, um artigo depois do outro, tende a gerar menos cliques e até maior taxa de rejeição quando o visitante não encontra rapidamente o que procura.

      Além disso, o fato dos posts seguirem o mesmo padrão de CSS é justamente para que o leitor saiba identificar o estilo do Blog e se acostume mais rápido.

      Outro ponto de não seguirmos alguns estilos de layouts mais famosos é que preferimos ter o nosso próprio estilo, oferecer possibilidades, ser diferente do que se encontra por aí.

      Mesmo assim, obrigado por suas sugestões.

      Responder

    • Ricardo, a ideia da barra superior, estudei muito sobre isso, é só uma questão de usabilidade, Fica bem mais fácil pra chegar na página inicial do site, como a barra seguindo com o blog, foi bem pensado, vai conseguir uma tempo maior dos leitores no site.

      Como já falei aqui neste post muito bom…

      Responder

  8. Gostei, tive um susto quando vi mas já acostumei em 10 minutos… No artigo você diz que na página de Arquivo ele vai aparecendo os posts assim que rola a página, o que não é, tem uma paginação ao final…

    Responder

    • Mazzo,

      Obrigado. Novidades sempre levam um tempo para as pessoas se acostumarem.

      Realmente a rolagem infinita está desativada. O Claudio ainda está mexendo em algumas coisas e para tornar o recurso viável para aparelhos móveis. Essas coisas são difíceis de ajustar.

      Responder

    • Na verdade aparecia xD
      Mas eu tirei por enquanto…

      Acontece que a rolagem infinita estava deixando a página super pesada depois de certo tempo que você rolava ela.
      Estou vendo como fazer isso funcionar sem matar crianças 😛

      Responder

  9. Adorei! Também estou trabalhando num layout novo para o meu blog… Ainda estou pensando se coloco mais links logo no inicio ou mantenho apenas as categorias no menu, para que as pessoas procurem o que querem. Também incluí a pesquisa como primeiro item do layout, mas adorei a pesquisa lá na barrinha 🙂
    Parabéns!

    Responder

  10. Muito legal mesmo!
    Parabéns por este novo layout do FB com toda certeza o sucesso continuará rompendo todas as barreiras no mundo da blogosfera. Continue sempre passando excelentes dicas para quem está recém-remando neste oceano desconhecido dos blogs.Abraços e muito sucesso.

    Responder

  11. Parabéns Cláudio Sanches, Muito bom! Ficou limpo, organizado, mais profissional e segue a tendência da atualidade. A única coisa que ainda me incomoda no Ferramentasblog e acho que poderia melhorar junto com o novo layout, são os banners e as propagandas em texto entre os parágrafos das postagens. Você está lendo tranquilamente quando repentinamente aparece um link ou um banner; isso me incomoda às vezes, fazendo “perder o fio da meada”, resultando em um certo desinteresse pela leitura. Para mim os banners que estão antes e após as postagens, estão de acordo.

    Só isso; no mais eu só tenho a elogiar.

    Responder

  12. Eu confesso que não gosto muito desse tipo de layout e, portanto, preferia o anterior. Mas como a maioria gosta desse (e como está na moda), então acredito que a mudança tenha sido benéfica.

    De qualquer forma, conheci o site há pouco tempo e gostei muito dele. O conteúdo é 10!

    abração.

    Responder

  13. Olá Claudio e Marcos!

    Ficou muito bom! É como todos disseram limpo e bem leve,carrega bem rápido mesmo!

    Não sei se é só comigo,mas prefiro que tenha pelo menos uma borda na esquerda do corpo do post, fica melhor para leitura.

    Como tempo todos vão se acostumando,principalmente que daqui a pouco vai ter um monte de blogs com Layouts parecidos rsrs.

    Abraços!

    Responder

  14. Olá Marcos,

    Acho que ficaria mais agradável você tirar esse anuncio e textos no qual referencia a sua hospedagem , twitter e seu blog, do meio artigo, pois visto que já tem dois blocos no começo do artigo, isto atrapalha um pouco. Entendo sua parte de captação de recursos para melhorar cada vez mais o FBlog, mas existem outras formas de fazer propaganda em áreas mais agradáveis.

    Espero que entenda, só uma critica construtiva.

    Vocês possuem um conteúdo nota 10.

    Só uma dúvida: qual plugin vocês usam para o formulário de contato, notei que vários blogs usam também como o Sites e Blogs do Hugo Costa.

    Responder

    • Leonardo,

      Entendo que a propagando não é muito agradável em certos pontos do layout para os visitantes mais constantes. Mas é extremamente importante para eu manter o Blog. São essas publicidades que permitem o retorno que tenho.
      Por isso que fica no início. Pode ver que no restante do artigo não há publicidade inserida. Fica só até o primeiro parágrafo que é a introdução.

      O que posso pedir é paciência e compreensão dos meus leitores mais fieis.

      Responder

  15. Bagunçado demais. Mas por incrível que pareça nem é o que mais incomoda. O problema maior é que dá a impressão de que SÓ tem propaganda no blog… perde até a vontade de procurar conteúdo no meio de tantos banners de propaganda. Situação financeira deve estar feia…

    Responder

    • Renato,

      Na verdade a situação financeira está muito boa. Os banners do AdSense estão rendendo muito e tenho anunciantes diretos que pagam muito para ocupar o espaço que ocupam.
      Esse é o modo que consigo oferecer o conteúdo GRÁTIS para você e milhares de pessoas. Se eu não ganhasse MUITO BEM com o Blog com os anunciantes, eu não teria condições de viver exclusivamente do Blog e para o Blog. E você não teria esse conteúdo de alta qualidade para ler todos os dias e ajudar você a mantes o seu Blog.

      É uma pena que você seja incapaz e incompetente em oferecer uma crítica construtiva e útil sobre o layout. Mas agradou à maioria. Isso é o que importa.

      De toda forma, continue visitando o Blog para ler mais do meu conteúdo gratuito para TODOS, patrocinado por meus anunciantes que tornam isso possível.

      Responder

      • Se a situação financeira não é problema, então dê mais destaque ao conteúdo do blog (que é ótimo), pois como eu disse a impressão é que só tem propaganda. Será que é necessário tantos blocos assim?

        Discordo que a maioria tenha gostado, pois a maioria não comenta nos artigos. E duvido que a maioria prefira um layout com muito mais propaganda ao invés de um mais simples e prático (como o anterior). Os que rasgam elogios mesmo com tanta propaganda são pessoas próximas suas, ou que já possuem alguma empatia por te conhecer a bastante tempo. Um usuário/visitante comum não iria aprovar (faça um teste e verá). Ele(a) iria se perder na mistura de propaganda/conteúdo, podendo não distinguir o que é o quê.

        No meu modo de ver isso é uma crítica construtiva em relação ao layout. Mas ok, o importante é o conteúdo (e de quebra uma sessão de comentários onde quem critica não é bem vindo; no caso, ficou claro que eu não sou).

        Responder

        • Renato eu não te entendi.

          Você falou que esta bagunçado, mas não falou o que esta bagunçado…

          Depois você disse que tem muita propaganda e que o layout anterior era mais simples e prático…
          Entretanto foi mantido a quantidade que tinha antes de propaganda, com os mesmos banners nos mesmos lugares…

          Agora fiquei sem te entender cara.

          Você esta passando bem?
          Quer um abraço?

          Responder

        • Renato,

          sua crítica é completamente inútil. A quantidade de anúncios continuou a mesma de antes, nos mesmos lugares e do mesmo tamanho.
          Minhas visitas sempre cresceram e o tempo de permanência do visitante é sempre grande. A taxa de rejeição do meu conteúdo é inferior a 0,5% (sabe o que significa isso?)

          Os números de comentários que recebo são bem acima da média da maioria dos blogs. Pode olhar 1 por 1 dos meus posts que verá como a participação é intensa. E olha que eu sou extremamente rigoroso na aprovação e moderação.

          Desculpa dizer assim, mas sua crítica parece mais alguém com inveja e raivinha do que alguém que quer ajudar realmente. Então prefiro ignorar.
          Aqui um artigo para você ler antes de voltar aqui para comentar: http://www.dicasblogger.com.br/2013/02/tipos-de-comentaristas-de-blogs.html

          Obrigado, mesmo assim!

          Responder

        • Renato,A Sua Inveja faz a Fama do Marcos Lemos! você morre de inveja,tem que se identificar para afirmar o que está a dizer,a propaganda tudo está como antes! a propaganda é quase que obrigatório em um blog,e tem que ficar mesmo no meio em cima na parte principal por que ela são a coluna de um blog, se você não entender é melhor não criticar.

          Responder

    • Samuel,

      Essa é uma das coisas que mais me deixou feliz com o novo layout. Isso economiza tráfego de dados e estimula as pessoas a continuarem navegando no blog em qualquer aparelho móvel, pois sabem que terão uma experiência de qualidade.

      Responder

  16. Marcos gostei muito, está no estilo do site da Microsoft mais minimalista e como cores sólidas. Mas qual é esse código que você para as imagens do blog irem aparecendo a medida em que usuários rola a página?

    Responder

  17. Olá Marcos,

    O novo layout ficou muito melhor do que o antigo; ficou bem mais leve! Parabéns ao Claudio Sanches pelo excelente trabalho. Gostei do novo cabeçalho do blog, está menor e mais destacado; o formulário de comentários também ficou muito bom!

    O layout só peca num pequeno detalhe; o conteúdo parece se misturar com os elementos da sidebar. Seria interessante destacar toda a sidebar com um background, tipo #ddd ou #eee etc.

    Essa é minha humilde opinião!

    Forte Abraço!

    Responder

  18. Boa Noite,

    Marcos acompanho seu Blog apesar de não ser blogueiro, tenho um site de conteúdo técnico (www.guiametal.com.br) onde cuido do lay-out também. Com o objetivo de poder ajudar com uma crítica construtiva segue abaixo minhas opiniões

    1- Penso que o site ficaria melhor se não houvesse tanta publicidade na primeira página. Os banners são grandes e parecem estar flutuando meio que desordenado. Talvez se usar algumas linhas de divisão 1px CCC melhore.

    2 – Não sei com quantos pixels estão suas colunas mais seria interessante e mais harmonioso trabalhar com 3 colunas de 300px com padding de 20px, ficaria mais agrupado e não daria esta sensação de vazio.

    3 – Outra coisa que não achei legal é sua imagem em miniatura em todo final de titulo, se repete muito na pagina toda e dá uma impressão estranha.

    4 – Se você trabalhar com duas colunas de 300 px terá um content com aproximadamente 620 px, pois da forma que está o texto ficou espalhado e alinhado a direita com linha extensas que cansam a leitura e você terá que encontrar imagens grandes para alinhar no body. Note que seu texto agora fica passando dos banners 300 x 250 que vc usa do final do post.

    5 – Imagino ficar bem melhor você sacrificar os dois Banners depois dos artigos em destaque pois eles estão formando u L com os da sidebar e deixou um aspecto estranho também.

    Marcos espero que minha crítica seja construtiva pois curto seu site e seu trabalho. Me baseie no meu site, de uma olhada se quiser.

    Abraços,

    Fábio Henrique

    Responder

    • Fábio,

      Suas sugestões são interessantes e veremos se algo é viável para nosso projeto.
      Temos que pensar que nosso layout não foi feito para funcionar apenas em monitores grandes, mas também nos pequenos, como tablets e smartphones. Verá que umas coisas funcionam melhor em um e menos em outro. Fizemos o possível para ser agradável em tudo.

      Quanto aos banners, é como já respondi para outros: São eles que pagam as minhas contas e garantem que o blog seja gratuito em todo o conteúdo para o visitante. Mas vou estudar outras posições de banners e outras medidas que possam garantir os ganhos e ser mais agradável.
      Mesmo assim, é impossível, sim, impossível, ter banners no Blog que sejam agradáveis para os visitantes mais assíduos e fidelizados.

      Responder

  19. Coisa de primeira, parabéns ficou excelente, leve, de fácil navegação, Ótimo.

    Pelo que conferi no rodapé o layout foi feito pelo Claudio Sanches, venho conferido varios trabalhos dele e todos são otimos.

    Abraços

    Responder

  20. Marcos, eu uso adsense,! para o pessoal não criticar tanto por causa do adsense retira o da barra lateral de 600×300, o resto está beleza. É que nessa area da pouco mesmo, e assim o podes por outra coisa lá, ou não,. Se ver que não rende tira mesmo ok?

    Responder

  21. Como eu disse no meu comentário anterior, o layout novo está ótimo, super rápido.

    Só gostaria de comunicar que quando redimensiono a janela do browser para visualizar a versão mobile, e redimensiono de volta para o tamanho desktop, o menu superior some. Fica a estrutura, porém some os links e a search box.

    Talvez isso não seja problema, pois quem acessa do desktop vê normalmente e do mobile também, só ocorre quando redimensiono, e os visitantes normalmente não verão isso mesmo. Pode ser algo insignificante, acho que não tem problema nenhum, só estou avisando se por algum caso queira corrigir.

    Abraços!

    Responder

    • Lenylai,

      Da mesma forma que sempre foi possível achar algo aqui: use o mecanismo de busca que está no cabeçalho, no topo da página do lado direito. Ou então pode clicar no menu “Arquivo” para ver os artigos na ordem em que foram publicados no Blog.

      Responder

  22. Entrei no blog ontem e havia adorado o novo layout!

    Prefiro sempre os layouts mais leves, que dão conforto para a leitura.

    Só uma observação: Não gostei da fonte utilizada para os textos. Não é muito nítida para a leitura.

    Responder

  23. Olá aos dois, Macos e Claudio.
    gostei da velocidade e do estilo limpo do layout mas particularmente eu faria simples mudanças sem carregar demais a interface tipo
    > bordas nas margens das imagens: pode ser um tom diferente de branco com textura ou relevo, isso da a ideia de limites da mesma.
    > na divisória das postagens pequenas que ficam ao lado do destaque na página principal eu faria tambem uma separação mais larga para limitas e de resto tá muito bonito.
    Parabéns aos dois.

    Responder

  24. Gostei muito do novo layout, clean e facil de navegar. No meu ponto de vista, a fonte está pequena e apagada o que para um blog didático não oferece facilidade para a leitura. Adorei o cabeçalho simples, resumido e objetivo. Instalei um template responsivo no meu blog e estou gostando, mas pretendo fazer um por encomenda por ser exclusivo.

    Responder

        • Claudio Sanches, quanto ao tamanho da fonte da postagem ficou ótima agora e a dos comentários não tem problema ser menor. Eu sei que hoje, um template moderno pelo falo de ser clean também, tem por hábito ter a cor do texto apagado. Para quem usa óculos torna-se mais difícil, mas, está dando para ler numa boa. Parabéns pelo trabalho. Obrigada.

          Responder

  25. Marcos ficou show ,esta otimo e vc continuou com os detalhes em azul e branco que da um contraste excelente…parabéns não mude nada, deixe como esta…sucesso….fuiiiiiiii

    Responder

  26. Parabens Marcos a cada dia o seu blog tem se superado nunca desista de continuar produzindo artigos ótimos e de qualidade que sempre tem ajudade muitos blogueiros em todo o Brasil, ficou muito moderno o seu blog e com uma funcionalidade muito boa parabéns e que o sucesso do seu blog cresça mais e mais.

    Responder

  27. Ficou muito bom, Marcos!!!

    Gostei de (quase) todas as alterações. A única coisa que me incomodou foi o tamanho dos banners animados na barra lateral direita. Talvez eu esteja achando estranho por ter coincidido dois banners em tons de azul, mas, mesmo assim, acredito que seja interessante fazer novos testes, o que acha?

    Abraços! =)

    Responder

  28. Marcos e Claudio, esse novo layout tem a cara do windows 8… Seu blog está mais um estilo mosaico, por isso eu comparei… Mas será vocês tem uma sugestão de um site/template para blogger? Pretendo mudar o meu layout, como este, só que mais simples…

    Responder

  29. Olá Marcos. Sinceramente achei muito bom o novo layout. Ficou muito leve e de simples navegação. Só achei que faltou ai o [ sistema de navegação NextPrev ] para facilitar a navegação entre as postagens. Do restante ta tranquilo. Se a intenção foi mesmo melhorar a navegação e interação do leitor. Acertou em cheio.

    Quer nota? É 10.

    Responder

  30. Gostei bastante do novo layout, ficou bem mais rápido e vocês aderiram a nova tendência de 2013 no que se refere a web designer, que foi a barra de menu fixa no topo, achei bastante interessante.

    Só a Home que achei um pouco complicada, não gosto muito daquele modo que vocês colocaram, com os últimos posts em cima, como destaque e logo abaixo feed de duas categorias. O problema é que quase sempre os posts que aparecer nessas categorias, vão aparecer lá em cima nos ultimos posts também, não gosto muito desse estilo. Acredito que se vocês deixassem algo como “Artigos em Destaque”, no começo – nem precisa ser com slide, pode ser normal mesmo, não sei uns dois artigos em destaque -, e logo abaixo só os artigos recentes, no estilo de como era antes, por exemplo, acredito que ficaria melhor, e mais fácil de se navegar, ainda mais que todos já estavamos acostumado com o estilo de antes.

    Fora isso, achei todo o resto muito bom, site ficou bem mais rápido, sidebar mais organizada, e esse sistema de comentários e muito bom. Parabéns moçada.

    Responder

    • Existe o Arquivo exatamente para quem esta acostumado com o estilo normal de um blog.

      A homepage vamos mudar conforme o tempo, disposição dos posts, categorias e etc.
      Pelo menos é essa a ideia.

      Responder

  31. Marcos Lemos,

    Conta-se que um importante escultor fazia uma grande obra em seu atelier, e os amigos ou outros artistas começaram a dar palpites: “Ow, o nariz está um pouco grande”, outro dizia: “ele me parece muito gordo”, e assim forma dadas mais opiniões “sua cabeça ficaria melhor se fosse inclinada para o lado direito”, “volta a perna esquerda mais para trás“, “seus olhos estão muito separados um do outro” e assim foram muitos e muitos palpites. O escultor demorou o dobro do tempo para terminar seu trabalho que parecia interminável porque ele desmanchava e refazia, até que depois de um longo tempo a estátua ficou pronta, e no dia da exposição inaugural, a obra que mais parecia um monstro recebeu do autor o título de: “OPINIÃO PÚBLICA.

    Moral da história? 🙂

    Marcos, seu template está ótimo e parabéns.

    Responder

  32. Ola Marcos

    O novo layout do Ferramentas Blog ficou muito bom, Você sempre trazendo surpresas e novidades para a Blogosfera.
    E eu queria perguntar uma coisa, e o lançamento do novo Ebook vai ser quando. Você poderia criar um artigo falando do assunto

    Obrigado e um abraço.
    E diga a Claudio Sanches que ele é um ótimo profissional.

    Responder

  33. Oi Marcos, gostei principalmente do formulário novo de comentários. (quero no meu também).

    Quanto ao novo formato, não posso dizer que está ruim. Tudo é questão de adaptação com o novo.

    Mas, num ambito geral, estou gostando.

    É isso aí mesmo, tem que trazer sempre novidades.

    Responder

  34. Gostei das alterações, leio quase todos os post do FB e já estava cansada de ver aquela enorme propaganda bem no meio do post. Mas para mim a melhor mudança foi a inclusão da data de publicação dos posts.. Maravilha

    Responder

  35. Ué, eu não comentei ainda sobre o layout? rs. Então vai: Ficou fantástico, super leve, o uso dos ícones em fontes foi espetacular. Só tenho que parabenizá-los pelo trabalho e é por isso que o Ferramentas Blog vem crescendo mais a cada dia.

    Parabéns Marcos, parabéns Cláudio. Abraços! 😉

    Responder

  36. Não gostei muito, ficou muito confuso, abre rápido mas ficou mais pesado, tanto é que quase sempre trava o meu navegador, e olha que meu computador é um dos melhores e o Chrome, o comentários estão em cima do formulário e pra comentar tem que descer muito… não gostei do estilo… más é minha opinião

    Responder

  37. Boa noite…

    Marco este layout não está legal. O texto justificado e alinhado com a imagem e os blocos adsense fica melhor. O ferramentas ficou com cara de blog de iniciante que usa temas gratuitos.

    Até…

    Responder

    • João,

      Se você tivesse lido alguns dos comentários, veia que já explicamos por que não estamos mais usando texto justificado. Ele piora a experiência do leitor/visitante.

      Responder

  38. Olá amigos,

    Ficou bom o novo layout. Apenas não gostei da parte dos últimos posts, pois acho que ficou um pouco confuso a lista com os outros 4 posts…

    No mais, ficou muito bom

    Responder

  39. Achei sensacional o novo layout. Muito melhor que o antigo. Pelo menos pra mim, ficou mais fácil encontrar os conteúdos. Os destaques das plataformas também foi uma sensaciona ideia. Com relação aos anúncios dentro do artigo, não vejo dificuldades. Já me familiarizei.

    Parabéns ao trabalho de vocês!!!

    Responder

  40. Layout muito bacana. Sou tb webmaster, do Tá Bonito Brasil, e uso o seu Tema FB Alpha. Vc tá pensando em lançar uma nova versão com layout responsivo?

    Responder

  41. Olá,

    Já acompanho o [Ferramentas Blog] à algum tempo e sempre aprendo muito aqui. Foi assim que criei coragem de migrar do Blogger para o WordPress e criar um blog mais profissional.

    Resolvi utilizar também um tema responsivo e neste momento ainda estou testando a melhor configuração de cada ítem, e me surpreendi que o resultado dos anuncios Adsense já está superior ao resultado do Blogger, mesmo com o layout não finalizado ( claro que os resultado são baixos, mas estão crescendo).

    Gostei muito do novo tema do [Ferramentas Blog], em especial das páginas de resultado de buscas e da página de Arquivo.

    Foram utilizados plugins do WordPress para estas páginas? Poderia indicar algum plugin que faça execute estas páginas, principalmente a página de arquivo?

    Estou procurando por plugins com estes resultados mas ainda não encontrei nenhum satisfatório.

    Mais uma vez obrigado pelos conhecimentos compartilhados.

    Att.

    Marcelo

    Responder

  42. Parabéns Claudio e Marcos, gostei bastante de seus Layout, espero que um dia meu Blog fique tão bonito quanto o de vocês, estou começando a ler seus arquivos, vejo que tens 199 paginas. Muitas dicas e ajuda para os novatos nesse mundo que é o meu caso. Muito obrigado pelas dicas abraço amigos.

    Responder

  43. Tem muita gente por aí ”vomitando” besteira em todos os cantos da Web falando que um layout responsivo é coisa desnecessária. Isso é tolice!

    Marcos, o Ferramentas Blog melhora a cada estilização, um Up-grade a mais não faz mal para nenhum site, ao contrário, agrada a quem realmente entende sobre padrões web. Parabéns pela nova fase do FB!

    -Augustus Di Milannis,
    EUA.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.