Guia de práticas de SEO para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

logo-webmaster-blog Aprender sobre SEO é um passo fundamental para o crescimento de qualquer blog. Quando você cria um blog, seja no Blogger (Blogspot) ou no WordPress, algo que pode ajudar a dar mais destaque e visibilidade para seu conteúdo, é saber usar as melhores práticas de SEO. A Google pode ajudar você nisso, com um guia rápido e prático das técnicas que ela mesma considera importantes.


No dia 28 de setembro (2010), a equipe da Google Webmaster, lançou uma atualização do seu famoso “Guia de otimização para motores de busca”, que era de 2008.

Se você não sabe inglês suficiente para ler o novo guia, vou fazer aqui um apanhado geral das técnicas mais relevantes, indicar alguns tutoriais para aplicá-las em seu blog e indicar o link do guia de 2008 que existe em português.

O que segue não é uma tradução, já que o material é muito extenso e complexo. Aqui são apontamentos, como uma lista de checagem para que você consiga configurar bem o seu blog segundo as dicas da própria Google.

Dica 1: Crie títulos únicos e de qualidade.
Os títulos de seus posts são a linha de frente na construção de um conteúdo chamativo, não só para atrair a atenção de seu público alvo, mas também para potencializar a indexação de seu blog.

Não crie títulos repetitivos, use palavras-chave bem interligadas com o conteúdo do post e que seja uma descrição bem direta sobre o que está ali.

Dica 2: Meta tags de descrição relevantes.
Um blog precisa de “meta tags” descritivas que apontem para a relevância do conteúdo geral encontrado nele. De preferência que sejam únicas para cada conteúdo – isso vale especialmente para quem tem blog no WordPress.

Dica 3: Estrutura da URL das páginas.
O endereço, que é a URL de cada página, de cada post de seu blog é algo altamente primordial para uma boa indexação. Esse é o caminho que os mecanismos de busca percorrem para achar o seu blog.

No WordPress as URLs são totalmente editáveis e você tem controle disso, mas no blogger elas são formadas a partir dos títulos dos posts que criarmos. Mas nos dois casos é importante saber colocar na URL as palavras-chave mais importantes, que descrevem de forma direta o que há naquele artigo.

robot-google-guia

Dica 4: Criar um Sitemap do Blog.
Um blog bem estruturado precisa de um Sitemap para apresentar aos buscadores os caminhos por todas as páginas internas do Blog. Como o nome já diz, é o mapa completo do conteúdo do blog. Esse sitemap é adicionado no Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) do Google, por exemplo e aumenta as chances de seu blog ser bem posicionado nos resultados naturais (orgânicos).

Dica 5: Faça um blog fácil de navegar.
O que é fácil para o visitante, é também fácil para os robôs das buscas. Procure sempre ter um blog simples e prático, organizado em sua estrutura de códigos, mas também na sua apresentação visual. Um layout com links em destaque, arquivo e marcadores de conteúdo, ajudam na navegabilidade de seu blog.

Dica 6: Ofereça conteúdo e serviços de qualidade.
Vale sempre reforçar isso: a Google só vai indexar seu blog se perceber em encontrar comprovado conteúdo de qualidade, útil e relevante para quem faz as buscas por suas palavras-chave. Todo o foco está sobre o conteúdo, já que as pessoas estão procurando por respostas e soluções.

Cuidar do seu conteúdo é o primeiro e mais importante passo de SEO. Sem isso, nada e nenhuma técnica tem valor ou vai durar por muito tempo.

Perceba quanta coisa é importante na hora de otimizar o seu blog para que ele seja agradável para o seu público e para os buscadores. aqui destaquei 6 dicas e seguindo o guia do Google, não foi possível cobrir nem 40% de todo o conteúdo daquele material.

Para ver a versão de 2008, que está em português, visite meu post sobre o tema aqui: Otimização para Motores de Busca.

Mais artigos sobre SEO:

.

6 Comentários

  1. Estou aprendendo muito sobre técnicas de SEO, sempre segui a risca suas dicas e sem perceber já pratico algumas dessas técnicas desde o início. Obrigado por tudo.

    Roger Dance

    Responder

  2. Sou iniciante em blog, por isso estava caçando ajuda, mas agora encontrei algo que realmente tirou muito minhas duvidas, valeu mano de coração essa explicaçoes esse guia vai me ajudar em muito.
    Damesma maneira irei ajudar outras pessoa que prrecisarem dos conhecimentos que adiquerir aqui.

    Responder

  3. O mecanismo de busca como o Google exige que sejamos bem organizados quanto ao SEO, Marcos o SEO é uma ads coisas mais importantes do blog, onde dessa forma o conteúdo se destaca, abraço e continuo a acompanhar os artigos publicados

    Responder

  4. São ótimas dicas. Todos os dias venho aprendendo sobre novas técnicas e tento implementá-las no blog. A dica 6 é a que gostaria de dar mais foco, oferecendo conteúdo em outros formatos.

    Por enquanto não consegui ainda, mas isso já está em mente e voltarei aqui para buscar outras dicas, que com certeza surgirão no FB.

    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.