A importância do Gadget Seguidores para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

fila-seguir-gadget-blog Sei que muita gente conhece esse recurso, disponibiliza no blog, mas nem sempre usa como forma de acompanhar as atualizações de seus blogs favoritos. O Gadget de Seguidores do Blogger pode ser uma grande fonte de visitas e uma eficiente forma de fidelização de seus leitores e tem que fazer parte da sua estratégia de divulgação.

 

Minha experiência foi a seguinte: No início de janeiro (2010) eu coloquei na barra de ferramentas (sidebar) o gadget Seguidores. Depois de mais de um ano de existência, meu blog não tinha mais que 450 seguidores, o que era muito pouco, mas a culpa era minha, por não divulgar esse serviço. Depois que o coloquei na sidebar, esse número só cresceu e tem quase 2500 seguidores (Maio/2010).

 

gadget-seguidores-blogger

 

Podemos e devemos nos focar no Feed, por ser uma forma de fidelização muito eficiente do seu público, mas para quem usa o Blogger, o acesso ao painel de serviços é obrigatório para administrar o blog e lá você tem um espaço chamado "Lista de Leitura" onde recebe as atualizações recentes dos blogs que segue:

 

lista-leitura-blogger

 

Desde que comecei a dar evidência ao gadget Seguidores, meus números têm melhorado de forma satisfatória, inclusive é possível saber quantas pessoas clicaram nos links vistos ali. Se você usa o Google Analytics para acompanhar as estatísticas de seu blog, pode ver na origem das visitas algo semelhante a isso:

 

origem-visitas-painel-blogger-analytics

 

No exemplo mostram visitas que meu blog recebeu originadas do painel do Blogger, justamente vindas do "Lista de Leitura" daqueles que seguem meu blog. A qualidade das visitas é alta, basta ver que o índice de taxa de rejeição é muito baixo e o tempo de permanência é alto (leia mais: "Analisando o comportamento dos leitores").

 

Explore todas as fontes de divulgação do conteúdo do seu blog, especialmente aquelas que podem melhorar a fidelizações de seus leitores, como o Feed, Newsletter e Seguidores por manterem as pessoas sempre em contato com suas atualizações, o que as faz sempre voltar.

 

Mais artigos importantes sobre fidelização:

.

5 Comentários

  1. O problema do gadget de seguidores é com o Lightbox. No Dicas Browser tive que escolher um deles pois há um certo conflito entre os dois. Não pretendo tirar o Lightbox porque é-me necessário.

    Acredito que o uso desse gadget não seja necessariamente para fidelização, mas sim para ostentação de números. Pode até ajudar, como você mesmo mostrou com o analytics, mas muitos se esquecem que seguem um determinado blog.

    O feed sim é um grande meio para a fidelização com o blog.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. Boa, Marcos!

    Há tempos que tento entender esses itens que você descreveu.
    Não fico muito tempo na analytics, mas é sempre bom entender para poder interpretar os dados.
    Valeu pela dica.

    Um forte abraço!

    Responder

  3. Acabei tirando uma dúvida que ainda não tinha perguntado à ninguém!
    Quando via no Google Analytics:blogger.com/referral, imaginava afinal, de onde vêem estas visitas?! o.0

    No meu blog tenho um bom número de pessoas que se utilizam da lista de leitura do painel para chegar à alguma postagem minha.

    Responder

  4. Eu sempre quis saber o que significava o blogger.com/referral , e agora descobri que são as visitas vindas do lista de leitura ! Realmente são visitas de otima qualidade .

    Responder

  5. Pingback: Adicionar o gadget de Membros Seguidores no Blog Blogger WordPress | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.