Integrando o Google Docs ao seu WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

google-docs-wordpressO Google Docs hoje é o maior leitor de arquivos PDF, DOC, XML e outros tipos de documentos/arquivos do mundo. Com ele podemos facilmente desenvolver qualquer documento pela web e compartilhar sem ter a necessidade de instalar qualquer programa em nosso computador ou no computador de quem irá receber e ler o arquivo. Veja como integrar isso ao seu blog.

 

Já ensinamos outras dicas de integração do Google Docs ao seu blog:

 

Outra alternativa ao Google Docs é o Microsoft Office on-line:

 

Hoje vamos ver um código simples que integra o Google Docs em seu Blog no WordPress.org, permitindo que você disponibilize arquivos para os seus leitores sem obrigar que eles baixem algo.

 

O que vamos ver aqui é similar a opção de visualizar arquivos em anexo que existe Gmail.

 

Configurando seu WordPress para abrir documentos do Google Docs

Para fazer essa integração vamos criar um shortcode que será responsável por tudo facilitando a nossa vida.

 

Faça o login no seu blog WordPress, vá até o menu "Aparência" e clique na opção "Editar". Agora procure pelo arquivo "functions.php" que leva o nome de "Funções do Tema".

 

 

Agora cole o seguinte código no arquivo "funcions.php":

 

<?php function gdocslink($attr, $content) {     return '<a target="_blank" class="pdf" href="http://docs.google.com/viewer?url=' . $attr['href'] . '">'.$content.'</a>'; } add_shortcode('gdocs', 'gdocslink'); ?>

Você pode colar ele antes de começar todos os outros códigos. Depois de feito clique em "Atualizar Arquivo" para salvar. Pronto, esta criado o shortcode.

 

Aplicando o Shortcode do Google Docs em seus posts:

Agora quando você for escrever um post basta apenas usar o seguinte shortcode para abrir seus documentos no Google Docs:

 

[gdocs href="http://seudocumentoaqui.com/documento.pdf"]Visualizar Documento[/gdocs]

 

Faça o upload do arquivo em pdf, doc ou o que quiser como o de costume, pegue o link e substitua pelo link marcado acima em vermelho, você pode mudar também a descrição do link marcado em vermelho também.

 

OBS.: Para evitar erros, copie este código, vá ao seu blog, clique na aba HTML na hora de publicar um post e cole ele lá.

 

Outras dicas para seu Blog no WordPress.org:

 

Fonte: Cats Who Code – 10 Useful New WordPress Hacks

Sobre o Autor:

Claudio Sanches Claudio Sanches tem 22 anos e é de São Paulo. É Webdesigner, Programador e está cursando Técnico em Multimidia (SENAC). Curte um Heavy Metal (visite A Ilha do Metal). Portfolio | FaceBook

.

4 Comentários

  1. Marcos Lemos,
    É bom enfatizar que essa sua boa dica-tutorial está muito bem explicada. O fato é que estou tentando implementá-la e devo estar cometendo algum equívoco, para o que peço seu auxílio.
    Quando tento abrir o post (*.pdf), o gdocs acessa o link (corretamente) e retorna a seguinte mensagem: “Não foi possível recuperar o documento para visualização ou você não tem permissão para visualizar o documento”.
    Supondo poder ser restrição de acesso, já liberei tudo (permissões), desde o raiz, e nada.
    Poderia, por favor, orientar-me sobre o que pode estar ocorrendo?
    Grato,
    Rabello

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.