JotForm – Formulário de contato gratuito para blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quem tem blog, quem cria um blog, precisa logo montar mecanismos de contato com o seu público e uma das forma mais simples e eficientes são os formulários de contato. Vou mostrar mais uma opção gratuita e muito completa para blogs de porte pequeno ou médio. Trata-se do JotForm, que é bem completo e fácil de usar em qualquer plataforma, seja no Blogger ou no WordPress.

 

Quem recomendou esse modelo de formulário para blogs foi o Matheus Gambati do Blog RuneScape Quest, e que inclusive usa o JotForm na sua página de contatos (clique aqui para ver).

 

Já ensinamos outros modelos de formulários e recomendo que os conheça antes de decidir qual seja melhor para o seu blog:

 

Como usar o JotForm

Este é um modelo bem fácil de configurar e criar qualquer tipo de formulário como for mais conveniente e adequado para o seu blog, além de ser gratuito e estar em português.

 

jotform-tela

JotFormhttp://www.jotform.com/

 

Ao entrar já fica evidente a facilidade, pois não é preciso fazer cadastro para começar a usar e ele todo já é a plataforma de criação do formulário.

 

Na barra lateral esquerda estão os componentes e tudo o que você pode colocar no formulário, basta achar o que deseja e arrastar para a área de “Estilo do Formulário”.

 

Há duas barras de ferramentas no topo, uma para cada aba, que determina a maneira como você irá configurar seu formulário. Se deixar marcada a aba “Estilo do Formulário” verá como escolher temas, fontes, cores e até plano de fundo.

 

jotform-estilo

 

Depois de configurar e criar o formulário como deseja que seja e estiver pronto para publicar em seu blog, então clique na outra aba, “Configurar e compartilhar” para escolher para onde as mensagens serão enviadas e como incorporar em seu blog o código do novo formulário criado.

 

jotform-config

 

Clicando no botão “Compartilhar Formulário” você escolhe para qual email os contatos serão enviados. Assim, quando alguém preencher e enviar, você receberá em sua caixa de email o que foi escrito.

 

O outro passo importante é incorporar isso em seu blog. Para tal existe o botão “Código Fonte”. Na janela que abrir haverá um trecho de código para ser copiado e colado numa página estática (Como criar Páginas Estáticas padrões do Blogger).

 

jotform-codigo-fonte

 

Feito isso é só testar e ver como ficou em seu blog.

 

Outros artigos e posts que podem te ajudar:

.

54 Comentários

  1. Em cada blog que crio, sempre deixo um espaço para um formulário de contato, pois há leitores que gostariam de entrar em contato para fazer parceria e não acham conveniente fazê-lo pelos comentários de postagens. Também é útil para se receber críticas ou opiniões de como melhorar o conteúdo do blog.

    Responder

  2. Eu utilizo há bastante tempo o Wufoo. A única desvantagem dele, é que você só pode criar 3 formulários. Mas não deixa a desejar no quesito eficiência.

    abraços

    Responder

  3. Uso atualmente o Wufoo, e até o momento estava tudo normal, exceto que recentemente quando abri minha página de contatos não havia mais formulário e sim uma mensagem avisando que minha conta estava inativa. Depois que me loguei no site do Wuffo meu formulário voltou a aparecer no site. Achei estranho. Vou testar o JotForm, pois me pareceu bem interessante. Obrigado por compartilhar. Abraços, Jefferson

    Responder

  4. Impressionante esse JotForm, acabei de por no meu novo blog e é muito massa, chega super rápido o email e vc pode configurar da melhor maneira possível

    Responder

  5. O Wuffo ficou ruim nao sei o porque eles mudaram mas ficou rui pacas a mudança. vou testar esse sera que tem limite para entradas comentarios?

    Responder

  6. Impressionante!! Muito facil de manusear e muito eficiente, nao deixando nada a desejar! Otimo paa quem nao espera receber mais de 100 emails por mes, pois apos isso eh necessario pagar!

    Responder

  7. Gostei desse formulário, eficiente e fácil de usar, além das muitas opções de customização.

    Obrigado pela dica, encontrei essa informação no seu ebook “40 dias para salvar seu blog”.

    Responder

  8. So que tem um detalhe , nao sei se pos nao vi. O jetform gratis te da so 100 envios por mes, se quiser mais ai tera que pagar.
    Valeu.

    Responder

    • O Thomas tem toda razão. O jotform só permite 100 e-mails mês. Fiz um blog para uma amiga e o mesmo recebeu no primeiro dia 3468 acessos. E 197 pessoas mandaram mensagens. Ou seja, em um dia o JotForm me barrou da sua lista. Agora só posso utilizá-lo no próximo mês. Caso contrário, pago. O ideal é achar algo que seja gratuito e ilimitado.
      Abrçs.

      Responder

    • Oi boa noite, alguém pode me ajudar sobre os limites de contatos grátis do jotform. É 100 por mês e após tem que pagar ou é só aguardar o próximo mês já libera mais 100? Se alguém pude me ajudar ficarei grato.

      Responder

  9. Queria te agradecer pelas dicas eu coloquei o formulario no meu blog de São Benedito, para que as pessoas possam fazer pedido de oração e funcionou muito bem, obrigada

    Responder

  10. Eu fiz o meu todo bonitinho, e coloquei no meu blog. Fui fazer um teste, enviando uma mensagem pelo formulário, mas até agora, nada da mensagem chegar no meu e-mail, e quando soube do limite de 100 mensagens por mês, desisti e tirei logo…

    Responder

  11. Pingback: Como criar um blog coletivo no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: 10 dicas para promover mais interação no seu blog, o real segredo dos blogueiros de sucesso

  13. Eu vi que ele deixa você so receber 20 emails ao total ! no entanto você pode excluir os que ja recebeu e assim nunca deixando chegar a 20 para que possa receber mais porem li que so recebe 100 por mes !
    isso é verdade ou o jotform nesse tempo mudou ??

    Responder

  14. – Pó meu querido Brodlher ,só vc teve a simplesidade de esplicar
    que é certo .
    – brigado viu…!
    -ainda existem pessoas assim como vc.
    -Deus te ilmune ,
    -passei humm bom tempo ,pra entemder o significado da frase blogger.
    -temos quir -se dedicar ir muito,
    -estudar muitoooooooo.ler muitooooooo….!
    -Ai depois é que venhei,todos os resultado quer obetivermos ,nas leiturais e dedicaçãoes, pra termos certeza qui sem ler ou estudar não
    somus nada.
    – Um forte abraço ,Sucesso .
    Valéu

    Responder

  15. Uma excelente dica, consegui montar o formulário, colocar no blog e testar. Espero que não tenha limite mensal, pois o meu formulário é muito usado diariamente.

    Responder

  16. Fiz os formolários e tal. Mas hoje sumiu da minha página. Tentei ir no site mas está fora do ar. Isso acontece com frequencia?

    abraço.

    Responder

  17. Realmente era mais ou menos umas 3 da manha quando começou a ão aparecer mais, pois eu uso ele para enquete da radio e uso tambm como sistema de gata do mes. vamos aguaardar. se alguem souber de u outro com as mesmas caracteristicas da uma força ae? obrigado galera. boa sorte pra nos.

    Responder

  18. Real mente ouve um problema olhem:
    Como parte de uma investigação em curso sobre um conteúdo publicado em nosso site, uma agência do governo dos EUA suspendeu temporariamente o nosso domínio jotform.com. Estamos totalmente cooperar com eles, mas não é possível dizer quando o domínio seria desbloqueado.

    Para garantir que suas formas continuar a operar, por favor, mude sua forma de URLs em seu site a partir de jotform.com para jotform.net. Aqui está um exemplo:

    Antes:
    http://www.jotform.com/form/123456789

    Depois:
    http://www.jotform.net/form/123456789

    Obrigado por sua paciência e compreensão.

    Fiz da forma .net o recuprei meu formulario. Esta perfeitamente agora espero ter ajudado!

    Responder

  19. EU usava o cantactform e este é muito melhor, pois é mais simples, mais bonito e eficiente.

    100 mensagens por mes é suficiente por mim por pouco, mas acho que vale a pena pagar

    Responder

  20. Olá. Gostei da postagem e entrei por curiosidade pelo serviço JotForm. Ótimo o conteúdo de tudo por aqui, e a qualidade é de reconhecimento geral. Já conhecemos e atestamos a qualidade [Ferramentas Blog]. Entretanto, uso o Woofo é acho bem mais descomplicado e cheio de recursos que o JotForm.

    Só passei para deixar a dica. Obrigado!

    Responder

  21. Por favor, passei um dia tentando colocar o formulário de contato no blog. Li e reli os post sobre o JostForm como também “Como criar páginas estáticas”. Fiz o formulário, copiei e colei o código HTML, consegui visualizar a página mas quando publico e vou conferir o link aparece a mensagem “A página que você está procurando neste blog não existe”.
    Aonde está o erro???

    Responder

  22. Eu procurei por toda internete e só encontrva
    sites idiotas que não havia como criar a caixinha de e-mail.
    Já estava quase perdendo a esperança de encontrar, foi quando li o tutorial e criei… Não acreditei de tão simples!

    Valeu muito bom!

    Responder

  23. Esse foi o único formulário que encontrei que possui a ferramenta “upload de arquivos” na opção gratuita. Os outros, inclusivo o Wufoo é necessário ter conta premium.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.