Um dos melhores serviços da Google para ajudar na otimização do conteúdo de blogs e sites, bem como para agilizar que seu sitemap seja analisado pelos robôs e para criar um arquivo do tipo “robout.txt”, está de cara nova, ao menos no layout. Essas mudanças não alteraram as funcionalidades e o antigo modelo ainda está ativo para aqueles que a princípio estranharem as novidades visuais.
Já ensinamos a usar o serviço do Ferramentas para Webmasters aqui e como criar um sitemap adequado para o formato do Blogger:
Verifique que, ao entrar na página do serviço com a sua conta padrão, um novo link foi adicionado no topo, onde é possível ir para o novo layout. O pequeno problema é para quem não sabe inglês, pois o novo layout não tem tradução para o português ainda, o que deve ser o motivo para ainda terem mantido o antigo funcionando.
Ao clicar em “We’re changing! Check out our new look!” muda-se para o que há de novo:
O que muda e como adicionar SiteMaps?
Para o que ensinamos no tutorial para adicionar Sitemaps ou alterar o que já está instalado, clique no link do endereço do seu blog e, no menu lateral esquerdo clique em “Site configuration” e em seguida escolha a primeira opção que aparecer, que será “Sitemaps”.
Então clique no botão “Submit a Sitemap” e o espaço para adicionar o código do link, exatamente como está no outro tutorial, aparecerá.
Veja no tutorial indicado acima qual o melhor formato para o seu caso de link de sitemaps do Blooger. Para quem usar outra plataforma, terá que pesquisar para saber qual o modelo adequado.
O que mudou para adicionar um novo Blog?
O procedimento inicial é o mesmo. Na janela nova, clique em “Add a site…” e uma barra com o espaço para entrar com o endereço de um novo site aparecerá, então insira aí a URL completa do seu blog e clique em “Continue”.
O restante do procedimento continua igual, onde é preciso escolher a opção de verificar o seu site por um código do tipo “meta tag”, copiar e colar a linha indicada no código-fonte do seu blog. Vá ao painel do Blogger, abrindo uma outra janela para isso, sem fechar a janela do Ferramentas para Webmasters (FpB). Salve a mudança no seu código-fonte e retorne ao FpB para clicar no botão “Verify”.
Depois é só adicionar o sitemap para esse novo endereço que você adicionou. Lembrando que é possível adicionar quantos sites e blogs você quiser para uma mesma conta.
Assim, esse tutorial ajuda a completar o antigo . Para outras partes e funções do Ferramentas para Webmasters, não mudou muita coisa e basta um pouco de atenção. A facilidade é que agora a maioria das informações relevantes já aparecem resumidas na tela inicial.
Se descobrir mais novidades, publicaremos aqui.
Olá Marcos!
No Ferramentas para webmasters, em “Desempenho do site” um dos meus blogs tem em média 10,8 segundos para carregar, segundo o Google é mais lento que 95% dos sites.
Mudei o template algumas vezes, mas o tempo segundo o Google continua alto.
No entanto, verifiquei a velocidade em várias ferramentas e esta bem abaixo disso, quase igual a velocidade de alguns sites famosos.
Você tem alguma sugestão a respeito?
Um abraço!
Marcos,
Sempre tentei descobrir como é feito esse cálculo do Webmaster Tools da Google e nunca descobri. Normalmente ele marca alto mesmo quando é baixo. Acho que eles levam em consideração o carregamento de toda a estrutura da página, inclusive o que está agregado a ela, como algum vídeo ou Java externo.
O melhor a fazer é cuidar que seu layout seja leve e considerar a experiência do usuário como parâmetro.