Há bastante tempo a equipe da Google vem investindo fortemente na sua rede social, o Google+ (Google Plus). Este serviço é bem mais que uma rede de compartilhamento e troca de informações, mas também é onde se unificam todos os seus produtos, inclusive melhora a experiência de busca do próprio Google. Agora apresentaram uma nova interface, um novo layout na organização do conteúdo, bem como melhorias nos recursos de Hangout e Imagens.
Sou um grande entusiasta do Google+, que a meu ver não veio para ser uma simples rede social. Muita gente ainda precisa descobrir todo o potencial desse sistema poderoso da Google, especialmente os blogueiros e desenvolvedores de conteúdo. Num ato de visão, a equipe do Google+ reformulou drasticamente seu estilo e formato, aprimorando também o seu uso.
Visite a Página do [ Ferramentas Blog ] no Google+
Temos uma timeline mais limpa, bem organizada e fácil de personalizar. Podemos perceber que estão preparando espaço para a incorporação de conteúdo pago (algo semelhante ao “Promover” do Facebook) e anúncios. Nisso também encontramos um novo recurso, tímido, de recomendação dos conteúdos mais compartilhados e comentados (bem parecido com o que acontece na página principal do Youtube).
As grandes novidades ficam mesmo na aparência e distribuição do conteúdo, bem como no novo Hangout que permite conversar por stream (transmissão de vídeo) e os recursos para aprimoramento de imagens – bem poderoso e até fantástico em algumas coisas.
Fica evidente que o botão +1 e o “Compartilhar” ganharam novo formato e a apresentação dos comentários ficou melhor incorporado ao conteúdo. Mudanças simples que dão mais espaço e deixam mais limpa a tela.
O conteúdo se organiza e ajusta segundo a configuração da tela e pude perceber que fica melhor distribuído em telas grandes, por permitir três colunas e sobrar espaço para a lista de chat/hangout e, quando o menu lateral é aberto, não sobrepõe-se a nada.
Mas vamos deixar os detalhes para a experiência de cada um. Portanto, use e volte aqui para comentar o que achou do novo Google+
Anúncios pagos?
A Google precisa ganhar dinheiro com seus serviços e a melhor forma é vender espaços para anúncios, links patrocinados como já faz desde sempre. O Facebook já é muito eficiente nisso, inclusive com a venda de promoção e destaque (“Impulsionar Publicação”). Ao que tudo indica o Google+ já está preparando os caminhos para tal implantação.
Podemos perceber que boa parte da mudança no layout vem para tornar possível a venda e destaque dos anúncios. Um novo item no menu e um novo ícone apareceram no layout do Google+, como destaco na imagem abaixo.
O menu “Postagens interessantes” e este ícone em forma de chama de fogo, podem ser o prenúncio da venda de destaque de conteúdos. No momento parece funcionar ordenando os melhores conteúdos compartilhados, segundo a quantidade de cliques no +1, na quantidade de compartilhamentos e de comentários. Bem parecido com o que acontece no Youtube com as recomendações de vídeos (que precisam de cliques positivos e qualidade da visualização). Mas também leva em conta o seu interesse naquele tipo de conteúdo.
Outro detalhe são os grandes blocos de conteúdo, que ocupam uma linha inteira e a largura de todas as colunas, como destaco na próxima imagem.
Espaços e formatos para a monetização do Google+ já vemos e parecem estar prontos. Falta só as pessoas usarem mais.
A Google ontem apresentou mudanças que me deixaram de queixo caído. Poderia falar sobre todas elas em detalhes, mas focarei meu comentário nas mudanças e novidades do Google+.
Provavelmente devo ter sido um dos primeiros brasileiros a ter liberado a nova interface do Google+, pois quando ela apareceu para mim já se espalhava na rede que os que lá estavam online já estavam de prontidão para receberem a mesma. Aproveitei e tirei vários prints quando essa interface foi liberada para mim explicando rápida e basicamente cada principal funcionalidade e mudança.
Passei até hoje de manhã lendo todas as postagens e comentários sobre as mudanças, todos os prós e contras, o que amaram e odiaram nessa nova interface. As apresentarei aqui para vocês:
– a principal mudança ocorreu na stream. Em vez de ordenar as postagens de forma linear como o Facebook e Twitter fazem, resolveram adotar o formato de containers ou cards como a Google ou o Vic Gundotra assim falou/chamou. O resultado, para quem usa muito os produtos da Google principalmente os mais recentes é que se inspiraram nos cards do Google Now. Para quem usa de forma mais abrangente as principais redes sociais, muitos logo identificaram que a nova stream dispunha as postagens igual ao Pinterest. Independente disso, o uso de cards em 2 ou 3 colunas é uma ótima ideia e realmente da a entender que a Google já está totalmente pronta para inserir anúncios no Google+. Com a nova stream, você em vez de ir consumindo os conteúdos postados lá linearmente, agora o fará em zigue-zague. Para quem está acostumado com o Facebook/Twitter, mover mais os olhos para olhar as postagens pode ser cansativo, mas isso tem um ponto bom: eles conseguem aproveitar melhor a tela de seus usuários. Outra coisa que foi detectada é que essa nova interface do Google+ é responsiva. Ele tem 2 breakpoints. Mas diferente de outros sites responsivos, no Google+ aparece uma nota dizendo ”carregando…” pra só depois mostrar a versão diferente do layout. Pelo o que antei observando lá, telas com até 1280px mostram duas colunas. Acima disso é mostrado 3 colunas (isso é uma hipótese não confirmada). Caso o usuário não goste de colunas e deseje voltar para uma stream linear, basta trocar para uma coluna. Mas não fica nada esteticamente bonito. A nova interface foi construída para ser ocupada pro colunas. E por último na stream as postagens não são mais atualizadas automaticamente. É preciso você clicar em uma notificação azul que aparece no canto esquerdo da tela para mostrar as novas postagens. Uns gostaram disso e outros não. No final, muitos queriam que existisse a possibilidade de poder escolher entre as duas possibilidades(atualizar automaticamente ou atualizar com a notificação).
– sobre as postagens interessantes: ela é o nome para a parte do explorar que mostrava as principais postagens(aquelas que tem bastante +1, comentário e compartilhamento). Discutindo em uma das comunidades, chegaram a conclusão de que essas postagens interessantes mostram na maioria das vezes postagens fúteis e que pouco acrescentam aos plusers. Seria mais interessante num consenso geral usarem regras similares as que a Google usa nas pesquisas, ou seja: SEO. Se isso fosse possível, seria realmente apresentado postagens que contem conteúdo de verdade, que te informa, gera interesse e por ai vai.
– As funcionalidades de fotos só receberam melhorias significativas nessa nova interface. Para quem usa, convido você a experimentar essas novidades. São ótimas.
– As comunidades, assim como as fotos, só receberam melhorias, assim como as páginas e locais. Os jogos serão retirados de lá. Quem está informado sabe que a Google vai mudar suas estratégias quanto a jogos. Poucos jogavam no Google+.
Observando os comentários de todos lá, essa nova interface agradou a grande maioria. Muitos relataram que o Google+ estava mais rápido(eu também senti mais rapidez e atribuo isso devido a não usarem mais o carregamento automático principalmente).
Bom, essas são as informações e considerações de um Hard user do Google+. 😉