Onde adicionar código HTML e JavaScripts no WordPress

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

html A dificuldade de muita gente quando se depara com códigos HTML e scripts para serem adicionados ao blog, é de saber onde colar aquilo. Isso acontece em relação a códigos de contadores de visitas, widgets personalizados e muitas outras funcionalidades. O que muitos não sabem é que não precisa entrar no código-fonte do layout (theme) do blog para adicionar certar funcionalidades e é disso que vamos tratar aqui. Uma dica para blogs no WordPress simples e importante.

Se você usa o WordPress para publicar seu blog, seja no modo padrão ou com host próprio (hospedagem e domínio) – leia para entender mais sobre as diferenças desse serviço: Entendendo o WordPress e seu serviço diferenciado – na maioria das vezes em que se deparar com códigos HTML e/ou scripts para adicionar em seu blog, poderá fazer isso em um widget, diretamente no menu “Aparência” de página do serviço.

O que vamos mostrar é bem simples, mas muito importante e útil.

Sempre que se deparar com a necessidade de adicionar algum código HTML ou script para funcionar algo em seu blog, na grande maioria das vezes poderá fazer isso em um widget específico.

Já até mostramos algumas coisas aqui que podem ser adicionadas em seu blog justamente usando o que vamos ensinar. Veja alguns exemplos do que você pode adicionar em seu blog do WordPress, seguindo o tutorial que mostraremos abaixo:

Onde adicionar código HTML e Scripts no WordPress?

Entre na sua conta do WordPress e vá ao menu “Aparência” ~> “Widgets” que fica na lateral esquerda da tela:

menu-aparencia-widgets-wordpress

Nessa janela há os principais elementos de página que podem ser adicionados nas barras laterais de seu blog. Procure então em “Widgets Disponíveis” um que tenha o nome de “Texto”. Conforme destacado na imagem:

widget-texto-wordpress2

Basta arrastar esse elemento para a barra que deseja onde será exibido.

barra-lateral-wordpress

Na caixa de texto que aparecer você pode adicionar um título para o widget que aparecerá em seu blog e colar logo abaixo o código HTML ou Javascript que deseja para aparecer em sua página.

texto-widget-wordpress

Clique em salvar e veja o resultado em seu blog.

A não ser que haja indicações contrárias, a maioria dos códigos podem ser adicionados assim e vai funcionar perfeitamente.

Outros artigos sobre o WordPress nesse Blog:

.

40 Comentários

  1. Gostei muito desta matéria, tirou algumas dúvidas que tinha.
    HTML sempre me pareceu um bicho de sete cabeças.
    Como sempre, suas matérias são muito úteis, de fácil entendimento e providenciais.
    Parabéns !

    Responder

  2. Olha lemos eu to tentando adicionar uma html
    na barra lateral do wordpress e não ta funcionando?
    por favo me de uma solução!

    e por que quero colocar os seguidores mais não ta dando certo

    Responder

  3. Obrigada por esse post SUPER explicativo! Só assim consegui inserir a caixa do google para seguidores.

    Obrigadaaaaa!
    Bjos

    Responder

  4. Você explica muito bem. Pena que o código que eu queria adicionar ao WordPress não funcionou pelo jeito ensinado. Será que não haveria outra maneira de fazer o mesmo? Quem sabe editando o CSS?

    De qualquer maneira, parabéns pelo blog. Parece que ele está ajudando muitas pessoas. Abraço!

    Responder

  5. Esse blog é mesmo uma bênção divina! Está me tirando do sufoco, estou acostumada a lidar com o Blogger, mas sou nova no WordPress e estou apanhando feito uma condenada para entender como funcionam as coisas por lá.

    Muito útil esse seu blog. Parabéns!

    Abçs.

    Responder

  6. Estou a começar amanhã a usar o wordspress e irei me tornar aciduo do ferramentas no momento tenho uma duvida o e-book oferecido é dicas para wordspress ou a plataforma blogspot digo isto porque me parece ser um bom e-book e talvez gostaria de obite-lo.

    Responder

  7. eu não consegui colocar o codigo do contador whos, no meu wordpress o tema é (Tema: iTheme2 até Themify.) como posso fazer para colocar o contador e outro código javascript com o da barra CAT-US

    Responder

  8. Olha, para wordpress gratuito, infelizmente parece que não se pode adicionar Java nos widgets.

    Gostaria que visse algum outro modo de adicionar, poois pretendo por publicidade nas laterais e como são em Java, estou tendo problemas atualmente.

    Responder

  9. Pingback: Personalizar página de login e admin do WordPress.org - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  10. Olá!!
    Já colei vários códigos javascript no meu widget “texto/html” e só aparece o texto do javascript, não aparece a página. Não sei mais o que eu faço, já assisti vídeos com o mesmo procedimento e as páginas de todo mundo aparece, menos a minha no meu blog no wordpress.com. Obrigada.

    bloggestaoemarketing.wordpress.com

    Responder

  11. Ótimo post, mas será que tem alguma forma especial de fazer isso nas páginas?
    Eu tinha umas calculadoras num .blogspot e não consigo fazê-las funcionar apenas colando o código na página do WP.

    Tem alguma forma especial de fazer isso? Tem alguma diferença pra funcionar no blogspot mas não no WP?

    Muito obrigado Marcos, seu trabalho é sensacional e merece toda atenção que recebe.

    Responder

  12. Boa tarde Lemos, como vai?
    Sou novo nesse mundo, o meu site é sobre telecom e engenharia e gostaria de adicionar uma página para fazer um determinado cálculo baseado nas infos fornecidas pelo usuário. Seria uma espécie de calculadora.
    Gostaria de sua sugestão de possibilidades para eu inserir isso? É possível eu jogar o código html + scripts direto na página “calculadora”?

    abs,,
    Renato Santos

    Responder

    • Renato,

      Se você já tem o código, pode adicionar numa página estática ou dentro de um artigo, ou na barra lateral.
      Se ainda não tem o código, terá que ver com o desenvolvedor as possibilidades de uso e como criar essa ferramenta.

      Responder

      • O que eu quero realmente é a partir de uma página estática mesmo. Para lhe dar um exemplo, a minha calculadora será bem parecida com uma calculadora IMC, onde o visitante irá entrar com dois dados da fórmula abaixo:
        fls= 10Log(4piD/x)^2
        Para isso, peguei um código de uma calculadora IMC e coloquei em minha página como teste, mas ao invés de apresentar a calculadora, apresentou o código na página.

        Alguma dica?

        abs,
        Renato Santos

        Responder

  13. Estou tendo problemas. O Google oferece 2 códigos: uma para ser colado na “metatag de fechamento” (?) e outro para colar onde queremos que apareça o plugin. O primeiro, não sei onde colar, e quando tento colar o segundo e clico em “Salvar”, o WordPress parece que encurta ele, apagando alguns caracteres e então, não funciona. Você sabe o que pode estar acontecendo? Obrigada!

    Responder

  14. Marcos, estou tentando desesperadamente inserir uma página de vendas que construi no pingendo, dentro do meu blog no wordpress, na verdade só preciso hospedá-la em algum lugar, pois vou usa-la no hotmart. Já tentei de tudo, já baixei tudo que é plugin e nada! A página que construi esta na opção html ou css, pode me ajudar?

    Responder

  15. Bomfim Jr, o artigo está ótimo. Porém, vou fazer a pergunta de um leigo. Não entendi onde encontrar a função “wp_register_script” e “wp_enqueue_script()”, ou seja preciso que você me informe qual o caminho eu percorro pelo painel do wordpress para fazer a instalação do JavaScript e SCC.

    Responder

  16. Olá Marcos, gostei bastante do artigo. Bem explicativo. Tenho uma dúvida: os códigos do popcash também funcionam se colocados no widgets?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.