Por quê o WordPress.org é melhor que o Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Das plataformas de blog mais usadas no mundo, o WordPress.org ganha em disparado e corresponde a mais da metade. É muito além do que um serviço de blogagem, mas uma estrutura completa para quem quer ocupar um espaço na internet e atende a praticamente todas as necessidades. Isso o torna melhor que todos os outros?

Publiquei uma opinião para ouvir o que meus leitores pensam, sobre o Blogger e o WordPress e promover uma discussão. Esse é o segundo post. Antes veio este aqui:

Se você quer criar um blog no WordPress.org:

Reuni argumentos em favor dessas plataformas, mas é o seu comentário que importa mais aqui.

Não estou comparando o WordPress.org com o Blogger, mas juntando argumentos de por que aquele é melhor que este.

blogger-wordpress-2

1. O Blog é todo seu

Com o WordPress.org você não depende de nada nem de ninguém para criar, modificar e desenvolver o seu blog. A estrutura é sua e como blogueiro é livre para usar o sistema como achar conveniente.

1.1. Não há limites

Não é só um lugar para se ter um blog e você pode usar sua imaginação para criar e usar praticamente tudo. Claro que há o limite do seu host!

2. Plugins

Os plugins são os complementos que facilitam a sua vida. Tudo o que você imaginar em fazer com seu blog, há um plugin que resolve seu problema. Não é nem preciso saber de códigos, pois eles funcionam como peças e complementos, pequenos programas rodando dentro do seu blog.

3. Layouts e temas para todos os usos

Os temas e layouts desenvolvidos para o WP não são apenas para se manter um blog. Podem ser redes sociais, fóruns, comunidades, lojas, portfolios, portais de notícias, sistemas colaborativos ou o que mais a sua imaginação mandar ou qual seja sua necessidade.

4. Configuração de URLs, endereços e links

Os links permanentes e URLs são personalizáveis e se adaptam às suas necessidades. Você pode criar subpastas, reescrever endereços e visualizar previamente qual será o link de um novo post antes de publicar e mudá-lo se quiser.

5. É um sistema colaborativo

O WordPress.org não está atrelado a uma empresa e os interesses no desenvolvimento do sistema são coletivos. Isso torna sua evolução mais rápida e disponível praticamente de graça. São milhares de pessoas, em todos os lugares, trabalhando para melhorar o WP.

6. Integra-se a praticamente tudo

Há milhares de plugins para praticamente todas as necessidades que você possa ter com o Blog/site/serviço que criar. Não há serviço ou sistema na internet que não haja um pligin ou integração direta com o WordPress.

7. Melhor otimização para buscas – SEO

É indiscutível que o WP seja mais fácil de customizar e adaptar para suas necessidades de SEO. Não só há plugins prontos para deixar seu blog todo otimizado, como é possível você mesmo mexer nos códigos de forma mais avançada e refinar.

8. Ótimo sistema de comentários

O principal canal de comunicação do blogueiro com o seu público são os comentários e o WordPress.org permite todo tipo de adaptação e até integração com outros serviços. É possível até escolher como receber os dados dos leitores e criar níveis de participação. E, claro, há plugins para isso também.

Há muitos outros pequenos detalhes (mais grandes detalhes) para falar sobre o WordPress.org. O Blogger tem trabalhado muito sério para se firmar e já é a segunda plataforma de blogs. Mas o WordPress.org está muito à frente em termos de recursos.

.

38 Comentários

  1. Parabéns Marcos pelo post. Havia mostrado no post anterior as qualidades do Blogger, e hoje do WordPress. Eu uso o Blogger, não tenho nada contra o WordPress, que é muito poderoso e flexível.

    Responder

  2. Acho bem bacana o WP mas é para quem tempo para ficar "batendo papo" nos coments. Pode ser uma boa. Mas atualmente prefiro o Blogspot.
    turquezzavariedade

    Responder

  3. Estou pensando em migrar para lá com o meu maior blog, estava com um pouco de medo mas fiz isso com meu blog menor e deu tudo certo, agora vou migrar de vez para o wordpress.
    e você marcos a algum tempo araz num post em forma de vídeo você disse que estava pensando em migrar para o WordPress já tomo uma decisão se vai ou não ?

    Responder

  4. @Eglon,
    Então, O processo de migração do [ Ferramentas Blog ] para o WordPress já está em andamento.
    Foi uma decisão difícil e este é o motivo de ter publicado esses posts de debate sobre o tema. Quero ajudar as pessoas a tomarem uma decisão sobre qual a melhor plataforma de blog para cada caso.

    Responder

  5. Eu gosto muito do Blogger, por ter (e ser) a primeira plataforma que uso para administrar meu blog, mas ele nem se compara ao WordPress.org o sistema de administração é muito mais profissional, a interface além de ser simples ela também te inspira a escrever seus artigos..

    O único lado ruim do WordPress.org é que você tem alguns custos financeiros, mais nada que um bom trabalho não pague =D

    @JamisHenrique_

    Responder

  6. Não há dúvidas, para um blog mais profissional, o wordpress é indispensável!

    O blogger é legal, mas nos delimita muito.
    Abraços e sucesso

    Responder

  7. Acho que vai depender do ponto de vista do usuário , que tanto o Blogger quanto o WordPress.org são muito bons , é importante levar em conta que há pessoas que acham que tem maior facilidade de customizar este com relação aquele ou vice-versa. Ambas plataformas tem possibilidades de ponta afim de criar um blog de alto nível , portanto depende muito!!!

    Responder

  8. Normalmente este tipo de debate gera muita polêmica, e na minha visão, é injusto comparar o Blogger com o WP, simplesmente pelo fato do WP ser um cms, uma aplicação na qual você tem o total controle, e o Blogger ser um serviço oferecido pelo Google.

    Para definir qual é o melhor, simplesmente basta analisar as necessidades do seu projeto, se o Blogger resolve ótimo, se não, utilize o WordPress ou quaisquer outro cms ou desenvolva um sistema próprio.

    Responder

  9. Na minha opinião, o WordPress é sem dúvida o melhor para Blogar. É muito fácil de utilizar e nós é que temos o “poder” sobre o sistema!

    O Blogger é bom para testarmos nichos de mercado e se aumentarem as visitas avançamos de imediato para o WordPress aproveitando o que já está feito no Blogger para apontar links para o nosso novo blog do WordPress!

    Obrigado a todos.

    Responder

  10. Hoje estou usando o Blogger para o meu blog principal embora minha intenção seja migrar para o WordPress um dia. Tenho um blog menor hospedado por lá, mas na modalidade gratuita. Espero momento mais adequado em termos de $$ e tempo de estudo para aprender as ferramentas e finalmente migrar.

    Responder

  11. Atualmente eu utilizo o Blogger, mas quem sabe daqui a algum tempo eu não faço uma migração para o WP. Antes de tudo vou ter que aprender a me adaptar ao WP. Realmente quando vc utiliza o WP, você tem mais recursos como alguns plugins, o sistema de comentários, entre outras coisas.

    Responder

  12. Eu usava o modo gratuíto do WordPress e me sentia muito limitado, não conseguia instalar Widgets personalizados, nem mudar totalmente o visual, só usar os temas pré-definidos… Não sei se tentei o suficiente. Pra postagem e gerenciament, e gostava mais do WordPress, e acho que tinha mais visualizações por lá, mas como não consegui deixar a cara do meu blog como queria por lá, acabei migrando(de volta) para o blogspot mesmo

    Responder

  13. Estou no Blogger há muito tempo com o Uma Questão de Perspectiva. Há cerca de um ano tentei criar um no WP, o Administrologia. Mas depois de 3 meses migrei este para o Blogger. Por quê?

    Dois motivos:
    1) Não sou problogger e para fazer algumas modificações e adaptações no layout dos meus blogs não preciso gastar nada no Blogger.
    2) Alguns widgets funcionavam melhor no Blogger que no WP, pelo menos melhor que na versão gratuita.

    Contudo, três coisas me incomodam muito no Blogger:
    1) O sistema de comentários é precário se comparado a outras plataformas como WordPress e Typepad. Contornei em parte essa situação adaptando recentemente o IntenseDebate nos meus blogs.

    2) A indexação das páginas não é tão boa (apesar de ser do Google, veja que incoerência!) quanto do WordPress.

    3) Os trackbacks funcionam no WP, e não funcionam no Blogger. Gostaria que aparecessem nos comentários os trackbacks tanto da net quanto do twitter.

    Apesar dos contras, o Blogger me atende muito bem até o momento.

    Bruno

    Responder

    • Bruno você tirou as palavras da minha boca, Eu adoro o Blogger e tenho medo de migrar, primeiro porque eu não conheço como funciona a plataforma WordPress, depois pela parte financeira, o Blogger tem suas limitações sim, mas pra mim ele me atende ao que eu quero, tenho um lucro razoável com ele, trabalho com anunciantes diretos(empresas da minha região).

      Quanto a indexação eu não tenho problemas, não sei porque meu Blog é atualizado diariamente com uma média de 05 a 20 posts, tive dificuldades a algum tempo atras para enviar Sitemaps, pois o meu Blog havia passado dos 1000 artigos, fucei na net e com uns amigos e consegui enviar mais que 1000 artigos para o Sitemaps.

      Pretendo o ano que vem começar a fazer uns testes no WordPress.org , pra poder ter uma idéia.

      Responder

  14. Pingback: Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Por quê o WordPress.org é melhor que o Blogger « Blog « Link de Qualidade

  16. Pingback: Como migrar do Blogger para o WordPress.org: Tutorial completo | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: 18 técnicas comprovadas para ter um blog de qualidade no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  19. Tenho dois blogs, o primeiro com mais de 1 ano e meio no WordPress e o segundo recentemente criado no blogger; estas plataformas foram indicadas por 2 amigos. Cada um deles indicou uma delas e apresentaram pontos de vista bem diferentes. Vendo e testando as duas plataformas percebi que optar por cada uma delas depende muito do tipo de blog e do nível de conhecimento que o usuário têm sobre informática. Para quem está começando vejo que o Blogger mais vantajoso por possuir muita facilidade para instalar, utilizar e mesclar serviços do google; como, Analytics, adsense, gmail, picasa, feed burner, etc… ressaltando ainda que uma empresa do tamanho da google só tende a facilitar e ampliar ainda mais a vida dos usuários através de seus serviços. Em contrapartida o WordPress possui muito mais opções com seus plugins, capacidade de indexação e tudo mais que foi descrito pelo Marcos neste post.

    A escolha da plataforma, na minha opinião, esta intimamente ligada nestes dois aspectos: no tipo de blog e no nível de conhecimento que o usuário têm sobre informática.

    Muito bom o post Marcos, valeu!

    @mateus_vga

    Responder

  20. Olá Marcos Lemos!!
    Tudo bem?

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo MARAVILHOSO trabalho que faz aqui! Parabéns pelo prêmio do Top Blogs você sem dúvidas é o melhor!!!

    Tenho uma dúvida: Posso migrar meus comentários do Blogger para o WordPress.org? Acontece que a maioria de meus posts giram em torno dos comentários que recebo…

    Muito obrigada!!!!

    Responder

    • Pâmi,
      Sim… sem problemas. Ao migrar para o WP, todo o conteúdo do seu blog, incluindo os comentários podem ser migrados. Não perde nada.
      Inclusive, temos um serviço de hospedagem para Blogs no WP.org e cuidamos de toda a migração para nossos clientes. Se estiver interessada, entre em contato no http://www.fbloghost.com

      Responder

  21. Galera… queria esclarecer uma coisa, pelo que entendi a lingagem do wordpress e bem mais livre e temos que pagar pelo host e pelo endereço.

    O que me traz a mente uma pergunta… o wordpress funciona entao como um site normal, onde se planeja, desenha, e publica?

    Onde tambem a personalização se faz presente mt conhecimento de webdesign ou então contratação do mesmo.

    Seria mais ou menos isso?

    Responder

    • Nathali,
      Não. O template não dá pra migrar, pois são plataformas diferentes com códigos incompatíveis. Você pode, ao migrar, contratar alguém que recrie seu template para o formato WordPress.

      Responder

  22. Sim, sem duvidas o WP é uma ótima plataforma, profissional. E acredito que ela não deveria ser comparada com o Blogger. Usar WP e Blogspot é bem relativo as necessidades de cada um. Pois para quê essa estrutura toda se seu blog é apenas um passa tempo, está iniciando e nem sabe se vai continuar na Blogosfera, não está interessado em contratar um host e ter uma despesa mensal ou anual sem ter nenhum ou pouco lucro financeiro com seu blog? Recomendo a estrutura poderosa do WordPress se você quer investir pesado na web, fazer de seu Blog um negocio ou uma empresa.

    Mas se for só Blogar e compartilhar conhecimento com as pessoas, se for até mesmo uma página de portfólio ou pessoal. Fique com o GRATUITO Blogger/Blogspot, essa tem uma boa estrutura também, seja criativo.

    Responder

  23. E será que alguém pode me dizer qual é o melhor, se analisarmos somente as duas plataformas no modo GRATUITO.

    Porque penso eu que se pagamos algo para termos um blog no WP, teoricamente ele tem a obrigação de ser melhor que o Blogger.

    Att.

    Roniglei Lima

    Responder

    • Roniglei,

      O WordPress.COM (gratuito) é infinitamente inferior ao Blogger. Nem tem como comparar de tão ruim que é e de tão limitado de recursos.
      É complicado mesmo comparar sistemas de Blogs, pois dependerá sempre de suas necessidades. Até o WP.COM pode ser ótimo se ele atende a tudo o que você precisar.

      Responder

  24. Pingback: Porque não utilizo o Blogger? | Elite dos Blogs

  25. Olá, sou nova no universo dos blogs!
    Desde o começo tive muita dificuldade em optar por qual sistema faria o meu, se no blogger ou WP, por enquanto optei o blogger. Porém, estou personalizando o meu blog e senti que o sistema ficou pesado ou não conseguia colocar os gadget que quero. E além disso..não consegui tirar minhas duvidas em sites que deveriam resolver estas questões, ou por falta de conteudo ou por ser nova e nao entender direito os macetes. Enfim, fiquei na duvida de emigrar para o WP, porem no modo gratuito, ainda não tenho condições de pagar dominio no WP.
    O que quero saber é vale a pena migrar? li todos os post que vc colocou sobre qual melhor sistema e me deixou mais confusa ainda. Depois li o post sobre como migrar do blogger para o WP e pelo que parece é que a vantagem é se vc tiver um domínio pago. Logo, é melhor ficar com o blogger?
    E já aproveito, no blog há duvidas para se tirar sobre como personalizar o blog pelo blogger ou se vc recomenta sites, canais ou mesmo blogs para esta finalidade? Procurei no google, mas fiquei pouco satisfeita.
    Reforço, sou nova nesse ramo, mas quero dar um toque especial ao meu blog desde já.

    Responder

  26. Eu acho os layouts free do WordPress bem mais feios que os do blogger. Mas os premium dão gosto, e tem um site, que não vou dizer qual é, pois não faço propaganda grátis, rs, que vende themes bem baratos. Eu comprei um ótimo por 60 reais. Em relação a fazer o que bem entender, concordo em relação ao tema e recursos, seo, programação e personalização, mas ao conteúdo não. Tem gente que fala que é possível falar sobre tudo, como se pudessem incitar crimes e trollagem, que no blogger não pode… O blogger proíbe violencia, ódio, etc e exclui o blog. Isso tem a ver com a moral, inclusive da internet que ao contrário do que dizem não é uma terra sem lei, não tem a ver com a plataforma. O blogger é até liberal, visto que permitem pornografia, no meu host não pode.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.