Problemas para inserir vídeos do Youtube no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Alguns pessoas estão relatando dificuldades para inserir vídeos do Youtube dentro dos posts de blogs no WordPress.org. Parece que esse problema é recente não é algo no novo WP 3.1 e pode ser resolvido com a troca do código que o Youtube oferece para incorporação (Embed). Vou mostrar abaixo como fazê-lo diretamente em seu post, mas isso não dispensará de testes e possíveis trocas depois que seu post for publicado.

Inscreva-se e conheça o Canal do [ Ferramentas Blog ] no Youtube!

O Youtube trocou o modelo do código para incorporação de vídeos fora de sua plataforma. Antes havia apenas o modelo de código em Flash e agora usa também iFrame (mais leve e mais moderno). Mas parece que alguns modelos de layouts (temas) para WordPress, especialmente os mais antigos ou muito customizados, não suportam esse novo código.

Para usar o código antigo, vá à página do vídeo no Youtube que você quer inserir e clique no botão “Incorporar”, como você já faz normalmente. Assim todas as opções de configuração do player ficarão disponíveis. Aí escolha, conforme ilustra a imagem abaixo, a opção “Usar código de incorporação antigo”:

Antes de copiar o código é preciso marcar a opção indicada pela seta para que seja trocado o novo pelo antigo. Note que o código antigo tem mais linhas e parâmetros do que o novo, que ficou bem menor.

A recomendação de usar o código do Youtube é mais prática por não precisar instalar nenhum plugin, mas se você descobrir alguma outra solução ou se essa não funcionar, comente abaixo para ajudar outras pessoas. Claro, faça testes para ver qual dos códigos funcionará melhor em seu layout (como disse, acho que o problema está no suporte dos temas aos novos códigos e compatibilidades com o WP.org 3.1).

Outros artigos sobre vídeos e Youtube:

9 Comentários

  1. Tenho duas soluções talvez mais efetivas para isso.

    Isso ocorre porque o painel do WordPress deleta HTML que é invalido ou não é mais aceito, o causo do IFRAME, que é usado pelo novo sistema de vídeos do Youtube.

    Final de semana escrevo um post mostrando um plugin para facilitar isso e também uma solução através do arquivo functions.php do tema.

    Responder

  2. Já tinha reparado isso em alguns temas, o que o Claudio Sanches falou tem razão, o WordPress simplesmente elimina HTML não-válido.

    Bom, aproveitando a deixa, se o Claudio puder fazer um post futuramente sobre isso, eu gostaria de saber se tem como o WordPress publicar o texto como nós escrevemos literalmente na hora da postagem, seja por meio de configuração no banco de dados ou pelo functions.php do tema.

    Um exemplo que aconteceu comigo foi o seguinte, eu usava sub-titulo dentro do post em um site (wordpress) meu sobre receitas, usava a heading 3 “h3”, e dava uma “class” a ela, até ai tudo bem, mas no código, isso nao passava nunca, aparecia bugado, aparecia algo como, h3 = ;class=””, ou seja , tudo diferente do que eu postava.

    Responder

  3. oi Marcos, eu nao sei se tem post divulgado sobre isso, mas quando eu comecei o meu blog, eu o fiz na plataforma wordpress, mas senti a necessidade de integrar um video nas colunas.
    Vendo que isso nao era possivel no WordPress gratuito e na época eu nao estava interessada em ter um dominio proprio, eu migrei para o Blogspot e estou muito satisfeita, mas ainda não me conformo com a falta dessa opção no WordPress.

    Responder

  4. Olá, a minha dificuldade maior é que no youtube não abre esta opção de configuração antiga, só abrem as 3 primeiras opções, será que alguém me ajuda?

    obrigada

    Responder

  5. Pessoal,
    Pq o perfil de autor não permite incorporar vídeos no WordPress?
    Existe alguma maneira de um perfil de autor poder incorporar vídeo? Pelo que andei pesquisando, somente apartir do perfil editor é que se pode incorporar.
    Alguem consegue me ajudar?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.