8 Dicas para ter mais Assinantes de Feed

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

feed-me-photoSegue abaixo a transcrição, ou melhor, o que escrevi sobre o vídeo tutorial que encontrei em inglês com dicas muito úteis e importantes para você ter mais assinantes do seu Feed – 8 dicas muito úteis. Um assunto que você deve sempre se preocupar é em estudar formas para fidelizar seus leitores e visitantes e a mais eficiente talvez seja pelo Feed/RSS. O texto que vem a seguir é baseado no vídeo que virá ao final do artigo.

O vídeo foi gravado pelo Darren Rowse do todo poderoso ProBlogger.net que dispensa apresentações e, se vc lê em inglês, tem que conhecer e acompanhar suas atualizações.

Achei por bem ajudar alguns e escrever um artigo sobre o que trata o vídeo. Vou adaptar um pouco o que está sendo dito, mas as dicas serão as mesmas e a descrição também. O site e o vídeo dizem que são 9 dicas, mas apenas 8 são apresentadas (ou eu contei errado!?!). E seguem junto às dicas alguns links que podem te ajudar a melhorar o seu blog a profundar o que foi proposto.

8 dicas para você ter mais Assinantes do Feed do seu Blog.

Dica 1. Você precisa de Conteúdo de Qualidade.

O que mais estimula as pessoas a assinarem seu Feed e querer saber mais do que você pode oferecer, é perceberem a qualidade de seus artigos e de seu blog. Um blog é feito de conteúdo e esse conteúdo tem que interessar as pessoas que chegam até você, mas elas só se fidelizam como leitores se percebem que encontraram um conteúdo de qualidade e relevante. Então, elas assinam o seu Feed acreditando que terão mais daquele conteúdo de qualidade no futuro. Então, tenha sempre artigos de qualidade, e se preocupe com isso.

Dica 2. Destaque o seu melhor Conteúdo.

Assim, se você quer que as pessoas percebam que seu blog tem artigos de qualidade, dê destaque aos seus melhores textos. Crie menus, Marcadores, crie links na sua barra horizontal que direcione seus leitores para o que você tem de melhor, para aquilo que é mais visitado ou mais comentado. Uma outra maneira de destacar seus artigos é citar dentro de artigos relacionados e recomendar leituras complementares – dando assim uma prova do que você pode fazer além. Essa é uma forma de convencer as pessoas de que você tem algo a oferecer e que vai contribuir com o que estão precisando.

Dica 3. Escreva Artigos em Série.

Não restrinja o seu conteúdo a artigos isolados. Uma boa forma de manter seus leitores sempre presentes é dar a eles uma continuidade naquilo que você publica, especialmente se quer escrever artigos mais longos. Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] temos alguns exemplos disso no nosso Tutorial de Utilização do Blogger e nos artigos que te ensinam a ganhar dinheiro com Blog, mas temos muitos outros. Isso cria uma expectativa em seus leitores e mostra uma idéia de continuidade no seu trabalho que mostrará uma crescimento e uma noção de como se podem aprofundar em certos temas e assuntos. Seu blog precisa mostrar que está sempre evoluindo, progredindo e aprofundando seu debate.

Isso também estimula as pessoas a comentarem mais e seus leitores sempre vão querer esperar suas atualizações para saber o que vem.

feed-icones-rss-blogger

Dica 4. Promova o seu Feed.
Dica 5. Tenha múltiplos convites para assinarem seu Feed em todas as páginas.

Todos sabem disso, mas pouco o fazem. Até que alguns colocam um ícone laranja no conta da tela ou um link com um destaque na barra lateral, mas é preciso estimular as pessoas que visitam o seu blog a assinar. Não só mostrar o caminho, mas até mesmo ensinando a usar o serviço e mostrar como pode ser útil. Coloque links de convites ao final dos seus artigos do tipo “Gostou deste e de outros artigos, então assine nosso Feed” ou mesmo “Receba nossas atualizações Gratuitamente”, usando imagens, trocando os ícones e mostrando a facilidade de se manter atualizado com os sites e blogs preferidos. Escreva artigos sobre o assunto.

Dica 6. Promova o seu Feed fora do seu Blog também.

Isso é muito importante: Você troca e-mails, participa de fóruns, comunidades no Orkut e troca informações no Twitter. Também nesses lugares, divulgue o seu Feed e aponte o link para assinarem. É preciso ter cuidado para não ser inconveniente nem provocar Spams, mas você pode assinar seus e-mail com o link do seu blog e o link de seu Feed juntos, colocar o seus links nos perfis que você tem em redes-sociais. Essa é uma forma indireta das pessoas chegarem ao seu conteúdo.

Dica 7. Disponibilize o Conteúdo completo no Feed.

Pelo Blogger e outros serviços é possível oferecer apenas uma parte de seus artigos para seus leitores e, caso queiram ler mais, precisam entrar em seu blog para tal. Isso é um erro. As pessoas que usam o Feed querem a praticidade de só precisarem ir aos seus sites e blog preferidos quando se sentirem motivadas para algo. No mais, querem poder acompanhar as atualizações inteiras. Isso é válido especialmente para aqueles que atualizam o blog todos os dias, ao menos uma vez por dia, como é aqui no [ Ferramentas Blog ]. Esses leitores do Feed já estão fidelizados, suas visitas não vão diminuir por causa disso, como muitos pensam.

Claro que tais leitores virão menos ao seu blog. Sobre isso, tenho uma pesquisa em andamento e vou divulgar os resultados em breve e aprofundaremos esse tema.

Dica 8. Ofereça algo para seus assinantes.

Você pode oferecer algo extra para aqueles que acompanham o seu blog de forma exclusiva. Crie promoções, indique links extras sobre os assuntos e promova debates de forma mais direta. Se são seus leitores mais frequêntes, queira a opinião deles e promova a participação desses.

Estou estudando formas de agilizar isso aqui no [ Ferramentas Blog ] também e criar até mesmo conteúdo exclusivo.

Seja Criativo!

Espero que essas dicas tenham ajudado e, para aqueles que sabem inglê, queiram assistir o vídeo e visitar o link original, segue abaixo. Assim, comentem aqui o que acharam de mais relevante e interessante e suas experiências em seus blogs ou o que perceberam do vídeo que faltou anotar e colocar aqui no artigo:

Link original: http://www.problogger.net/archives/2009/05/27/9-tips-to-help-you-find-more-rss-subscribers-for-your-blog/

Vídeo disponível no YouTube.

.

10 Comentários

  1. Olá!
    Conheci seu blog através do Fique-Rico e adorei! O conteúdo é de qualidade e possui muitas dicas e ferramentas para bloggers. Parabéns [=

    Abraço,
    Ellen

    Responder

  2. Oi, Marcus!

    Parabéns pelas dicas e por transcrever esse tutorial em vídeo. Pelo que converso com as pessoas, são poucos os internautas que utilizam o feed – o que é uma pena. Se todos soubessesm da facilidade do feed ia ser muito bom, principalmente para nós que somos produtores de conteúdo. O seu artigo já ajuda muito na educação sobre a utilização desse ferramenta.

    Também o parabenizo pela divulgação lá no Fique-Rico. O post do Paulo ficou muito convidativo e interessante!

    Abraço

    Responder

  3. Oi, recebo suas atualizações via e-mail, mas todos os dias venho xeretar aqui, adoro vir ao ferramentas, tem sempre algo que não vi, ou que quero rever, mesmo tendo todos os emails guardados.
    té mais

    Responder

  4. Olá,
    Muito bom o artigo.
    Eu fiz há algum tempo a burrada de só colocar parte do conteúdo pelo feed de e-mail.
    Agora estou tentando reverter isso mas não consigo. Nas configurações próprias do blogger ele aparece como completo, acho que preciso mudar alguma coisa no feedburner, mas não sei aonde.
    Procurei aqui no seu blog, e eu vários outros como fazer isso, mas não encontrei.
    Você sabe como isso pode ser feito?
    Obrigada

    Responder

  5. Pingback: A importância do Gadget Seguidores para seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. muito bom, gostei dessas dicas, mas não ainda não vi essa opção de enviar apenas uma parte do seu conteúdo pelo feed o.O… esse recurso pode ser usado pra outras intenções 😉 rsrsr

    Responder

  7. Olá Marcos. Li seu post e tenho uma dúvida. É possível oferecer conteúdo exclusivo (como o seu e-book, por exemplo) aos assinantes do feed em blogs do Blogger? Como faço? Já dei uma pesquisada mas só achei para WordPress…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.