Seu blog é encontrado nas buscas?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Google Ferramentas Blog Recentemente, alguns blogueiros mandaram perguntas aqui para o [ FerramentasBlog.com ], usando nosso formulário de contatos, perguntando por quê seus blogs não eram encontrados nos mecanismos de pesquisa (Google, por exemplo), mesmo quando digitavam seus endereços. Essa é uma dúvida até dos mais experientes e é bom saber algumas funções do Painel do Blogger que controlam isso e quais códigos podemos alterar.

 

Antes de começar a estudar técnicas de SEO e otimizações e, antes de implementar recursos avançados, é importante ver o básico. Como já diz os “Caçadores de Mitos”: a melhor explicação é sempre a explicação mais simples. O mesmo se dá na hora de ter o seu blog indexado nas buscas, principalmente em se tratando do Google.

O simples fato de você já usar o Blogger/BlogSpot, já é uma grande vantagem na hora de ter o seu conteúdo facilmente encontrado pelos robôs dos mecanismos de search, pois o conteúdo de seu blog está nos hosts da Google – óbvio e simples.

 

Mas, para ter o seu blog encontrado, algumas coisas precisam ser revistas em seu código-fonte e no Painel do Blogger. Toda dica é importante, então, preste atenção nesta.

Comece abrindo seu Painel e vá na aba “Configurações” ~> “Básico” e role a janela até encontrar a opção “Adicionar o seu blog às nossas listagens?”:

Blogger Ferramentas Blog Blogger Ferramentas Blog

Marque a opção “Sim”. Como o próprio Blogger explica, essa listagem é a do conteúdo do site principal do Blogger e também indexa seu endereço na busca do Google Blog Searchs. Essa é a parte objetiva e simples. Agora é preciso revisar o código-fonte do seu modelo de template e verificar algumas “meta tags”.

 

Como tudo o que mostramos aqui, sempre que for mexer no código-fonte, faça um backup do seu modelo para evitar erros e poder retornar, caso algo dê errado e você não saiba concertar.

Seguro, agora vá em “Layout” ~> “Editar HTML”. Lembre-se de marcar “Expandir modelos de widgets”. Faça uma busca no código pelas linhas que vamos mostrar agora e algumas palavras.

A primeira delas é a linha que define que seu blog não deverá ser procurado pelos robôs e nem indexado nas buscas. Vasculhe e, se encontrar essa linha que segue, apague ela toda:

 

<META name="ROBOTS" content="NOINDEX,NOFOLLOW" />

 

Alguns sites de SEO que pesquisei, chegam a recomendar que se altere o final dela para que fique da seguinte maneira:

 

<META name="ROBOTS" content="INDEX,FOLLOW" />

 

Mas, aqui, considero uma melhor solução (essa é minha opinião e não tenho como provar se é a coisa mais certa a fazer), simplesmente apagar a linha. Dizer aos robôs que podem indexar seu site ou blog chega a ser redundante, pois esse é o trabalho deles mesmo. Excesso de técnicas de SEO podem prejudicar seu blog na hora de ser classificado como relevante.

 

Agora, para acabar e completar. Já mostramos aqui no artigo “Mais sobre indexação no Google” para que serve o código “nofollow”. Esse trecho, quando inserido em links e outras partes do HTML determina que aqueles links não serão “seguidos” pelas buscas e não representam links relevantes, indexáveis. Isso não é bom. Também é minha opinião: Tudo dentro de seu blog pode e deve ser indexado e seguido pelos robôs.

Para que isso aconteça, procure pelo seu código-fonte se existe, em algum lugar, o trecho “nofollow” e troque por “follow”.

Simples e objetivo. Com isso, você garantirá que tudo o que é posto em links e conteúdo deve ser seguido pelos robôs. Mas, alguns entendedores de SEO dizem que isso é perigoso quanto a duplicar conteúdo. Conteúdo duplicado deve ser marcado como “nofollow”.

Se você tem mais de um blog e/ou duplicou alguma página de seu blog em outro lugar ou se os comentários de seus visitantes gera indexação, então mantenha o “nofollow” dessas partes. Mesmo assim, se o seu blog e conteúdo está na plataforma do blogger, penso que essa não é uma preocupação importante. O próprio Blogger avisa ao Google e aos robôs o que seja duplicado ou não, e não adiciona.

Percebi isso no “Ferramentas para WebMaster”. Nenhum conteúdo que tenho duplicado, mesmo parcialmente, foi indexado e está listado separadamente. Então, pode trocar o “nofollow” por “follow” sem problemas se você está dentro do Blogger.

 

Bom, este foi um artigo longo, mas acho que pode ajudar muita gente a começar a entender algumas ferramentas e dicas de SEO que têm por aí. Segue abaixo a fonte do que foi apresentado e aprofundado acima.

 

Se você quer saber mais sobre esse assunto de indexação, veja nosso marcador “SEO” e o conteúdo de seus artigos. Ou, veja mais nos artigos abaixo recomendados:

E veja o nosso Tutorial de Utilização do Blogger, para aprofundar mais no uso dos recursos disponíveis na hora de desenvolver o seu blog.

.

11 Comentários

  1. Todos os tutoriais e dicas são muito bons, parabens!
    Eu acho que cometi um erro: apaguei o nofollow mas não deixei o follow escrito lá!
    Tem solução para este caso?
    Agora fiquei preocupada pois cometi muitos erros no meu blog e estou banida do Adsense, meu PR era 2 e agora é ZERO no Google!
    Problemão!!!

    Responder

  2. Seria recomendado reinstalar o seu template para refazer os erros.

    Sobre seu banimento a explicação é simples: Vc colocou material de direitos autorais sendo distribuídos para download… isso é ilegal e o google bane mesmo, sem dó!

    Responder

  3. Seu site é muito bom. Estou adorando ler os tutoriais para iniciantes, eles realmente ajudam e são informativos.

    Sobre esse artigo, achei dois no follow e fiz conforme você recomendou, mas não consegui achar a linha META… no html do meu blog. Será que é por causa do template? Troquei um modelo do blogger por um template. Tem algo a ver?

    Apesar disso, meu blog não aparece na procura do google, nem botando o nome completo, assim como nenhuma palavra-chave, sendo que a opção de configuração está conforme você indicou.

    Será que se eu inserir a linha META…"INDEX,FOLLOW"… vai ajudar? E em qual lugar do html eu poderia inseri-la?

    Desculpe as perguntas!

    Responder

  4. Aline,

    Essas medidas não são automáticas. Isso que recomendamos são passos iniciais para se ter um blog indexado no Google.

    Mas o mais importante é gerar conteúdo para o seu blog e dar tempo ao tempo. Para um blog começar a aparecer nos resultados, pode levar até 6 meses. Os critérios do Google e de outros buscadores são rigorosos e é preciso paciência.

    Assista ao vídeo desse link para entender melhor:
    https://ferramentasblog.com/2009/07/3-dicas-para-ter-um-blog-de-qualidade.html

    .

    Responder

  5. Muito interessante o seu blog, eu ainda tenho muitas dúvidas sobre blog's e acho que encontrei o oasis das soluções…
    Meu blog esta no ar a mais ou menos 70 dias, e ja estou com 1950 visitas desde que coloquei o contador. E um blog focado em patchwork e um dos desafios é ter sempre material para disponibilizar. Todas querem moldes e eu posto sempre moldes. Mas tenho observado que poucos comentam, não entendoi direito o porque. Algumas meninas preferem me mandar e-mail's ou me procurar no orkut ha comentar… Como sou super iniciante, ainda não identifiquei o problema, mas depois de ler seus artigos, acho que talvez eu não esteja focando bem os conteúdos… Qto as listagens do google,m não tenho o que reclamar. Pelo sitemeter vejo que muitas me acham por lá. Mas não entendo muito esse negócio de classificação…
    Enfim, acho que estou sobrevivendo bem neste mar de tubarões, não quero pensar ainda em retorno financeiro, só penso mesmo em ajudar quem esta começando e manter ninhas amigas de patchwork bem, atualizadas…
    Veremos daqui ha alguns meses…
    Obrigado e desculpe as muitas linhas que escrevi!
    Beijocas e sucesso
    Andreza B Boal

    Responder

  6. Excelente poste para bem.. So uma coisa me chamou a tenção e a questão do …"INDEX,FOLLOW"… Eu particulamente sempre fui meio descomfiado dele.. Ja fiz varios teste em um dos meus blog. Rezumindo, Eu acho que ele nao e bom para usalo como meta tang.. sempre descomfio que ele faz com que o robo indexe mas nao siga a pagina nao vejo diferencia entre ele e a meta tang – NOINDEX,NOFOLLOW…

    Responder

  7. Pingback: Estratégias de divulgação para Blog – Tenha muitas visitas | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.