São 5 pontos importantes para verificar se o seu blog está indo pelo caminho certo. Algumas pessoas têm dificuldades para verificar qual o potencial do blog e se está crescendo devidamente. Não dá pra expor aqui todas as medidas e expectativas para todo tipo de blog, mas existem elementos que são comuns. Esse é um artigo curto e bem objetivo, que vai indicar outras leituras complementares, caso você ache importante aprofundar sobre algum tema e acertar a direção do seu trabalho na web.
1. Nicho específico. Um blog, um tema. Para não se perder em diversos assuntos, é preciso que seu blog tenha um assunto, um nicho específico. Não só para saber exatamente o que escrever e o que abordar em seus artigos e como interligá-los, mas também para saber a quem direcionar, quem é o seu público alvo. A grande maioria dos blogs que não passam dos primeiros 90 dias, ficam sem atualizações e acabam morrendo, é justamente aqueles que não delimitaram bem o nicho de atuação. Qual o nicho de seu blog e quem é o seu público?
2. Relacionamentos. Seu blog tem que ser sua principal rede-social, que te direciona para outras formas de se relacionar com cada vez mais pessoas em todas as outras. É preciso investir tempo em fóruns, debates, Twitter, agregadores de conteúdo – não só para divulgar seu blog, mas também para ampliar sua rede de contatos. A internet é feita de pessoas que podem se interessar pelo que seu blog produz. Seus leitores devem se identificar com você e suas páginas são o lugar para eles te conhecerem e você os conhecer mais.
3. Links. Um blog precisa ser bem linkado e ter boas parcerias que de fato atraiam visitantes. Não só links externos, mas também links internos que mostrem ao leitor a relação entre seus textos e o outros. Link Building são técnicas que vão além de simplesmente ser “bem linkado”. Vale lembrar a importância de se distribuir conteúdo em agregadores. E outro fato importante: alguém já linkou espontaneamente seu blog ou algum conteúdo dele? Isso mostra que seus artigos agradam outros blogueiros.
- 3 Técnicas de Link Building – Gerar links para seu Blog
- Interligando Conteúdos – Links internos dos Artigos
4. Assinantes de Feed. O Feed é a melhor maneira de fidelizar leitores, já que eles livremente adicionam o seu blog na lista de conteúdos que desejam receber atualizações, o que significa que se interessam por mais, querem saber sobre o que mais você escreverá. Quanto mais leitores de Feed, mais gente acompanhando seu trabalho e potencialmente divulgando. Se o seu blog está conquistando mais assinantes de Feed, então significa que o seu conteúdo tem valor.
5. Comentários nos artigos. Toda forma de interação de seus visitantes serve como medida para avaliar o interesse deles no seu blog e a forma mais direta de interação são os comentários deixados nos artigos. Receber comentários é importante para se manter motivado e ampliar o debate a participação dos usuários. você pode e deve incentivar seus leitores a que deixem comentários, mas eles só o farão se realmente gostam do seu texto, o que lhe fará avaliar melhor seu trabalho.
Leia e releia esses pontos para acertar o passo de seu blog e retomar o caminho certo. Persistência é importante para não morrer na praia e todos sabemos que blogar é uma tarefa a longo prazo, que exige dedicação constante. Tenho aqui mais dois vídeos que podem te ajudar a pensar melhor sobre o seu blog e conseguir ampliar seus horizonte:
Sigo todos estes passos mas meu blog não evoluiu… Mesmo assim não quero parar de blogar pois é minha paixão… Devo continuar?
@Rafael,
Como dissemos nos texto, blogar é a longo prazo e é preciso ter paciência, ser persistente.
Vc precisa encontrar a sua motivação e saber o quanto pode insistir.
Olá Marcos,gosto muito de ler seus textos.Estou iniciando,isto é,montei um blog sobre educação mais precisamente a infantil e estou aprendendo atraves de blogs como o seu.Parabéns!
Meu blog é mais variedade. Será que vou ter futuro com ele?
O blog tem pouco tempo de vida e poucas visitas. Me esforço para publicar conteúdo de qualidade aos meus visitantes!
Ter blog é ter paciência. Ele não vai virar e se tornar um sucesso do dia para noite. É prezar pela qualidade dos textos, do layout, garantir que seus leitores não estejam abandonados e se comprometer com ele. Um blog é um empreendimento e ele requer trabalho diário.
Eu tenho blog por gostar de escrever e de compartilhar ideias, mas algumas pessoas precisam repensar os motivos para ter um.