Importância do uso de Feeds para seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Recentemente fiz uma pesquisa entre meus leitores de Feed para saber como esses interagem com meu conteúdo e para verificar algumas dúvidas que sempre surgem quanto à qualidade e quantidade de visitas recebidas. Sempre frisamos aqui a necessidade de fidelizar seus leitores e garantir que estes considerem o seu conteúdo relevante e de qualidade para que continuem voltando e acredito que a melhor forma de se ter mais leitores é usando Feed. Vejamos o resultado e análise dessa pesquisa e como isso pode ser importante para seu blog.

Essa pesquisa foi finalizada no mês passado e fiz alguns testes para verificar a interação de meus leitores de Feed para saber como tirar o máximo de proveito. O uso do Feed garante que, aos interessados, o seu conteúdo seja enviado para um “Reader” (leitor de conteúdo) e a pessoa possa ver as atualizações de todos os seus sites e blogs preferidos de uma única vez sem precisar ir a cada um dos sites.

Recomendo a leitura de:

E considere assinar (gratuitamente) o Feed do [ Ferramentas Blog ] e ler nossos atualizações diárias que vão te ajudar a melhorar seu blog.

Percebi nos testes que fiz que, à medida que cresce o números de assinantes de Feeds aqui no [ Ferramentas Blog ], o número de visitas cresce mais. E há uma única explicação para isso que já adianto aqui como a conclusão da pesquisa feita:

– Os leitores de Feed continuam voltando ao blog para ler mais e interagir mais com o conteúdo, deixando comentários (por exemplo).

Isso diminuiu a taxa de rejeição dos artigos e das páginas do blog e ajuda na avaliação de quais artigos são mais relevantes e quais temas agregam mais valor e qualidade ao conteúdo, sendo considerados mais relevantes para o seu público alvo.

Não dá pra entrar em detalhes sobre “taxa de rejeição” e em como avaliar esses resultados de estatísticas aqui. Mas temos artigos sobre esse assunto que podem te ajudar na análise de resultados de seu blog também:

Os resultados da pesquisa.

A motivação da pesquisa foi a dúvida levantada por muitos sobre se não se perde visitas, se as visitas não diminuem ao oferecermos nosso conteúdo completo nos Feeds e se isso não diminui o interesse do leitor em ir até a página do site.

A bem da verdade é que os leitores de Feed se tornam mais exigentes quanto ao que vão ler. Isso nos obriga, como autores e editores de blogs, em escrever mais e melhor para atrair a atenção e manter o interesse do nosso público alvo. E temos que levar em consideração o seguinte: se a pessoa teve interesse em assinar seu conteúdo é porquê o considera relevante e quer ler tudo o mais que você puder oferecer.

Seu objetivo enquanto blogueiro é ter leitores fieis e interessado.

E os gráficos da pesquisa provam isso, especialmente nas respostas de uma parte.

Foram feitas apenas três perguntas:

  1. Você lê os artigos do [ Ferramentas Blog ] com que frequência?
  2. Com que frequência você abre um artigo no site diretamente?
  3. No geral, qual nota você daria para os artigos do [ Ferramentas Blog ]?

Resultados da Pergunta 1.
Você lê os artigos do [ Ferramentas Blog ] com que frequência?

 

grafico1

Percebemos um alto nível de interesse no conteúdo do blog, o que se era de esperar já que as pessoas só vão assinar o Feed de sites e blogs que querem sempre mais informações. O que me chamou mais a atenção quanto a este resultado é que mais da metade lê as atualizações diariamente, o que condiz com minhas expectativas já que sempre publico ao menos um artigo por dia.

Então a taxa de leitores diárias é alta e a rejeição é aparentemente baixa – aparente, pois não dá pra saber se as pessoas lêem o artigo por completo e se clicam em outros artigos relacionados.

Resultado da Pergunta 2.
Com que frequência você abre um artigo no site diretamente?

Essa é a questão que mais tive interesse exatamente por ter tantos assinantes e para saber o quanto isso influencia nas minhas estatísticas de visitas diárias.

 

grafico2

Consigo bom retorno de visitas daqueles que me lêem por Feed no que é mais importante: para que continuem lendo outros conteúdos e não apenas as atualizações. Note que 50% dos meus leitores responderam que vão à página do Blog para ler assuntos relacionados ao novo artigo. E boa parte (27%) vai ao blog quando deseja deixar comentários; e outros 15% sempre vão ao blog, mesmo se leram o artigo atualizado.

A justificativa disso é que em praticamente todos os meus artigos sempre coloco links relacionados, indico leituras que aprofundam o tema, o que exige que os leitores cliquem e visitem a página de um outro artigo e pesquise mais sobre o tema debatido.

Essa é uma boa dica: sempre interligue seus conteúdos.

Resultado da Pergunta 3.
No geral, qual nota você daria para os artigos do [ Ferramentas Blog ]?

grafico3

Claro que eu precisava de uma avaliação da qualidade de meus artigos e era de se esperar um bom resultado, já que meus leitores mais fieis são aqueles que assinam meu Feed. A nota “1”foi dada por mim mesmo apenas para controle, num teste que fiz do formulário.

Mesmo assim não há com o que me gabar, nem ficar acomodado, pois para que esses números melhorem é preciso também estar sempre atento à qualidade de meus artigos e na ampliação dos serviços prestados.

Conclusão.

Ter assinantes de Feed é uma ótima ferramenta para medir a qualidade de seu trabal
ho, mas isso exigirá mais de você para que esses leitores continuem fidelizados a longo prazo. Divulgar seu Feed e oferecer conteúdo de qualidade e relevante para o seu público alvo é a única forma de gerar mais visitas consistentes. Exatamente por isso é que sempre damos importância à qualidade dos artigos e enfatizamos a importância do conteúdo para que seu blog cresça e dê resultados.

Invista tempo em seus artigos e preocupe-se com o interesse de seus leitores para tê-los fidelizados e voltando ao seu blog sempre. Recomendamos que ofereça o Feed completo, pois o resumo ou uma parte pode diminuir o interesse de seus visitantes e limita a ação dos links internos ao conteúdo.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

4 Comentários

  1. Oi, Marcus!

    Parabéns pelo post. É uma verdadeira aula sobre o uso do feed. Bom, se me permite colocar a minha opinião, já tive a experiência de oferecer o feed completo e reparei que os leitores que recebiam o feed dessa forma (seja por e-mail ou por leitor do PC) pararam de acessar o blog. Depois que mudei para a sinopse, eles ficavam curiosos e voltaram a clicar de novo. Bom, foi uma experiência minha. Particularmente, acho muito ruim qdo gostamos de um blog e ele não tem feed.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  2. Colega
    Pesquisando para construir meu primeiro blog, tive a grata satisfação de encontrá-lo.
    Além de sua reconhecida capacidade didática, identifiquei-me com seus princípios e conceito de vida. Acredito que os mesmos estão latentes em seus comentários e propostas de compartilhar o crescimento.
    Parabéns.Pretendo aprender e concretizar muito, motivado por sua postura.
    Coloco-me a disposição. Sou palestrante motivacional e pesquisador-desenvolvedor de Energias Limpas de Baixo Custo.

    Responder

  3. Pingback: Como Blogar de forma Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi Marcos, muitos de meus leitores têm reclamado a mim sobre uma forma de acompanhar cada post/artigo sem ter que voltar neles e clicar novamente .
    Pesquisei, pesquisei para inserir esta possbilidade no blog e parece que não existe mais feed para comentários de posts/artigos individuais, é verdade isso?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.