Significado de alguns termos para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Existe praticamente um idioma para blogueiros e saber o significado de algumas palavras é importante para se entender bem a blogosfera, o mundo dos blogs. Saber falar essa “língua” ajuda e muito na hora de melhorar o seu blog e procurar informações e, até mesmo, saber como pedir ajuda e se fazer entender.

 

Aqui resolvi escrever o significado de algumas palavras e termos relevantes para quem mantém um blog e quer entender e se fazer entender. Todos os significados e explicações procurei na internet e copiei de algum lugar ou mesmo apenas melhorei um pouco os textos que achei (estará em constante atualização. Vejamos:

 

  • Template = É o modelo de layout dos blogs. Refere-se a toda estrutura visual e fixa do site que inclui o tipo de fonte, tamanho da área de texto e barras laterais, títulos e outras funções já pré-definidas. então, é o corpo do Blog ou site. Para o Blogger, plataforma de blogs da Google, é um arquivo do tipo XML. Veja aqui como instalar um template novo em seu blog e onde encontrar alguns modelos de templates.
  • Widget = São pequenas “ferramentas” e funcionalidades do seu site ou blog que prestam algum tipo de informação ou serviço ao usuário. É a parte interativa do seu blog e que o torna navegável. Podem ser inseridos vários tipos, conforme a necessidade.
  • Gadgets = São basicamente os Elementos de Página de um blog que oferecem algum tipo de funcionalidade e interação com seus visitantes. Esta palavra também é usada para dizer sobre aparelhos eletrônicos portáteis e funcionais. É, basicamente, outra forma de dizer Widget. Veja alguns tipos e como usá-los clicando aqui.
  • Keywords = É exatamente o significado do termo em inglês: palavras-chave. São extremamente importantes, pois são elas que ajudam a determinar a relevância do conteúdo de um site ou blog para os robôs dos mecanismos de busca. São as palavras mais relevantes para o seu blog e que determinam sua linha, seu nicho de atuação.
  • SEO = do inglês “Search Engine Optimization” ou “Engenharia de Otimização para mecanismos de Busca”. Conforme explicação do Wikipedia: “é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca”. Existem várias técnicas para melhorar o posicionamento de seu blog nas buscas e lhe render mais visitas – veja algumas clicando aqui.
  • PageRank = É a classificação numérica da importância de um site para os “organizadores” dos mecanismos de busca (leia-se o Google). Esta numeração vai de 0 a 10 e tem uma atualização média a cada 3 meses. Leva em consideração vários fatores (alguns desconhecidos) como o número de links internos e externos do site ou blog. Veja uma definição mais completa aqui.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.