5 tendências p/ o Youtube que você tem que observar (+1 dica extra)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos já sabem que os vídeos estão dominando a produção e consumo de conteúdo na internet. O Youtube é a grande locomotiva que leva mais e mais pessoas a entrarem nesse cenário, por isso mesmo é bom observar quais são as principais tendências de agora pra frente para garantir mais visualizações e resultados.

Já tratei aqui com muito detalhe sobre como é possível viver de um canal no Youtube, então recomendo que você assista e leia este outro post: Como Ganhar Dinheiro com Youtube? (+7 dicas de Monetização).

E se você quer ter resultados com os vídeos no Youtube, entenda que há novas regras na plataforma para gerar maior alcance dos vídeos, indexação nos resultados e exibição como conteúdo recomendado na Home e nas barras laterais. Sem contar as regras de qualidade, análise de conteúdo e aprovação para monetização (com novos modelos de restrição).

Dicas e Tendências para o Youtube

Separei 5 dicas que são reflexo das mudanças no Youtube nestes últimos meses que vão dominar a plataforma de vídeo de agora pra frente. A Google tem tendado equacionar o problema do excesso de uploads (muita gente querendo ganhar dinheiro e viver de Youtube), com a relação dos anunciantes que exigem maior qualidade e controle dos conteúdos onde são veiculados os anúncios e somado a isso, a própria Google não quer perder relevância e o domínio que tem desse mercado.

1. Conteúdo para toda família

Existe um termo para isso que é o “Family Friendly” (amigável para toda família) e que agora está sendo adotado por grande parte dos produtores de conteúdo. O Youtube tem dado prioridade para vídeos que atendem certas diretrizes, exigindo maior cuidado com a linguagem, os assuntos abordados e as imagens exibidas dentro dos vídeos. Vídeos sensíveis podem perder a monetização ou mesmo serem bloqueados para certas idades, incluindo a exclusão.

Entenda mais sobre isso neste vídeo: Seu Blog (ou canal no Youtube) é Family Friendly? Você sabe o que é isso?

2. Frequência e regularidade nas publicações

O Youtube gosta de canais que publicam com o máximo de frequência possível ou que sejam regulares (com dias e horários certos para novos vídeos, mesmo que não seja todo dia). Mostrar que seu canal está ativo é um ótimo sinal para o público que foi fidelizado e para o Youtube ter parâmetros de qualidade e engajamento do público.

Tente produzir o máximo possível com a melhor qualidade que você é capaz.

Logo do Youtube com a representação de um relógio ao lado.

3. Tempo de duração dos vídeos

Um fator que melhora os ganhos de seu canal no Youtube e mostra empenho é o tamanho dos vídeos. Observe como grandes canais, especialmente daqueles que são “influenciadores”, publicam vídeos sempre com mais de 10 minutos de duração. Isso dá ao produtor do conteúdo maior controle sobre a forma com os anúncios vão ser exibidos, gerando mais receita.

Além disso, o tempo de exibição, o tempo de engajamento do seu público para um único vídeo e a média para todos os vídeos do canal, são um ótimo sinal para o Youtube continuar recomendando seus vídeos para mais pessoas.

4. Sinais de engajamento do público

Incentive seu público em interagir com o vídeo e o conteúdo que você publicou. O Youtube leva em consideração os sinais dos visitantes para determinar a qualidade do seu vídeo e se vão ou não recomendar para outros.

Diga ao público para clicar em “Gostei”, inscrever-se e principalmente comentar. Os comentários têm um grande poder de engajamento. Além disso, crie um conteúdo cativante que motive as pessoas a assistir até o final. Quanto mais tempo as pessoas dedicarem aos seus vídeos, maior o sinal de conquista daquele público para o Youtube.

5. Thumbnails, títulos e descrições de boa qualidade

O sistema do Youtube consegue ler e até identificar conteúdos nas imagens, classificando o que está lá. Use imagens de alta qualidade e represente seu vídeo ali como forma de atrair o clique do seu público alvo.

Somado a isso, use títulos chamativos, mas sem enganar as pessoas, que provoque a curiosidade e a vontade de saber mais. Não esqueça de que o Google gosta de texto e a área do “Saiba mais” tem que ser usada com mais informações sobre o vídeo. E dessa parte que o sistema de busca do Youtube tira o resumo sobre o vídeo.

6. EXTRA: Tenha um Blog

Imagine se amanhã o Youtube deixar de existir ou seu canal receber algum tipo de punição? Todo o seu trabalho estará perdido porque você dedicou seus esforços a uma plataforma que você não tem controle.

Use o Blog como forma de centralizar seu trabalho e sua presença na internet, sem depender das regras e das plataformas de terceiros. Isso te dará controle sobre a maneira como fideliza seu público, monetiza seu conteúdo e faz suas divulgações.

Se quiser saber mais sobre isso: Qual é Melhor: Blog, Canal no Youtube ou Redes Sociais?

Nós já vimos muitas redes sociais e serviços serem suplantadas por outras e até desaparecerem, onde produtores de conteúdo dedicaram tempo, mas acabaram perdendo por não terem uma alternativa.

Agora é hora de começar a criar mais e mais conteúdo.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.