Os 10 melhores recursos para o Blogger em 2011

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Este ano de 2011 foi especial para os usuários do Blogger (Blogspot) que contaram com grandes inovações e melhorias. O mais evidente está no novo painel do usuário, mas também tivemos ótimos Gadgets (elementos de página) e recursos que todos podemos e devemos usar. Vou listar aqui aqueles que considero os melhores do ano para o Blogger, na esperança de grandes coisas para 2012…

Quem está começando no Blogger (Blogspot) agora, não viu por quais mudanças a estrutura do serviço passou. Essa é uma ferramenta de criação de Blogs muito eficiente e fácil de usar, dando ao usuário possibilidades de customização bem interessantes. E é isso que reuni aqui: os melhores recursos de customização e melhorias do Blogger. Alguns recursos são nativos, outros criados por usuários.

O ano de 2011 começou com grandes anúncios de melhorias e novidades por parte da equipe do Blogger. O que vimos foram mesmo implantações interessantes e que elevam o Blogger num nível mais competitivo com o WordPress.org.

O link acima foi o post que publicamos sobre as promessas, aqui abaixo você pode ver o que foi realmente implantado e outras coisas interessantes para o seu blog. Depois comente o que mais gostou das novidades do Blogger.

1. Templates para celular

Agora é possível abrir o seu blog é qualquer aparelho móvel sem precisar criar uma estrutura separada ou usar códigos. O Blogger oferece gratuitamente a customização do seu layout que se adapta aos celulares e as pessoas podem navegar, comentar e seguir seu Blog para além das telas do computador. O recurso funciona em celulares, iPod, iPad e outros modelos de Tablets.

2. Efeito LightBox para imagens

Abrir imagens no Blogger era um problema e para adicionar o efeito Lightbox você precisa usar códigos de terceiros que dava conflitos. No novo Blogger temos a opção nativa, fácil de implementar e que abre suas imagens como um álbum na mesma tela, sem fechar o Blog.

Efeito lightbox em imagens no Blogger

3. Integração com o Google Analytics

Acompanhar o desempenho das visitas de um blog é um vício para os blogueiros. O melhor sistema para isso é o Google Analytics. Antes era preciso uma série de códigos para integrar o Blogger ao Analytics e acompanhar as estatísticas, mas agora o painel do Blogger ativa automaticamente o rastreamento. Basta criar uma conta no GA e ativar o acompanhamento no painel do Blogger.

4. Caixa de Assinar Newsletter

É importante oferecer aos visitantes a possibilidade de acompanhar as atualizações sem precisar vir sempre à página do Blog. Uma das formas de fidelização mais importantes é o acompanhamento por e-mail, chamado Newsletter. Você pode oferecer o recurso inserindo um formulário simples de inscrição, bem chamativo em todos os artigos do Blog.

5. Box flutuante de botões de Redes Sociais

Um recurso exclusivo que criamos aqui para o Blogger, desenvolvido pelo Claudio Sanches, foi o Box flutuante para botões de redes sociais. Exatamente como você vê funcionando aqui em todos os nossos artigos. Isso amplia as possibilidades de compartilhamento e divulgação dos seus posts.

6. Técnicas de SEO importantes para Blogger

Não podemos esquecer de que seu blog precisa aparecer nos resultados do Google. O Blogger pode ser acusado por muitos de não ser muito amigável ao Google, mas isso não é de todo verdade. As principais técnicas de SEO importantes para um blog podem ser facilmente aplicadas no Blogger. Reuni as mais importantes num único artigo que vai ajudar seu blog no próximo ano.

7. Favicon padrão do Blogger

Outro recurso nativo do Blogger agora é o Favicon, aquele pequeno ícone com a marca do seu blog que aparece na barra de navegação e endereço do navegador. É uma mudança simples, mas que antes era difícil de fazer funcionar no Blogger e exigia algumas linhas de código, mas agora é nativo e rápido de implantar.

8. Usar Domínio próprio no Blogger

Se você acha o endereço do seu blog muito longo por ser algo do tipo “http://meublogpessoal.blogspot.com” agora pode personalizar seu endereço com um domínio próprio de maneira bem prática e segura no painel do Blogger. O Painel do Blogger cuida de toda a migração para o novo endereço que você registrar.

9. Criar um Fórum no Blogger

Se você gosta de muita interação com o seu público e apenas os comentários não são suficientes para os debates promovidos, você pode adicionar um Fórum exclusivo em seu blog. Os fóruns são uma maneira prática e eficiente de manter seu público debatendo sobre os temas propostos em seus posts e fidelizar esses visitantes.

10. Denunciar plágio no Bloger

O Blogger refez as regras para lidar com qualquer tipo de violação de direitos autorias e agora está mais rigoroso para punir os plagiadores e copiadores de conteúdo alheio. É importante manter um blog sempre original e criativo para evitar problemas. Além disso você também pode se proteger dos plagiadores denunciando quem copiar seu conteúdo de forma ilegal.

.

Então é isso. Estes foram os recursos, novidades e melhorias do Blogger em 2011 que considero os melhores e mais importantes. Acredito que você encontrou outras coisas e publicamos outros gadgets interessantes, portante pode agora comentar o que acha desses e quais foram os seus preferidos.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

18 Comentários

  1. Espero que o blogger esteja a melhorar seus recuros, até porque eu uso essa plataforma no meu blogger de futebol que é recente. Foi bom ter enumerado essas ferramentas Marcos, abraço.

    Responder

  2. Ótima postagem, o único recurso que não utilizo é a caixa flutuante que as vezes é um pouco irritante, mas realmente é bem mais fácil compartilhar ou twittar com ela aí.

    Responder

  3. Eu já utilizo o blogger a um bom tempo e fiquei bastante feliz pelas novidades durante 2011, espero que em 2012 seja melhor ainda e que tudo isso possa elevar nossos blogs na plataforma.

    Responder

  4. Você esteve entre os meus “blogs recomendados” o ano inteiro. Não vai ser agora que vamos nos separar.

    2011 está no fim, e 2012 está chegando, carregado de sonhos. Só precisamos torná-los realidades. Vamos tentar?

    Muita saúde e paz!!!

    Um grande abraço…

    Responder

  5. Marcos, como eu te disse no e-mail, quando eu uso a dica 5, aparece o seguinte código: “Erro ao analisar XML, linha 1301, coluna 281: Element type “a” must be followed by either attribute specifications, “>” or “/>”.”

    Responder

  6. ::: Marcos, uma dica de post pra vc: o Facebook não está permitindo compartilhar posts de alguns blogs. É o meu caso. Já vi outros. Vc clica para compartilhar, aparece a janela, vc clica em “Compartilhar”, mas nada acontece. Pensei inicialmente que era problema do meu blog, mas descobri pelo próprio Face que outros estão com o mesmo problema. É uma espécie de bloqueio. E não há aviso algum do Face. No meu caso, não posto nada ilegal…

    Responder

  7. E graças ao FB aproveitamos muito mais esses recursos pois vcs explicam como funciona tudo de uma maneira que é mega fácil entender 🙂
    Valeu, e que 2012 traga muito mais (principalmente o threaded comments, hehehehe)!!

    [ ]s

    Responder

  8. Meu blog é novo,mas eu vi que teve bastantes mudanças que inovaram muito e eu espero que em 2012 tenha muito mais novidades.Sou super Fã desse blog.

    Responder

  9. Pingback: Os 10 melhores posts do [ Ferramentas Blog ] em 2011 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.