3 Técnicas de Link Building – Gerar links para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

link-building-blog Links externos que apontam para seu blog.
Quando se fala de técnicas de SEO para melhorar o rank do seu blog um dos assuntos mais importantes é a construção de Links que apontem para a sua página. A qualidade e a quantidade de links que direcionem para o seu blog determinam no Google a relevância de seu conteúdo e a sua influência. A lógica é simples, quanto mais links apontam para um determinado site, blog ou conteúdo, significa que mais gente “recomenda” aquilo. Mas é preciso ter links em páginas de qualidade e com PageRanks significativos para agregar valor.

Introdução.

O Pagerank é a métrica usada pelo Google para determinar a qualidade e relevância de uma página junto aos seus algoritmos. Já tratamos disso nesse artigo:

  • Google PageRank – classificação dos sites

Há diversos fatores que influenciam no cálculo do Pagerank de um site ou blog e este é o grande segredo da Google, mas conhecemos alguns desses fatores e muitos deles estão ao nosso alcance para ajustar e melhorar e, com isso, ter uma boa classificação.

O cuidado e a atenção para com a indexação e classificação que é dado pelo Google ao seu blog é extremamente importante, começando sempre pelo conteúdo (original, relevante e de qualidade), com um nicho específico e claro, bem definido, passando pela qualidade de seus links internos, sitemap e layout com boa navegabilidade:

Mas um fator muito determinante e fácil de cuidar é a quantidade de links que apontam para o seu blog vindos de outros sites e serviços. O Google classifica os links recebidos como “votos” e quanto mais votos, melhor será a sua classificação. Mas há pesos para cada voto, ou seja, há votos que valem mais que outros. Assim, um site que tem um PageRank 6 que aponte para o seu blog, o link dele tem um peso maior que o de um site com um PageRank 2. A imagem abaixo ilustra isso.

google_pagerank[1]

3 Técnicas de Link Building.

O que virá descrito abaixo é para ajudar você a conseguir uma boa classificação para o seu blog e gerar muitos links consistentes. Não basta ter links espalhados para todo lado se esses não têm qualidade, e nem sempre a grande quantidade significa que seu blog será favorecido por isso. O que conta mesmo é a qualidade desses links e o quanto eles geram relevância para seu conteúdo.

Além de conseguir uma boa classificação e melhorar o seu rank, também é possível gerar mais tráfego apontando para o seu blog, já que terá o seu link espalhado em vários lugares e essa é também uma boa técnica para conseguir mais visitas. Quanto mais gente e mais lugares encontrar o seu link, significará mais visitas.

1. Agregadores Sociais – Social Bookmarking.

Existem sites e serviços que servem como grandes centrais de blogs, onde é fundamental ter um cadastro, enviar seu Feed e que geram link de retorno de grande qualidade para o seu blog. Normalmente têm um PageRank superior a 6 e agregam centenas de outros blogs, classificam e têm ranks próprios, o que é ótimo para você saber e comparar como o seu blog está em relação a outros de seu nicho.

Você precisa ter um cadastro e, para alguns, terá que criar um “Perfil” para o seu blog e seu link. Em alguns casos, os melhores, esse seu perfil aparecerá nos resultados das buscas de forma bem posicionada e pode gerar um tráfego significativo para seu blog. Também esses Agregadores Sociais têm suas páginas e suas listas que movimentam milhares de visitas diariamente e muitas pessoas fazem pesquisas por esses serviços o que melhoram as suas chances de ser encontrado pelo seu público. Veja o exemplo desses serviços que me deram uma boa posição no Google:

Primeira página do Google para busca de “Ferramentas Blog”

google-pagina1

 

Segunda página do Google para busca de “Ferramentas Blog”

google-pagina2

São links muito bem posicionados que geram bom tráfego direto para meu blog e meu conteúdo e que colocam minha página com 3 posições na primeira página do Google (contando com o link direto) e mais um link no topo da segunda página. São links de qualidade e relevantes para o meu blog e que me dão bons “votos” para definir meu pagerank, agregando valor.

Assim, recomendo que tenha seu cadastro ao menos nos seguintes serviços e sites de agregadores sociais, e faça uso constante deles (e, claro, encontre outros além dos que estão indicados aqui):

2. Divulgação em Artigos – Parceria Espontânea.

Esse é o tipo de parceria que sonho como ideal para todo o qualquer tipo de Blog. Muita gente sempre entra em c
ontato pedido parceria de link e de banners, mas sempre rejeito todas as propostas por uma simples razão: não é natural.

A forma mais eficiente de se ganhar um link e de se fazer boas parcerias é por indicação, seja em artigos ou na barra lateral dos blogs como uma lista de favoritos. Quem visita constantemente o [ Ferramentas Blog ] já notou que sempre indico artigos e conteúdos de outros blogs que gosto como um complemento para a leitura do que foi tratado. Isso gera um link para esses outros blogs e que gera visitas para eles de forma natural. O mesmo fazem por mim, mas sem precisar pedir nada, nem fazer “tratos de parceria”.

Isso é mais significativo, pois o Google tende a avaliar a origem dos links e a forma como eles estão agregados ao conteúdo e distribuídos na página. Normalmente, é de se esperar, que um link dentro de um artigo, compondo o conteúdo e apontando para outro artigo que trate do mesmo assunto, tenha mais peso que um link colocado em qualquer outra página do Blog.

Mas isso é algo que tem que partir de você. Você precisará começar a indicar e citar outros blogs e sites que goste e, naturalmente outros farão isso por você. Demora mais para conseguir muitos links, mas é mais eficiente e consegue transferir boa quantidade de tráfego para a sua página e para seus parceiros.

Até tenho um bom artigo para refletir sobre as relações que precisamos manter na blogosfera:

3. Divulgação em Fóruns.

Os fóruns são um ótimo lugar para conseguir bons links de retorno para o seu blog, principalmente também para conseguir uma boa quantidade de visitas de um público realmente interessado em seu conteúdo. Se o seu blog tem um público alvo específico e bem determinado, participe de fóruns que debatam temas referentes ao seu nicho. O simples fato de participar e, eventualmente, divulgar o seu blog (de forma discreta e relevante), já trará resultados visíveis.

Muitos desses fóruns são abertos e os links acabam sendo indexados nos resultados de busca. É bem comum fazer buscas por certos assuntos e ser direcionado para algum fórum e se deparar com links de sites e blogs citados nos textos do debates. Isso é muito bom e simples. É importante que você interaja em todas as esferas da internet, com o público mais diversificado possível, pois amplia o alcance de seu trabalho e mostra o seu interesse para com o seu tema. A importância de participar de fóruns também passa pela necessidade de ser influente naquilo que você faz.

Concluindo.

Construir links de qualidade que apontem para seu blog e seu conteúdo não é uma tarefa fácil e nem é algo que se faz em pouco tempo. Precisará dedicação e muita pesquisa. Também os resultados não são imediatos, já que a classificação que o Google faz das páginas é reformulada de tempos em tempos (normalmente a cada 3 meses). Mas nada na blogosfera é a curto prazo e é preciso trabalhar de forma séria e consistentes para conseguir bons resultados.

Recomendo que invista o máximo em cada um desses itens citados acima e avalie o resultado de cada um deles para determinar a sua eficiência. Invista nas suas relações com outros blogueiros e com seus visitantes, pois eles são o seu alvo principal e são eles que determinam de fato se seu conteúdo é ou não relevante.

Outros artigos que podem ser úteis:

.

20 Comentários

  1. A melhor e mais eficiente forma de se conseguir links é….produzindo conteúdo de qualidade e gerando a parceria espontânea.

    Responder

  2. Primeiro eu tenho que dizer da satisfação de receber um comentário da Juliana Sardinha em meu artigo.

    Mas essa é a verdade mais pura: Conteúdo de qualidade atrai visitas e gera links naturalmente, pois as pessoas vão se referir àquele artigo.
    E essa é a melhor parceria: você só terá perceiros que realmente gostam do que você faz e vice-versa!

    Responder

  3. Olá, boa noite!

    Desde que conheci o FB que não deixo de ler nenhum dos artigos e graças à forma como você dispõe os links de assuntos correlatos pude ler também artigos mais antigos imprescindíveis à compreensão dos atuais.

    Existem muitos blogs do nicho do seu e alguns tem conteúdos realmente muito bons, mas, este é o mais organizado de todos, sem qualquer demérito para os demais, mas você ensina e pratica o que ensina, portanto, vemos o ensino e a prática no mesmo lugar.

    Mais um excelente artigo, parabéns e obrigada.

    Sucesso,

    Ariadna Garibaldi

    Responder

  4. É impressionante como voce faz um assunto dificil parecer fácil, eu sempre venho aqui aprender um pouco, este foi o prmeiro blog onde comecei na arte de blogar (acho que este termo é seu), obrigada.

    Responder

  5. Outra forma interessante de link building é a utilização de assessoria de imprensa para "cavar" links usando como moeda de troca o conteúdo do seu site ou a proposta inovadora do seu negócio. Se vc conseguir responder "SIM" para a pergunta: será que o meu negócio é inovador o suficiente para trazer a atenção da mídia? – então muito provavelmente existe potencial para seu site conseguir divulgação em espaço editorial de veículos on-line e "em papel". Os veículos "de papel" não podem ser desprezados pelo SEO: (1) geralmente, tb tem sua versão on-line mesmo q resumida e (2) servem como fonte de informação para blogs e outros.
    Michel – Press Works

    Responder

  6. Pingback: Como fazer Parcerias eficientes para seu Blog [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  8. Eu concordo muito com você sobre isso. Se fosse natural com certeza seria o ideal. É legal você linkar o user linkado de forma espontânea, isso mostra que seu trabalho está sendo bem feito sabe.

    Responder

  9. Pingback: Como fazer parcerias entre blogs? | [ Ferramentas Blog ]

  10. Olá Marcos

    Vim da leitura do seu e-book, 40 dias para salvar seu site; dia 32, fazer parcerias com sites.

    Uma forma também muito prática também de divulgar links gratuitos é espalhando-os em diretórios de blogs.

    Tenho alguns na página parceria, e o retorno é bom porque vem de leitores interessados no assuntos que publicamos.

    Acrescente na sua lista:

    doMelhor

    Blogrankings

    Sitebro

    Plik Brasil

    e

    TopOfBlogs

    Responder

  11. Já consigo aparecer na primeira página do google para um dos termos que definem meu site, só falta eu melhorar mais um pouco para completar os outros termos,com as dicas do seu site posso ver que melhorarei muuito num futuro próximo.
    Obrigado

    Responder

  12. visitei os sites diHITT e Central Blogs e notei que os dois só tem links com “nofollow”.. ainda assim tem servem para o propósito de link building?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.