Estratégias de divulgação para Blog – Tenha muitas visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

divulgar-blog A grande preocupação de todo blogueiro é que seu blog seja visto e lido por muitas pessoas e para isso investe tudo o que pode em SEO, conteúdo, qualidade e divulgação. A grande maioria acaba esperando que aparecendo nos resultados orgânicos do Google consiga mais e mais visitas, mas essa é uma tarefa difícil e demorada e pode ser que nem se realize para muitos. Então, como ter um blog com muitas visitas, mesmo sem o Google? Vejamos alguns estudos de caso e a importância das Redes-sociais e agregadores de conteúdo nesse processo.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

A pergunta que mais recebo é sempre sobre como aparecer nos resultados do Google e como ter mais visitas. Por incrível que possa parecer, uma coisa não depende da outra e posso provar. É importante para um blog de nicho, com um tema específico como recomendamos sempre, aparecer nos resultados orgânicos das buscas e isso pode significar a longo prazo mais de 70% das visitas recebidas – como é na maioria dos casos e é o caso do [ Ferramentas Blog ] também.

Mas se pode ter muitas visitas sem aparecer em nenhum resultado do Google e é isso que quero reforçar com esse artigo, mas é preciso trabalhar sério.

Já tratamos sobre essas questões em alguns artigos que dou destaque aqui para serem estudados e ajudar a entender o que virá abaixo.

O que poucos se preocupam é com gerar conteúdo de qualidade, mas é a única forma de se atrair a atenção dos leitores. Artigos bem escritos e conteúdo relevante e original vão determinar a velocidade com que seus artigos vão correr a internet e seus links serão divulgados e fará com que seu blog receba muitas visitas. Fica mais fácil de entender observando gráficos de um blog recente, mas que consegue mais de 2000 visitas dia sem aparecer nos resultados do Google e tem poucos dias de vida.

Estudo de caso.

Passaralho Twitteiro – www.passaralho.com

Há figuras proeminentes na blogosfera e quero dar destaque justamente a este caso, primeiro porque os dados estão abertos e facilitou a minha busca, segundo por mostrar que qualidade, originalidade e relevância, bem como uma divulgação eficiente e credibilidade, podem fazer toda a diferença na hora de se criar um blog.

Trata-se do novo projeto do Carlos Cardoso do Blog Contraditorium, que com uma “brincadeira” e para não publicar em seu blog principal assuntos relacionados ao Twitter, resolveu criar o Passaralho Twitteiro – que usa a plataforma Blogger. Tem exatos 20 dias de existência (começou no dia 29 de Julho e hoje são 19 de Agosto [2009]) e veremos que começar um blog é igual para todos, mesmo para os famosos(?).

E segue os dados estatísticos desse período para analisarmos juntos.

Nos dois primeiros dias não havia divulgação e não teve visita alguma. Então, no dia 31 de Julho começou a divulgar sua nova diversão seu novo projeto pelo Twitter, praticamente apenas pelo Twitter já que o objetivo de seu blog era tratar sobre os passarinhos que voam por lá.

visitas-passaralho

Período considerado: 31/Jul até 18/Ago (2009)

Vejam que conseguiu uma marca extraordinária de mais de 10000 visitas no dia 6 de agosto e nos últimos dias chega a mais de 2000, mantendo. O que torna esses dados interessantes é ver a origem das visitas. Nenhuma delas vem de mecanismos de busca e resultados orgânicos, como você pode ver no gráfico abaixo.

visitas-passaralho-google

Somam ao todo apenas 16 visitas vindas de buscadores para o mesmo período, o que é praticamente zero, insignificante para o total de visitas recebidas divulgando pelo Twitter que é uma rede social e uma forma de trocar informações. E, se observarmos as palavras-chave que direcionaram visitas para o blog, percebemos que não são palavras de grande peso, e que são unicamente o título do blog – apenas duas não citam o nome do blog, o que mostra que o novo blog ainda não está bem indexado no Google, como é de se esperar para blogs iniciantes (acabei de chamar o Cardoso de “iniciante”, rs!).

visitas-passaralho-palavras

Como tirar proveito de uma boa divulgação?

Insistimos sempre que não se deve depender apenas do Google ou ficar esperando a boa vontade dos robôs e algoritmos acharem seu conteúdo e indexar seu blog. A concorrência é grande e este é um processo que pouco podemos influenciar. Cabe a todos unicamente produzir conteúdo de qualidade, único (original) e relevante para o seu público alvo (e eu já disse isso três vezes apenas neste artigo). Por mais que se conheça técnicas de SEO elas têm pouco valor a médio e longo prazo quando um site ou blog não tem o conteúdo relevante.

E, principalmente para quem está começando, esperar que as visitas caiam do céu de benção do todo poderoso Google, pode ser frustrante e o fim será trágico como destacamos neste artigo:

A internet é grande, tem espaço para todos, mas apenas os que forem dedicados vão conseguir se sobressair. Não adianta achar que basta criar uma conta no Twitter ou no Orkut e sair atirando links para todo lado que isso vai dar os mesmo resultados que mostrei acima. Cada caso é um
caso e cada nicho tem o seu lugar de divulgação e não se deve ficar preso a uma única fonte de visitas nem a um único método de “distribuição”.

Isso é válido até para blogs que têm bons resultados com visitas vindas do Google, como é o caso do [ Ferramentas Blog ]. Vou mostrar num gráfico o resultado obtido com uma divulgação massiva que fiz em um período qualquer para um de meus melhores artigos.

visitas-ferramentas-blog Notem que neste gráfico recebemos quase 40% de visitas vindas de outros sites, que não os mecanismos de pesquisa, com 45%. Houve um investimento em várias redes-sociais e agregadores de conteúdo para que um determinado artigo produzisse um bom nível de redirecionamento de visitas para o meu blog e também pude contar com links e artigos de outros blogs que citaram o meu trabalho. Tais agregadores já citei e ensinei a usar aqui:

E esse bom resultado perdurou por vários dias e fez crescer meu número de assinantes de Feed, fidelizando vários desses novos leitores. Gastei algum tempo procurando onde encontrar meu público alvo e que tipo de artigo ou assunto poderia dar bom resultado em visitas. Isso é bem simples de fazer usando ferramentas de palavras-chave (leia mais sobre isso aqui:KeyWord Tool – Ferramenta para Palavras-Chave) e ficando ligado naquilo que o seu nicho escolhido está debatendo no momento, mas sem se render a modismos.

Um outro detalhe: Conseguir que seus artigos seja citados em artigos de outros blogs e sites é fundamental para que se tenha um bom resultado em número de visitas consistentes também. Se você consegue provocar o debate, ampliar assuntos e outros considerarem sua opinião importante, eventualmente vão citar o que você diz e publicar em seus blogs. Os grandes agregadores de conteúdo são sempre outros blogueiros.

Conclusão.

Depender do Google ou de outros mecanismos de pesquisa pode significar frustração, já que tais sistemas podem demorar meses para encontrar e indexar seus artigos de forma satisfatória. Produzir conteúdo de qualidade e encontrar o seu público alvo no lugar certo, buscando ser relevante para esses leitores é que pode significar a grande diferença no hora de conseguir bons resultados de visitas para seu blog.

Tente ser influente, participando de outros blogs (Incentive os Blogs que você gosta e acompanha) e de fóruns, faça amizades e aprenda a usar os agregadores de conteúdo. Escreva muitos, leia mais ainda e gaste tempo pesquisando e estudando sobre o seu tema principal.

A divulgação de seu blog pode ser bem mais eficiente que qualquer outra forma de gerar visitas. Esperar passivamente que as pessoas encontrem o que você tem produzido será frustrante e você vai desanimar. O mais certo a fazer e ir atrás e mostrar-se àqueles que podem interagir com você e, se gostarem, também vão te ajudar nessa divulgação. Seu blog pode ter centenas de visitas diárias, mas isso vai depender de seu esforço.

Para o Cardoso os números são de se esperar dada sua grande credibilidade e o vasto número de seguidores no Twitter e o grande número de visitas que tem no Contraditorium. Outros blogs, como este, acabaram citando o seu projeto, o que acaba direcionando público para ele e esta é a lógica da blogosfera. É preciso que outros citem o seu trabalho, indiquem, redistribuam o que você produz, mas só o farão se verem relevância naquilo que você está fazendo.

Você pode construir uma reputação na internet e é o que se deve fazer se quer se manter por muito tempo por aqui e ter muitas visitas. Pode até demorar mais do que ser indexado pelo Google, mas isso dará mais relevância para seu conteúdo.

Mais artigos relacionado:

Obs.: Os dados estatísticos do Passaralho Twitteiro estão abertos ao público em sua página.

 

13 Comentários

  1. Com certeza são medidas de muita ajuda para quem está começando e quer ter acessos (afinal, que blogueiro não quer acessos, né?). A questão de ser algo seu também é muito importante, mesmo que seja baseado em algum post de outro blog (nada se cria, tudo se transforma), mas que seja seu, que tenha a sua forma de escrever. Lógico que dando os devidos créditos a quem merece. Ótimo artigo Marcos! Abraços.

    Responder

  2. Realmente cara, esperar cair do ceu as coisas, raramente da certo, o segredo do sucesso é ter um otimo conteudo, e correr atras, mostrar seu nome pela web… continue escrevendo assim q tu vai longe amigo!!!!

    Responder

  3. Meu, seu blog é demais, me ajudou demais em vários pontos, espero que vocês continuem assim. Ajudando os blogueiros menores, como eu ^^
    De verdade, agradeço muito ao seus artigos ^^

    Responder

  4. Marcos, vc é ótimo, sou seu fã, adoro suas dicas, a qualidade do meu blog melhorou muito e posso dizer que não sou mais um blogueiro novato xD. Assisti seu vídeo de relacionamento e links espontâneos vlw e agora sou seu novo seguidor xD

    Responder

  5. Parabéns pelo trabalho rapaz. Penso que compartilhar o conhecimento é um importante passo para a consolidação dos ambientes virtuais como promotores do conhecimento verdadeiro. Eu tenho um blog dedicado a divulgação da Física na educação básica e sempre consulto as suas dicas para melhorar meu trabalho.

    Responder

  6. Realmente , a qualidade do artigo
    e do que você transpõe no seu blog
    é de suma importância e para isso
    demora um certo tempo pro aperfeiçoamento ..
    a tentativa de atrair visitas
    rapidas é frustante..
    Acho o seu trabalho incrivel! Parabéns!

    Responder

  7. Muito interessante o post, estou buscando formas de melhorar meu pagerank e aqui consegui ótimas dicas para começar este trabalho! Valeu mesmo!

    Responder

  8. Pingback: Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: Como receber mais visitas em seu blog – Links em outros sites | [ Ferramentas Blog ]

  10. Marcos, parabéns! Esse foi um dos artigos mais interessantes que eu já li aqui! Realmente nós não devemos esperar que o google nos traga visitas. Temos que correr atrás, nos esforçando e divulgando! Muito bom o post!

    Responder

  11. Ola Galera

    Artigo muito interessante,parabens ao blog. Realmente a internet vem crescendo muito, e esse crescimento é em função da inovação de ferramentas usadas, como redes sociais e blogs, o mais importante é que a transparencia nas ações refletem os resultados nos resultados no longo prazo.

    abraço

    Responder

  12. Pingback: Com que frequência devemos atualizar o Blog?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.