2020: O Fim definitivo dos Blog!

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Este é o momento em que podemos ver o fim dos Blogs? Muita gente vem anunciando que os Blogs acabaram e que é um formato de conteúdo superado pelas redes sociais, vídeos no Youtube, Podcasts no Spotify e Apps de celular. Ninguém mais lê blogs ou consegue ganhar dinheiro na internet com esse tipo de estrutura. Ou não é bem assim?

Este conteúdo pode ser consumido em texto, vídeo ou áudio. Você escolhe o que form melhor.

Assistir este conteúdo

Escutar este conteúdo

Escutar no Spotify – Clique AQUI!

Sou Blogueiro desde 2007 e já ouvi milhares de vezes que os Blogs estão acabando ou já acabaram, foram superados por outras estruturas da internet. Além do fato de todos os dias surgirem pessoas que decretam o fim da blogosfera, como o caso deste comentário que apareceu aqui no Blog:

Boa parte das análises futuristas sobre o que vai ou não sobreviver na internet estão erradas e é praticamente impossível saber o que vai ou não ser adotado pela maioria das pessoas. Há 10 anos seria impossível prever o domínio dos smartphones para o consumo de conteúdo. Nem mesmo era possível imaginar que o Facebook tomaria tal proporção ou que o Instagram (ou coisa do tipo) estaria no topo dos Aplicativos.

Não dá pra esgotar no texto tudo o que foi apresentado no vídeo/podcast acima, mas é fato que os Blogs não morreram e não estão nem perto do fim. Plataformas e sistemas como o WordPress hoje dominam o mercado de criação de Blogs e sites, dos mais variados tipos.

Os Blogs estão sobrevivendo desde 1997 e estão se ajustando à nova internet. São sistemas híbridos capazes de absorver praticamente qualquer formato de conteúdo, como estou fazendo agora para publicar este post.

.

10 Comentários

  1. Sou especialista em ciências da religião e gosto muito de ler e pesquisar sobre o meu objeto de pesquisa que é o fenômeno religioso. Tenho um blog focado nessa temática, sempre coloco artigos que escrevo. Acredito que o blogueiro que gosta do que faz deve sim perseverar e manter o seu blog.

    Responder

    • Avisar pra essa “Ana Silva” que blogs não morrem, eles apenas se reformulam e melhoram o conteúdo e se adaptam a realidade atual.

      Se fosse assim então eu deixaria de ganhar dinheiro com blogs, visto que tenho blog desde 2006 e até hoje meus blogs me geram dinheiro quase todo dia.

      Coitada, está indo no efeito manada. Esqueceu que rede social é terra alugada, blogs são apenas uma extensão de todas as ferramentas que podemos usar para alavancar nossos negócios.

      Não sei de onde ela ouviu que a “blogosfera” morreu. Morreu nada, Está bem viva e vai viver por muito tempo.

      Responder

  2. Olá, Marcos! Gosto muito de seus posts e, principalmente, a forma didática de como você passa cada conteúdo. Assisti até o final este vídeo e fiquei aliviada em ouvir sua opinião de que os blogs terão vida longa.
    Comecei a escrever em 2010, mais como hobby. A partir de de 2014, lancei meu blog profissional para ter mais visibilidade e alcançar meu público-alvo, mas sem monetizar.
    Com todo o estardalhaço de redes sociais, criei meu perfil em vários canais – o que me tomou muito tempo para: entender como funcionavam e criar conteúdos para todos eles – concluí que tomam muito de meu tempo, porque a interação é rápida e alguns são efêmeros. Fica sempre a sensação de produzir pouco conteúdo e, com isso, deixei de escrever textos mais densos para o blog.
    Neste final de ano, estou atualizando meu blog e pretendo voltar a escrever, disponibilizando o áudio dos textos.
    Obrigada pelo vídeo, sempre inspirador!
    Abraços,

    Responder

  3. Olá Marcos, acompanho o seu blog há muitos anos, mas nunca comentei. Parabéns pelo seu trabalho! Eu trabalho através da internet como afiliado e representante de algumas plataformas digitais e nunca montei um blog, na verdade eu comecei e não continuei, “achando que não teria retorno financeiro com ele”. Meu meio de divulgação era só pelas Redes Sociais e canal do Youtube. Mas confesso que não gosto de Redes Sociais, não gosto mesmo e estou há 5 anos fazendo algo que não gosto. Tem que fazer trafego pago, porque no orgânico é muito desgastante e não dá tanto retorno assim. Então comecei, depois de 5 anos, a criar o meu blog para falar do que realmente gosto e monetizar ele de uma forma profissional. Sou amante da leitura e passo horas lendo artigos de conteúdos que consumo. Assim como eu, existem milhões de pessoas que se atualizam e acompanham seus blogs favoritos. As Redes Sociais podem mudar, acabar e todo o seu investimento de tempo e trabalho também, mas os Blogs não. É seu, é sua casa, é o seu trabalho, o seu cantinho e só você pode acabar com ele.

    Grande abraço!
    T.Tavares.

    Responder

  4. Nunca fui um bloquear de sucesso mas gosto e ao ler este conteúdo ate deu tristeza, espero que nunca acabem.. abraços a todos os bloqueios e não desistam, Quem vai atrás de redes sociais é gente que não sabe mais e são como as ovelhas vai tudo pro mesmo lado.. Redes sociais são fake news mundo de mentira que não se aprende nada.. Conheço muita gente que a ler é a gaguejar porque querem e rendes sócias e vídeos…ACREDITO NOS BLOGUES… Boas festas

    Responder

  5. Perfeita explicação, parabéns pelo trabalho.Os blogs não vão acabar, é sua identidade, e direciona para outras mídias caso alguém não goste de ler. Bom ter outras plataformas, mas nunca deixar ele de lado. Meu blog é de viagens, comecei recente, mas estou amando os resultados.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.