Você já desanimou do seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É comum. Muitos blogueiros passam por isso e pode acontecer com você a qualquer instante, inclusive agora! Desanimar do Blog faz parte do trabalho, mas é preciso saber contornar a situação, recobrar o ânimo e não perder o seu blog de vista. Pode ser que você simplesmente desista e abandone um projeto, mas há boas ideias que não podem ser perdidas e ficar sem continuidade. Veja aqui como não desanimar de seu Blog e fazê-lo crescer ainda mais.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Quando criamos um blog não o fazemos para desistir e abandonar depois. Queremos que ele faça sucesso, mesmo que seja apenas um passa tempo. Você criou o seu blog, sobreviveu até além da média inicial de 90 dias e superou os 6 meses, está crescendo, mas o desânimo se abateu sobre você?

1. Reveja suas metas iniciais

É bom lembrar-se de quais eram os seus primeiros objetivos ao criar o blog. Pode ser que você nem tivesse algum objetivo e isso fez com que você se perdesse e seu blog ficasse quase sem identidade. Pare para refazer tais objetivos ou criar novos. Procure o que seu blog tem de melhor e invista numa única coisa, mantendo o foco.

2. Repense o seu nicho principal

Junto com os objetivos é bom olhar um pouco mais para o seu nicho. Se é um assunto que você gosta, tente colocar no papel o que você ainda não abordou ou o que precisa aprofundar mais, como trabalhar melhor os subtemas e descobrir como inovar para se destacar entre os melhores blogs da área. Como ser original e único em meio a tantos blogs iguais.

3. Reformule o visual do seu blog

As vezes uma simples mudança de ares e um novo layout já lhe trará mais ânimo e interesse em voltar a blogar com mais constância. Gostamos de coisas novas e isso ativará o seu entusiasmo inicial. Com um pouco mais de carinho, a busca por novos estilos e até a contratação de um webdesigner para redesenhar seu blog pode ajudar você a redescobrir seu talento de blogueiro(a). Se seu Blog é no Blogger, conheça: CrieWeb.com. Se é no WordPress.ORG, visite: xCake.

4. Reescreva seus melhores artigos

Vasculhe o seu blog pelos artigos que mais atraem visitas, os que estão melhor posicionados no Google (ou que deveriam estar), principalmente os mais comentados e divulgados nas redes sociais. Pegue-os, releia e reescreva, melhore, adicione informações e atualize. Com toda certeza você será atingido pela mesma paixão de quando escreveu aquele conteúdo e vai querer ainda mais. isso lhe dará novas ideias para novos artigos também. Reescrever artigos para aparecer melhor no Google.

5. Leia coisas novas

Para de ler as mesmas coisas e os mesmos blogs de sempre e reveja as suas fontes de informação. Ler muito não é sinal de ler com qualidade. Mude os estilos, procure por novas inspirações e por mais blogueiros que podem dar cores melhores para a sua lista de leitura. Aprender coisas novas com pessoas diferentes é um grande catalizador de boas ideias.

6. Procure mais interação com seu público

Se ficou sem ideias para conteúdo ou não sabe mais como aprofundar os temas do seu nicho, então é hora de conversar mais com seus leitores, interagir mais com eles e descobrir novos canais de contato. Reorganize a sua newsletter e procure seus leitores e chame-os para contribuir com seu blog, levantar perguntas, comentar mais, seguir nas redes sociais. Conversar com as pessoas ajuda a entender como outros pensam sobre o que você tem feito com o Blog.

7. Coloque as redes sociais a serviço do seu blog

As vezes as redes sociais são mais interessantes que produzir conteúdo para o blog. Ficamos horas compartilhando o que outros fizeram e esquecemos que nós mesmos podemos produzir conteúdo para os outros compartilhares, debaterem. Descubra novas formas de explorar o potencial das redes sociais para que sirvam melhor o seu blog e possam ser fonte de inspiração e interação direta do seu público com seu conteúdo.

8. Você tem outras dicas…?

O que você pode sugerir para outros blogueiros e blogueiras, com a sua experiência, para que eles não desanimem nem desistam dos blogs e projetos que têm? Conte como é com você e como supera os desafios da blogosfera na hora de manter o seu blog sempre ativo e interessante para o seu público. Comente e leia outros comentários para desenvolver mais suas habilidades… Comente…!

.

42 Comentários

  1. Meu blog tem quase 2 anos. Apesar de ser um nicho BEM específico, que é a questão fan-site, as vezes desanima. Porém, graças a Deus, o blog dá alguns trocados mensais, aí eu posso sacar do Adsense e se animar novamente.

    Já tive outros blogs de nichos mais comuns e a maioria “faliu” ou os donos desistiram. É raro, como o Marcos diz, encontrar blogs com mais de 6 meses, 1 ano etc.

    Enfim, as dicas do post são de grande valia e, realmente, nunca devemos desistir do nosso sonho ou de um simples blog recente, pois pode trazer grandes frutos futuramente.

    Responder

  2. Estou passando por isso nesse exato momento.
    Fiquei um tempo sem publicar novos artigos agora estou voltando com uma freqüência maior de posts para verificar se as visitas aumentam e com isso dê um ânimo a mais para continuar.

    Responder

  3. Maior fato que leva o desânimo é construir blogs no qual o nicho não é apreciado pelo blogueiro, ele cria o blog apenas visando o lado monetário então isto é comum. Não digo que são todos, mas uma grande parte leva ao desânimo por conta disto; achando que vai ganhar muito dinheiro em pouco tempo.

    Responder

  4. É difícil manter a motivação para continuar com um blog quando se tem o Facebook, com toda a sua facilidade de trocar informação, onde até as pessoas mais leigas em informática conseguem utilizar sem dificuldades, onde você pode escrever qualquer coisa sem sentido, sem cultura e de qualquer jeito, que o pessoal curte, comenta e compartilha, mesmo que os comentários sejam “kkkkkkkkkk”.
    Já um blog onde você tenta fazer um trabalho mais sério, com qualidade e como você muitas vezes escreve nos seus posts, com profissionalismo, escrevendo com português correto, e você escreve, apaga, escreve de novo, apaga, começa novamente, busca imagens, tudo isso leva muito tempo até a hora de enfim publicar o post. Depois de publicado, nada de comentários, nada de compartilhamentos. Comprei domínio próprio, mudei o layout, troquei sistema de comentários do Blogger pelo Disqus, coloquei botões de compartilhamento, tudo pensando nas pessoas que não tem muito conhecimento de informática, só que, por mais que eu me esforce para deixar meu blog o mais simples e acessível possível, mesmo assim sinto que tudo é em vão. Isso tudo me desanima, me desmotiva, não sei mais o que fazer, estou a ponto de desistir. Não tenho Facebook e cada dia que passa menos vontade eu tenho de ter, prefiro muito mais o Twitter, pois, com ele me mantenho atualizado com o conteúdo que me interessa.
    É isso que me desmotiva, Facebook me desmotiva.

    Responder

    • Quando conheci ‘blog’ fiquei encantada em ter um para mim,
      com a finalidade de visitar e ser visitada, quando alguem
      me disse que eu não tinha capacidade de ter um blog (mesmo
      sendo gratis) chorei um pouco e mais um pouco e outro pouco,
      quando me vi sozinha e cliquei em ‘criar’ e pronto. O blog
      fez aniversario de 5 anos e me fez muito feliz o tempo todo.

      Responder

    • Presado Robson.
      Tenho conta no Facebook a mais de 3 anos, e no Twitter a apenas 2 meses. No Facebook encontram se quase todos os meus amigos, familiares e colegas de trabalho, no twitter encontro mais de 50% de toda a informação que julgo relevante todos os dias. Ja não reviso o feed de notícias do Facebook diáriamente como um dia cheguei a fazer porque o conteúdo predominante não requer toda esta atenção, mas sempre que encontro conteúdo de qualidade compartilho no Facebook e no Google+, que, embora menos popular consegue ser mais interessante que o Facebook, mesmo assim quase ninguem curte, comenta ou compartilha. Diferente da reação que tem quando ocasionalmente escrevo uma besteira, e várias pessoas curtem.
      Acabei chegando a conclusão de que este é um problema de nicho, ou a falta dele, as grandes redes sociais não tem nicho específico ou são focadas em um nicho amplo demais (todas as pessoas). As pessoas tem gostos e opiniões divergentes então acabam optando por uma conversa raza que não leva a grandes discuções e divergências e por isso agrada a muitos.
      Meu blog tem poucos e bons comentários, vindos de poucos e bons leitores, e nos últimos tempos tem tido poucas visitas. Bastante satísfatório quando levo em consideração o pouco tempo que tenho para me dedicar a ele, em virtude das escolhas educassionais e profissionais que fis. Mas não desisto.

      Responder

    • Robson, me vi inteirinha no seu comentário.. Não cheguei a comprar domínio próprio mas cada cor de coloquei no blog foi com tanto carinho que já pensei em excluir o blog mas eu acho ele tão lindo, que fico com dó..rs O Facebook me desmotivaa mtoooo tbém. De certa forma a gente passa o dia fazendo o post com todos os detalhes que vc citou, aí publica no face e ninguém curte, comenta ou compartilha.. Aí alguém posta uma baboseira cheia de erros de português e vira uma febre. Mas é isso aí..tô triste também. Mas antes de desistir vou seguir as dicas do Marcos. O meu blog me faz mto bem e isso me motiva.

      Responder

    • Robson, você escreveu tudo que penso e sinto em relação a meus blogs e com relação ao facebook. Eu tenho face desde jan. 2011; mas nunca passei de 250 ‘amigos’ (nunca fui do tipo de arrebanhar todo tipo de pessoa, sem conhecer, só porque pedia amizade). 95% das pessoas que estavam lá eram meus ‘amigos de verdade” ou gente bem conhecida. Mas chegou um dia que dei basta. CANSEI! Fiz um limpa no facebook e acabou sobrando 20 pessoas. POR QUE FIZ ISSO? Porque, como já disse, tenho 3 blogs. Dou um duro danado para mantê-los RAZOAVELMENTE atualizados. Daí, dia após dia, notava que nada do que eu compartilhava, ESCRITO POR MIM, as pessoas dessa rede social (que diziam meus amigos) curtiam. Eles Passavam a vida a curtir qualquer post lixo, com escrita abreviada, com imagens impactantes, e até bons conteúdos de blogs iguais ao meu – TODAVIA, conteúdo meu ninguém lia, muito menos compartilhava. Foi quando pensei: O QUE QUERO COM AMIGOS ASSIM? Que preferem compartilhar coisa de quem não conhece e inclusive me mandar via whatsapp coisas de terceiros, que meus artigos? Esses eram meus INIMIGOS do facebook. Tomei uma raiva de facebook e whatsapp que tu nem imagina. Fiz um limpa em tudo. Até no grupo familiar de watsapp, tinha que aguentar gente compartilhando artigo de terceiros para mim; mas os meus que é bom, ninguém se deu o trabalho de entrar para ver do que se tratava. Depois que vi a importância que davam para mim, família hoje, são meus pais, meus irmãos e 4 sobrinhos. E mesmo alguns desses nunca foram em meu blog. REALMENTE, não sei como ainda consigo manter meus blogs depois de 3 anos. Ainda bem que tenho gente, desconhecida, que me segue, via G+ e compartilha meus conteúdos e lê (sei disso porque vejo a movimentação – diferente de quando compartilhava no facebook).

      Responder

  5. Com certeza, todo blogueiro já teme seus momentos de desanimo. Você passa de 4 à 12 horas por dia na frente do pc, fazendo pesquisas, elaborando textos, relacionando com as redes sociais, publicando seus artigos e muitas vezes o resultado é desanimador.

    Porém, como diz aquele ditado: “Sou Brasileiro e não desisto nunca”. Como você mesmo dize Marcos, é comum passarmos por isso – o que não podemos é desistir dos nossos sonhos.

    Responder

  6. Adorei o post, Marcos!

    Tenho um blog há mais de 2 anos e por várias vezes desanimei com ele. Na verdade, não diria que havia “desanimado”, eu simplesmente não tinha tempo para postar ou colocava outras prioridades à frente dele.

    Atualmente, estou há 6 meses postando todo dia útil no mínimo um post. Os acessos aumentaram e até minha vontade de escrever também. Meu blog é sobre moda artesanal, mas sempre gostei de falar sobre beleza e bem estar.

    Uma dica que dou é CRIAR EDITORIAS para seu blog.

    Eu, por exemplo, tenho 5 editorias fixas por semana:
    1 (fixa à segunda-feira): Inspiração da Semana. Posto algum homem bonito para alegrar a semana da mulherada.
    2: Unhas. Posto as unhas que estou usando naquela semana, ensino a fazê-las e conto que esmaltes usei.
    3: Ela de tricô. Seleciono pessoas e/ou blogueiras famosas e mostro looks usados por elas que tenham tricô.
    4: PNPNA (ou Porque não pensei nisso antes). Onde ensino a fazer arranjos de casa/vitrine (estilo DIY) bonitos e fáceis de se fazer.
    Editoria 4 (sem dia fixo): Evart. Nessa editoria, posto uma peça nova e exclusiva da marca de minha mãe, a Evart.

    Com o tempo, fui especializando cada uma dessas editorias. Acrescento dicas novas que podem ajudar as leitoras a (re)conhecer o próprio corpo e (re)pensar como usarão determinadas roupas ou estilos. As editorias são legais pois você sempre saberá que rumo tomar em seus posts, bastando-lhe somente definir sobre o que falará a cada semana.

    Bom, essa é minha dica! Aproveitem que leram meu comentário até aqui e visitem o Moda Evart!

    Beijos!

    Responder

  7. Sinceramente, acredito que blogar pra mim é um prazer, já que não dependo do dinheiro do Blog para pagar as contas. Por isso, não tenho pressa em evoluir e deixo as coisas acontecerem naturalmente, e ainda, uso o tempo como aprendizado.

    Daqui alguns anos talvez pense em arrecadar bons valores para pagar minhas contas, mas por enquanto é cedo.

    E, tendo o tempo como aliado, procuro seguir as regras dos grandes blogueiros de maneira correta, as vezes bate um desanimo, mas desistir nunca.

    Responder

  8. Marcos, quem nunca ficou desanimado com seu blog não é mesmo?

    Comecei com meu blog de forma simples.

    No começo todo blogueiro fica sem ideias para escrever no blog, mas mesmo assim eu nunca pensei em plagiar e nem copiar artigos de outros blogueiros.

    hoje depois de sofrer muito para estruturar o blog, criar conteúdo relevante, sou obrigada a fazer vista grossa para pessoas que entram no meu blog apenas para “vigiar” meu trabalho (copiar meus artigos e plagiar minhas ideias).

    É super chato e desanimador esse tipo de coisa.

    Muitas pessoas simplesmente querem o teu sucesso, mas não querem galgar os degraus que você galgou para chegar lá!

    Eu tive altos e baixos com meu blog, até já sofri ataque DOS. Graças a Deus estou conseguindo me reerguer.

    Você melhor do que eu sabe que a vida de blogueiro não é fácil, principalmente quando conseguimos destaque no nosso trabalho.

    Continuo firme e forte, pois gosto do que eu faço e faço com carinho!

    Sempre coloco o trabalho e qualidade do que faço em primeiro lugar!

    Espero do fundo do coração que as coisas por aqui possam se ajeitar, pois confio na justiça divina!

    Até mais!

    Responder

  9. Muito bom, obrigado pelas dicas! Me ajudaram muito e tenho certeza que outras pessoas também.
    Seu artigo está impecavel, assim como seu blog.
    Continue assim e muito sucesso!

    Responder

  10. Já desistir varias vezes por conta, principalmente de “números”, por ex. comentários, visitas e tals!

    Devo ter parado por um bom tempo (2 meses) cerca de 3 vezes, mas sempre voltei… Nunca conseguia ficar longe!

    Blogueiros pediam pra voltar, e até me chamavam pra postar em seus blogs, mas voltava sempre ao meu, meu xodó!

    Blog porque amo, mas as vezes a a vontade de parar é enorme!

    Responder

  11. Já desanimei muitas vezes, principalmente pelo numero de visitas. Nesse aspecto já melhorou bastante, pois recebo um bom numero de visitas diárias e maioria vem do google. O meu grande problema agora é conseguir lucrar com isso.
    O meu blog existe desde outubro de 2009 e apliquei o adsense em janeiro de 2010 e desde então ainda não consegui chegar ao payout. Onde será que estou a errar?

    Responder

    • Juliana procura ver no youtube e na ajuda do google adsense,. Te recomendo que seus blocos de anuncios sejam de 300×250 ou 360×280. Os blocos de cabeçalho também são bons mais tens que ter espaço no layout para coloca-los bem. Espero ter ajudado e visita meu blog, abraço.

      Responder

  12. Isso tudo já aconteceu comigo. Mesmo que o desanimo bata a porta não podemos esquecer que estamos com o blog por algum motivo. Vai depender de cada um ter uma boa disposição para conseguir ir em frente, concorda Marcos?

    Responder

  13. Pois é, Marcos! Mesmo tendo um blog tão diversificado quanto o meu, o desânimo bate às vezes sim…
    Há um ano e dois meses no ar, vejo a necessidade de dar uma renovada, e quero começar pelo layout.
    Hoje já estou fazendo um balanço do que deu mais certo para montar um planejamento do que manter/mudar para em 2013 tentar dar uma cara nova e atrair mais leitores.
    Obrigada pelas dicas!

    Responder

  14. quanto eu comecei eu sempri quiz ter uma pagina na internet
    mais não ligava muito pro meu blog que criei

    só depois de um bom tempo que venho acoragem de mexer com ele pra valer

    Responder

  15. Olá Marcos!
    Realmente, o desânimo ocorre, ainda mais se o blog não recebe muitas visitas. Eu estou aplicando algumas de suas dicas no meu blog que existe desde de 2008. Estou atualizando e relançando artigos passados junto com vídeos no YouTube.

    Responder

  16. Já desanimei várias vezes. Quando não rende nada, eu acabo largando e partindo pra outros blogs novos. Sei que não é o certo, mas voltar pra um blog que não decolou me parece perda de tempo.

    Responder

  17. É quase inevitável um tempo você não está desanimado com o seu projeto online. Os ganhos não vem e o dinheiro, investimentos, também não. Então cai o desânimo… mas obrigado Marcos ótima pílula de animação 😉.

    Responder

  18. Olá

    depois de ler alguns comentários de 2012 em relação a blogs, constato que nada mudou apesar de tantos anos já passados. Manter um blog realmente não é fácil, é preciso muita motivação pra continuar desenvolvendo um bom trabalho e gerando bons conteúdos e consistência pra ele ter a chance de ganhar notoriedade.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.