Blogger: usando Meta Tag “noindex” para evitar conteúdo duplicado

FBlogHost - Hospede seu Blog

Trabalhar com o Blogger pode ser complicado as vezes quando batemos de frente com questões de SEO por não existirem opções nativas para isso e também a dificuldade de acesso a esse tipo de informação. Especialmente agora com o lançamento do Google Panda, é importante ter todo o cuidado para não ter problemas de conteúdo duplicado, mesmo dentro do seu próprio Blog.

Recentemente aqui no [ Ferramentas Blog ] o Marcos Lemos mostrou que seu blog pode estar gerando conteúdo duplicado dele mesmo através de páginas de marcadores, arquivos e isso pode acontecer até com a paginação do Blogger.

É altamente recomendável que você leia e aplique as instruções do post acima, juntamente com este aqui:

Mais técnicas de SEO para proteção no Blogger

Complementando esse tipo de método que o foi ensinado, é possível também inserir uma Meta Tag no cabeçalho de seu blog para evitar que sejam indexadas páginas de marcadores, arquivos, busca e etc, deixando desta forma que seja indexado APENAS a página inicial, posts e páginas estáticas.

Para isso devemos usar uma Meta Tag bem conhecida que é a “noindex” e “follow” (não indexar e seguir, respectivamente).

Ela é escrita da seguinte forma:

Porém se aplicarmos ela exatamente como foi escrito acima, iremos impedir que todas as páginas de seu blog sejam indexadas. Sendo que precisamos apenas de que algumas partes do Blogger não sejam indexadas.

Iremos resolver isso com um código bem pequeno e bem eficiente que trará o resultado desejado.

Para inserir o código em seu blog é preciso editar o template. Para isso vá até o painel administrativo do Blogger e em seu menu, clique em “Modelo”. Logo você terá um botão intitulado “Editar HTML” (caminho indicado pelo novo painel do Blogger), como na imagem abaixo:

Com o código de seu blog aberto procure pelo seguinte trecho </head>

EXATAMENTE a cima da tag </head> você deve inserir seguinte código:

(Passe o mouse em cima do código e você terá um menu onde pode selecionar todo o código com apenas um clique para copiar)

Depois de colar esse novo trecho em seu código fonte, basta clicar em “Salvar modelo”.

Desta forma o código NÃO irá permitir que os robôs de indexação passem pelas páginas de marcadores, arquivos (dia, mês, ano), resultados de busca internos do blog e paginação.

Indexando apenas o que é relevante que são os posts/artigos, páginas estáticas e a página inicial de seu blog.

Código atualizado de nofollow para follow, desta forma o motor de busca pode passar pelas páginas de marcadores e arquivos e seguir para os outros links sem indexar o marcador que seria o conteúdo duplicado.

Este tipo de configuração é feita facilmente no WordPress através dos plugins:

FBlogHost - Hospede seu Blog

28 Comentários

    • Você esta olhando muito pequeno para isso. Google Search é uma coisa, Google Blogs/Blogger é outra.
      Apesar de estar tudo ligado a mesma marca, são pessoas diferentes trabalhando.
      Porém em breve quem sabe não seja implementadas opções nativas para SEO dentro do Blogger.

      Responder

      • Além disso é preciso lembrar que a Google não favorece ninguém, nem mesmo seus produtos, nos resultados das buscas. As estruturas de Blogs, mesmo do Blogger, são de responsabilidade de quem usa.

        Responder

          • Também acho que é contraditório, mas acredito que a Google não tem interesse em tornar o Blogger uma ferramenta profissional para páginas web. Se observarmos como a Google pate de frente com os seus concorrentes em outras áreas, redes sociais, aplicativos móveis, etc. e quando eles fazem alguma atualização no Blogger é só pra deixa-lo “bonitinho” e nunca rivalizam com o wordpress.

            Responder

    • Sim sim, selecionando noindex e nofollow para categorias, tags e busca.
      Vou ver se ainda hoje publico um post falando sobre essas configurações para o WordPress com os dois plugins que eu citei no post.

      Responder

  1. Obrigada pelas explicações claras e precisas de vocês, isso possibilita que pessoas como eu que estou começando, venha a entender e fazer técnicas que de outra forma seria impossível. Eu estou com problemas de conteúdo duplicado e fiz o que ensinaram aqui, agora é só esperar não é?
    Obrigada.

    Responder

  2. Olá Cláudio:

    Fiz a alteração que você aconselha no meu blogue mas o número de visitantes decresceu.

    Tentei retirar o código mas o robot do Google ainda não está indexando as páginas de marcadores e de arquivos.

    Será que me pode ajudar. Acho que a implementação desse código prejudica o acesso dos visitantes ao meu blogue. Tem como reverter essa situação?

    Obrigado.

    Responder

    • O numero de visitantes com certeza caiu por causa de conteúdo duplicado vindo dos marcadores e arquivos. Não por ter dado NOINDEX neles.
      Além porque qualquer tipo de mudança desta só começa a sentida depois de 3 meses.
      Você deve ter colocado a pouco tempo pelo seu comentário, agora que o Google esta parando de indexar os marcadores e arquivos, mas já esta sendo penalizado pelas práticas de SEO feitas antes desta mudança.

      Além de que se você observar é muito dificil retornar em resultados de busca páginas de marcadores ou arquivos, normalmente quando você faz uma busca encontra logo é o artigo. Outro mótivo que prova que você foi penalizado por conteúdo duplicado.

      Responder

    • João,
      Com certeza seu problema é outro e tem a ver com as atualizações do Google Panda. Esse código é para ajudar e estou ensinando exatamente o que eu mesmo faço, baseado em fontes de especialistas em SEO.

      Responder

  3. Olá , sempre segui a risca dicas de seo para blogger que são colocados aqui no Ferramentas blog , mas essa eu tive uma queda em menos de 1 semana depois de mais de 50% de visitas achei o numero muito grande , nem mesmo quando lançou o google panda nao tive esse problema, será que realmente esse codigo esta certo ? tenho varias dicas de seo do ferramentas blog em meus blogs mas esse ai foi que mais senti o efeito ( contrario).

    Até mais .

    Responder

    • Recomendo que você faça uma análise mais ponderada no Analytics para entender o que gerou essa queda.
      Estamos ensinando aqui técnicas que nós mesmos usamos e comprovadas por centenas de especialistas na área. Sua queda deve ter ocorrido por outros motivos, inclusive pelo Panda da Google. O panda não foi um acontecimento pontual e vem atuando a todo instante.
      Os efeitos do Panda podem ter chegado agora no seu blog.

      Mas vc precisa ver e analisar as origens de sua visita. Só lá vc saberá pq houve queda.
      Pode ter certeza de que não foi por conta desse código.

      Responder

  4. Estou aqui depois de um mes depois da implementação desse codigo e dizer o que aconteceu com o meu blog.

    Caiu em 60% os numeros de visitante vindo do google, 40% vindo do bing e yahoo.

    Analizando o Google Webmasters, vi que o site que não foi implementado o codigo continuo normal, comparei que o codigo somente retira do indice do google os marcadores , mas que o google nao indexa o que esta dentro do marcador e sim o marcador .

    Exemplo:

    ferramentasblog.com/search/label/seo

    Esse link é indexado …

    Os links dentro da categoria nao é indexado.

    Infelismente esse foi o primeiro codigo que utilizei do Ferramentas Blog que não deu certo.

    Esse comentario é uma analise do codigo acima.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.